videos - modelando uma cabeca - passo a passo

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videos - modelando uma cabeca - passo a passo

Mensagempor marioucci » Dom Jul 04, 2004 4:41 pm

Ola escultores,

Eu resolvi comecar uma serie de pequenos videos mostrando a modelagem de uma cabeca...

A modelagem, de maneira nenhuma, deve ser usada como regra ou formula; eh apenas a maneira que eu gosto de modelar. os videos originais terao todos por volta de 5 minutos de modelagem mas vao ser acelerados para terem por volta de 2 minutos.
Dessa maneira, fica muito mais digerivel por todos os interessados.

Esse primeiro video tem 30 megas... se alguem puder comprimir mais e postar em um mirror eu agradeco muito porque no final dessa pequena colecao eu vou provavelmente ter lotado meu ftp...


Bom, eu estou dando upload do primeiro video neste instante, entao esperem mais ou menos 30 minutos apos a postagem dessa thread para tentar baixa-lo.


http://www.cbsp.com.br/3d/Pictures/Logan/wings/basic_moves.avi



aqui, um pequeno resumo de todas as ferramentas usadas nesse primeiro video:

----------------------------------------------------------
create cube

select body

smooth

virtual mirror

tweak (and tweak magnet)

select ring

connect

cut

extrude region

move free

-----------------------------------------------------------


Um abraco

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Mensagempor Fonte Boa » Dom Jul 04, 2004 7:36 pm

Olá, Logan! :grin:

Grande satisfação em vê-lo modelar no Wings! E grande aprendizado!

O que mais me chama a atenção é a construção dos edge loops! E a solução que o modelador deve encontrar para dar continuidade ao trabalho!

Obrigado pelo video-tutorial!
Particularmente fico no aguardo da sequência! :grin:

Não tenho muito espaço para storage, mas, depois que eu tentar comprimir mais, dependendo do tamanho a que chegar, terei muita honra em hospedar, na seção de tutoriais do nosso site (com seus créditos, é claro)!
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Mensagempor cara-rj » Dom Jul 04, 2004 10:42 pm

Olá Mário! Ou seria LoganArts? :grin:

Que bom "ver" você por aqui, pois, foi olhando seu portfolio no 3DLuVr que comecei a me aventurar no Wings!

Espero um dia poder ver o seu tutorial, porque com conexão em banda curta é meio triste baixar 30 MB... :neutral:

De qualquer forma, saudações winguescas! (essa foi horrível :lol: )
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Mensagempor marioucci » Seg Jul 05, 2004 12:41 am

Fonte Boa,

Obrigado por este forum e por toda a dedicacao ao wings3d (meu modeler favorito).


Cara-rj


Obrigado pela recepcao:)



http://www.cbsp.com.br/3d/Pictures/Logan/wings/part2.avi



Eu acabei a segunda parte do video.

Nessa parte foi construida a estrutura dos olhos e a primeira linha da boca.
O proximo passo eh definir a estrutura maleavel das bochechas e a estrutura ossea (cheek bone).

Meu metodo de modelagem eh de sempre fazer a estrutura ossea primeiro portanto eh isso q eu vou fazer.

Esta segunda sessao durou 4 minutos mas eu acelerei para 2 no video final. ateh agora sao 9 minutos de modelagem.. mas sem pressa.

Este video tem 26 megas e a qualidade do DIVX esta um pouco pior q o primeiro. mas totalmente visivel.


-----------------------------------------------------

ferramentas usadas nesta sessao:

tweak

cut 3

connect

bevel point

bevel edges

select edge loop

---------------------------------------------------


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MÁRIO UCCI, ESCULTOR

Mensagempor Fonte Boa » Seg Jul 05, 2004 7:41 pm

Puxa vida, grande Logan!
Bom demais assistir isso! Escultura digital ao vivo! :grin:
Legal ver o aspecto artesanal do trabalho;
e muito instrutivo ver as segmentações gerais que você vai fazendo na base para "maleabilizá-la" e prepará-la para mais detalhamento.

Naquela cabeça que você disponibilizou uma vez para download (lembra-se?) o que mais me impressionou foram as pálpebras do personagem:
flesh, carne, aquelas massas tinham algo MUITO orgânico! :shock:
Espero que você prossiga até este tipo de detalhamento, que é fantástico! :wink:

Obrigado, Logan!
Não vou deixar esse material se perder...
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Mensagempor marioucci » Ter Jul 06, 2004 7:38 am

Ola Fonte,

Que bom que voce esta gostando.... eu estou fazendo as sessoes aqui sempre q rola uma brecha nas 3 ou 4 coisas q eu estou fazendo ao mesmo tempo (animatic, aprendendo C, demo reel, dando atencao pra esposa etc etc)

Do jeito q as coisas estao indo por aqui, eu com certeza vou mostrar ate o detalhamento final.

Ontem as 3 da manha eu tive mais uma sessao de 5 minutos e converti para 2.

