0.98.35: o último release do Wings3D. Os comandos absolutos foram ampliados (funcionam para luzes), a ferramenta Tweak agora permite mover um elemento mantendo sua posição tangencial, Turn Edge tem outra funcionalidade, novo shaded view.
 
VERSÃO 1 DA TRADUÇÃO DO WINGS PARA O PORTUGUÊS
 
Lançado o novo release do renderizador open-source YafRay. Confira os novos recursos, enquanto o plugin para Wings ainda não foi atualizado.
 
PLUGINS EM DESENVOLVIMENTO  
 
O programador Trepan (aka Napert) integrou-se à equipe de desenvolvedores do Wings3D e apresentou sua lista de plugins em desenvolvimento.
   
 


Wings3D 0.98.35 (development release)

NOTAS PARA O RELEASE 0.98.35 (por Bjorn)
Tradução: Luiz Fonte Boa

Um novo release: agradecimentos a Giniu e Dan.
Infelizmente, esse release não rodará no MacOSX10.3.x ("Panther"). Também não rodará nos Intel Macs (mas espero que suporte Intel Macs em um futuro release).
/Bjorn

- Move Absolute agora funciona com luzes. (Giniu)

- Acrescentada uma primeira versão de Scale Absolut, que será extendida após feedback (Giniu)

- Nova comando absoluto acrescentado - Snap - similar a mover, mas que funciona com seleções secundária. Há dois modos Snap, o rápido com Botão Esquerdo do mouse e o completo com o Botão Direito. O Weld simples foi absorvido pela versão rápida do Snap. (Giniu)

- Resolvido o bug em View | Align to Selection. (Giniu)

- O plugin Turn Edge agora tem uma opção de diálogo para escolher entre o método de Turn clássico, o de rotação no sentido horário e o de rotação no sentido anti-horário. (Giniu)

- Foi desenvolvida uma alternativa de sombreamento para pessoas com as novas placas de vídeo gfx (Dgud)

- Desenvolvido o comando de rotação novamente ao usar teclas de restrições (Dgud)

- Modificada a rotação automática de mapas no AutoUV (Dgud)

- Esperamos ter resolvido o problema do comando Unfold dentro da janela AutoUV (Dgud)

- Novo método de seleção: por Sharp Edges (contribuição de anthony D'Agostino, o Scorpius)

- Alterações na tradução para o polonês (contribuição de Maciej Milewski)

- Correções menores para Mac e Windows para que funcione com R11B e o novo SDL e esdl. Para Mac, Mac OS 10.4 ou maior ("Tiger") é agora exigido (a menos que você construa o código você mesmo). Desculpem por isto... (Bjorn)



Wings3D 0.98.32a (last stable release)


Algumas correções de bugs e atualização de traduções.
Apreciem.
/Bjorn

- Deve funcionar agora no Mac OX 10.3.x ("Panther")

- YafRay: Raimo corrigiu os botões de Save e Load na caixa de diálogo Render/Export. (problema informado por oort.)

- A tradução francesa foi atualizada por syndarion.

- A tradução tcheca foi atualizada por Libor Divis.

- O mouse foi acelerado em comandos interativos, quando uma tecla de limitação é mantida pressionada. (por Dan.)

- Mudança interna por Giniu: foram separadas no código principal as funções de compilação de tempo e as ferramentas de tradução.

Wings3D 0.98.29

NOTAS PARA O RELEASE 0.98.29 (por Bjorn)
Tradução: Luiz Fonte Boa

Como temos estado ocupados com outras coisas, como o trabalho, demorou mais do que esperávamos para lançarmos o release 0.98.29. De qualquer modo, ele está aí. Apreciem,
/Bjorn.

- Nova língua: português. (Agradecimentos a Luiz Fonte Boa)
- Em cada arquivo de língua, quaisquer textos não traduzidos são incluídos no fim do arquivo para simplificar a manutenção da tradução.

FBX plugin:
- Nas distribuições para Windows e Mac, o plugin FBX está agora inclu´sido, tornando possível exportar e importar os arquivos FBX (tanto FBX 5 quanto FBX 6). O código fonte para o plugin FBX está incluído no pacote com o código fonte do Wings. (Isso é possível porque a Alias recentemente lançou o FBX SDK para Windows e Mac como um download livre, não mais exigindo nenhuma Non-Disclosure Agreement.)
- Limitações atuais do exportador FBX: Cores de vértices não são exportadas.
- Limitações atuais do importador FBX: Somente geometria é importada; nem materiais, texturas ou cores de vértices são importados.

Novas ferramentas de exportação (por Dan e Bjorn):
- Os exportadores OBJ, 3DS e VRML agora têm opções para omitir a exportação de atributos como informações de normals e coordenadas UV.
- Os exportadores OBJ e VRML também têm agora uma opção para triangular ou quadrangular a geometria.
- Correção de bugs e implementações do exportador VRML. (Agradecimentos a Czestela e MrCristopher.)
- Dan implementou o triangulador para produzir mais padrões regulares de triângulos.
- Acrescentado o parâmetro de emissão para o formato OBJ. (Agradecimentos a "Desired User Name").

Implementações do AutoUV (por Dan)
- Novo modo automático de Tweak. (Basta arrastar um elemento para movê-lo.)
- Vários novos comandos.

YafRay (por Raimo):
- Modificado o limite mínimo para o raio fixo da photonlight como em 0.0 (zero), como deveria ser.

Correção de bugs:
- A ferramenta Connect funciona agora em image planes. Também corrrigido outro problema, quando a ferramenta Connect permanecia travada. (Por Dan; problemas reportados por PC e Grafix.)