INSTALAÇÃO DO WINGS3D:
O RENDERIZADOR YAFRAY

YafRay é um renderizador livre, que funciona diretamente de dentro do Wings3D. Para obter maiores informações sobre o YafRay, acessar a comunidade de seus usuários, visualizar imagens geradas através dele e acessar toda a documentação existente a seu respeito, visite o site oficial dos desenvolvedores: http://www.yafray.org/

Nosso objetivo aqui é ensinar como se instala o YafRay e como se configura o Wings para que ele seja capaz de utilizá-lo como renderizador.

Inicialmente, você precisará conseguir o arquivo de instalação do YafRay. Tal qual o Wings, existem arquivos de instalação diferentes, conforme o sistema operacional de sua máquina. No nosso exemplo aqui, usaremos o Windows como sistema operacional e, portanto, você deve procurar um arquivo de instalação compatível com ele.

Vá até a página de downloads do site o YafRay, clicando aqui.
Você pode observar (na figura abaixo) que há vários arquivos disponíveis para download, conforme o seu sistema operacional. No nosso caso, iremos pegar o arquivo que se refere ao Windows. Basta clicar nele que irá se abrir uma janela em que você deve informar em qual pasta/diretório você deseja que aquele arquivo seja gravado. Aguarde que o download se complete.

Pronto! Você agora tem o instalador. Ele está compactado, como você pode notar pela extensão ZIP do arquivo. Você precisará de um programa de descompactação para poder utilizar este arquivo de instalação. Utilize o winzip, o winrar ou outro de sua preferência. Se você já tiver um descompactador instalado em seu computador, basta dar um duplo clique no arquivo de instalação que você baixou (yafray_x.x.x_wininstaller.zip) e mande descompactar o arquivo que está lá e que tem um nome parecido com Yet Another Free Raytraycer x.x.x.exe. Mande executar esse arquivo com um duplo clique e você terá as telas de instalação do YafRay em sua máquina, como se segue.


Essa é a primeira tela de instalação: apenas clique em Next para prosseguir.



Você deve clicar na opção I accept the agreement, manifestando sua concordância com a licença do YafRay (leia o documento para maiores detalhes). Em seguida, clique em Next para prosseguir.



Esta etapa é importantíssima! Anote o endereço em que será feita a instalação do YafRay em sua máquina, pois você precisará dele mais tarde para informá-lo ao Wings3D. Portanto, não se esqueça disso.



Não é necessário alterar nada nessa última tela: ela serve apenas para informar o nome que terá o atalho para o programa (talvez você queira digitar a versão instalada, para seu melhor controle, mas não é obrigatório). Clique novamente em Next para prosseguir.




Esta tela apresenta o resumo de tudo que você já informou ao instalador até agora. Basta clicar em Install que o processo se completará sozinho. No final, fecha qualquer janela que permanecer aberta. O YafRay está finalmente instalado em seu computador.

Agora você precisará informar ao Wings que existe um renderizador novo instalado em sua máquina e que ele pode usá-lo. Abra o Wings e vá em Edit | Plug-in preferences | YafRay.

Vai se abrir uma janela como esta a seguir.

Na linha Executable, informe o local da sua máquina em que foi instalado o YafRay (c:\yafray, no nosso caso) e o nome do arquivo executável que abre o yafray (no nosso caso o nome é yafray). Você pode acrescentar um exe ao nome do arquivo, se houver problemas posteriormente (nesse caso ficaria c:\yafray\yafray.exe). Clique em OK, feche o Wings e abra-o novamente.

Pronto, o Wings3D pode agora renderizar qualquer imagem através do YafRay. Basta criar uma cena, acrescentar alguma(s) luz(es) (isso é imprescindível, senão ele renderizará uma tela preta, pois não haverá iluminação alguma) e ir em File | Render | YafRay, informar o nome do arquivo em que ficará a imagem renderizada e clicar OK.

Para configurar melhor o aspecto da imagem que será renderizada, você deverá acessar a caixa YafRay Render Options, clicando no pequeno quadrado à direita do comando File | Render | YafRay. Vai se abrir uma janela (como na figura a seguir), em que você pode controlar melhor a renderização de sua cena.