Nesse novo video eu marquei o cheeck bone e desenhei a base da boca.



http://www.cbsp.com.br/3d/Pictures/Logan/wings/part3.avi



As ferramentas mais usadas neste video:

------------------------------------------------------------------

connect

tweak (and tweak magnet)

cut

tighten points

-----------------------------------------------------------------


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Mensagempor Nugent » Ter Jul 06, 2004 4:49 pm

loganarts
qual codec, tu usou, pq não consegui ver nenhums dos três vídeos nem no windows media player, nem no divx
[]'s

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Mensagempor marioucci » Ter Jul 06, 2004 6:07 pm

Ola nugent,

latest DIVX... nao sei qual eh a versao mas eu sei q eh a ultima:)

abraco

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Ma-ga-vi-lha!!

Mensagempor Joe » Ter Jul 06, 2004 7:40 pm

Ola, Mestre.

Eu vivo num dilema monstruoso, o meu computador, no trabalho, eh bem rapido pra processar, mas uma lesma pra dowloads. Ja, em casa, o meu PC nao tem nem acentuacao, mas na net baixa numa taxa de 100kb/seg.

Neste exato momento estou baixando essas iguarias da CGque nos foram disponibilizadas por vc.

Vida Longa ao Logan!!!

ps. Loganarts, sabia que o Wolverine foi criado no mesmo ano em que eu nasci :?:
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Mensagempor omar » Ter Jul 06, 2004 10:29 pm

Logan, acabei de ver os 3 vídeos, achei fantástico, não vejo a hora de poder apreciar a continuação destes vídeos, muito obrigado pela iniciativa, e saber que um cara como vc utiliza o wings para modelar é um grande incentivo para todos nós pois a maioria dos modeladores/animadores profissionais a gente vê utilizando softwares comerciais como o 3ds max, maya, lightwave, etc.

Valew mesmo até +.
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Mensagempor Fonte Boa » Ter Jul 06, 2004 10:36 pm

Quem sabe a falta que alguém faz?!?!

Marlon Brando (at Wings3D) by RiverJoe
Imagem
http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... =927.topic


Obrigado de novo, Logan!
Você já pensa em animação quando
encerra cada conjunto de loops?
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Mensagempor Joe » Ter Jul 06, 2004 11:01 pm

Esstelaaaaaa! Estelaaaa!!! Viva Dom Corleone!

Náo adiantou nada baixar os videos, náo rodam na minha maquina de casa.
O jeito eh baixar no PC do trabalho, amanha, esperar um pouco e depois curtir...
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Mensagempor Joe » Qua Jul 07, 2004 9:55 am

Olá, Pessoal.

Consegui baixar os videos!!!

Não da nem pra comentar ainda, mas eu fiquei popotizado (hipnotizado).
Agora estou organizando as idéias pra tentar compreender, pelo menos um pouco, como esse Alienígena do Logan trabalha...

Pra quem ainda não viu, vale muito a pena. Cada vídeo, já pelo título, demonstra a preocupação do logan em expor o próprio método de ataque, cada fase é organizada de uma forma progressiva(pelo menos pra mim).
A qualidade do vídeo e os zoons, não nos deixam com dúvida em relação a qualquer ponto trabalhado na malha.

Em suma, já nasceu clássico e deverá estar entre os melhores tutoriais de modelagem já feitos pra Wings.

Abraços.
Joe
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Mensagempor marioucci » Qui Jul 08, 2004 5:59 am

Ola escultores,

Fico feliz que voces estejam gostando dos videos.

Fonte boa, cada passo da modelagem eh feito pensando em como a topologia vai deformar. por isso q ateh agora eu nao apertei tab nenhuma vez... a aparencia do modelo ainda nao importa, apenas sua estrutura.

Neste novo video, eu comecei a preparar a malha para receber o nariz.

O nariz vai parecer complicado de se fazer, e de certa forma, comparado com o resto do rosto, ele eh sim. por isso, eu recomendo um espelho do lado da computador para ajudar no entendimento das linhas que eu vou propondo no video.


sessao de 3 minutos acelerada para um minuto

http://www.3dluvr.com/loganarts/nose.avi


ferramentas mais usadas neste video:


------------------------------------------------------------------


tweak

connect

bevel edges

--------------------------------------------------------------------



Eu espero q vcs gostem deste... qualquer duvida sobre qualquer estagio, basta perguntar aqui.

Ate mais,

Mario
Editado pela última vez por marioucci em Qui Jul 08, 2004 8:47 am, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Fonte Boa » Qui Jul 08, 2004 7:48 am

Logan, quando você puder responder:

No caso de faces com 3 e com mais de 5 edges serem "impossíveis de evitar", o macete é mesmo deixá-las em áreas de pouca ou nenhuma movimentação, quando for partir para a animação? Por exemplo, atrás da cabeça, atrás das orelhas, dentro da boca, etc??

Você falou em "preparar a malha para receber o nariz". Você vai fazer orelha e nariz separados para depois uni-los? Ou seu método é mesmo esculpir tudo na base?

Última pergunta, você falou em "pensando em como a topologia vai deformar". Como você "calcula" isso? Lições/observação de anatomia? Ou testando isso em outro software, com bones?? Ou as duas coisas??

Obrigado por mais uma modelagem! :grin:
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