Manual do Wings 1.4.1

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Mensagempor CrisDev » Dom Dez 18, 2011 11:00 am

Puxa vida Micheus....preciso comprar um Intel i7, he he he :grin: :grin: :grin:

Agora sim colocando a mão na massa!
Iniciando o capítulo 3 gente.

Download manual_do_usuario_wings3d_v1_4_1_atualizando6.
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Dom Dez 18, 2011 8:25 pm

Como sempre, seguem meus comentários os quais não são definitivos - avalie o que for útil e pertinente.

A citada "barra de status" trata-se da Information Line (muito "frizada" pelo colega Fonte Boa) que, traduzindo, seria na realidade Linha de informações. Penso se seria interessante manter esta terminologia.

Eu iria sugerir que para cada item citado, voce já fosse dando algumas de suas características, como por exemplo, a função dos botões (na barra de icones) ou a possibilidade de "enrrolar" a janela ao clicar na barra de título,...
mas, vamos esperar para ver como a coisa se desenrola. :wink:

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Sáb Jan 07, 2012 6:09 pm

Ano novo meu!!! :drunken: :drunken: só alegria... :mrgreen: :mrgreen: ou será o ano do fim? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

O importante é que o manual continua! :cool: :cool: :cool:

Respondendo:
Micheus- A barra de status é realmente a "barra de status", no máximo eu poderia traduzir para "Barra de informação". E a Information Line é a linha no canto superior esquerdo que informa as nóssas coordenadas X, Y e Z. Estou dizendo isso pois foi o que vi no "manual antigo do Wings" na seção 2.8, como ele é o único manual até o momento estou me bazeando nele.

Mais uma etapa concluída do manual:
Manual_do_usuario_wings3d_atualizando7.pdf
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Sáb Jan 07, 2012 6:21 pm

Micheus- A barra de status é realmente a "barra de status", no máximo eu poderia traduzir para "Barra de informação". E a Information Line é a linha no canto superior esquerdo que informa as nóssas coordenadas X, Y e Z.

Discordo, a Information line (linha de informação) é aquela bem lá embaixo na janela principal, onde vc tem as "opções" disponíveis para a ferramenta selecionada ou para os botões do mouse.
Aquela que mostra as coordenadas, itens selecionados (ou quantidade),..., localizada na parte superior da janela de Geometria, esta sim é a barra de status:
Imagem

Use este manual como referência: http://en.wikibooks.org/wiki/Wings_3D/User_Manual
:wink:
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Sáb Jan 07, 2012 7:10 pm

Eu sustento a minha posição por duas razões:

1- "Barra". Lendo essa palavra você entende que é uma coisa retangular ou comprida. Nas versões antigas do Wings até pode parecer uma barra o que eu chamo de "linha" devido ao sombreamento das letras. Mas na versão atual se você não está com o mouse em cima de um objeto você não vê a "barra". E quando você está com o mouse em cima de alguma parte do objeto você vê apenas letras e ainda uma em baixo da outra.
Veja:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/515/linhainformacao.png/]Imagem

Como isso pode ser chamado de barra?

2- Nesse link do Wiki que você passou da sua explicação, no final dessa página há o seguinte trecho:
"Proposed Removals" que traduzido no Google significa: "Mudanças propostas"
E uma das mudanças propostas é justamente relacionado a essa informação da Status Bar que você passou. E se estão sugerindo mudar alguma coisa relacionado a essa informação é porque ela não é muito segura.

E como o que eu chamo de "Barra" é realmente retangular e está sempre visível, e o que eu chamo de "Linha" realmente só tem letras e é uma informação retirada de um manual com autores identificados, eu mantenho a minha posição e acrescento que a tradução distribuída junto com o Wings está errada nessa questão.
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Sáb Jan 07, 2012 7:49 pm

"Proposed Removals" que traduzido no Google significa: "Mudanças propostas"
Acho que ele traduziu errado. O termo significa "Remoções propostas" (Remove = remover) e diz respeito à questões do manual (que está em cosntrução/correção) e não da ferramenta.

Ainda que possa parecer estranho, estas são as definições utilizadas e com as quais os usuários trocam informações. Se vc indicar o local diferente do usual, com certeza a comunicação estará comprometida.
Só para voce não ter dúvida, carregue o Wings3d e mova o mouse sobre o que eu chamo de linha de informação (Infomation Line) e veja o que aparece escrito lá.

Naquele mesmo manual voce tem a correta definição das duas barras:
The Status Bar

The status bar changes automatically to display relevant information about selected elements or helpful comments during complex modeling operations. Keeping an eye on the status bar is important as it gives you valuable information about the status of an operation while manipulating elements of geometry.

Barra de Estado
A barra de estado muda automaticamente para mostrar relevante informação sobre elementos selecionados ou comentários úteis durante complexas operações de modelagem. Manter o olho na barra de estado é importante por ele dar a voce valiosa informação sobre o estado de uma operação enquanto manipulando elementos da geometria.

The Information Line

The information line runs along the bottom of the main Wings window. This is probably the most important thing to keep your eye on, especially if you are new to Wings. The information line's main purpose is to display every possible button option available for the currently highlighted or active operation, tool, or menu item. Many of the tools and menu options have more than one function, and some of the more advanced options are only displayed in the information line. To display any menu item's possible options or described function, simply hover over the item with the mouse cursor.
The information line uses the letters L, M and R for the left, middle and right mouse buttons, respectively. When several options are available for a tool, menu item, or during an operation, those options are displayed in the information line preceded by L, M, or R.

Linha de Informação

A linha de informação se extende ao longo da base janela principal do Wings. Esta é provavelmente a mais importante coisa para menter seus olhos, especialmente se voce é novo no Wings. O principal propósito da linha de informação é mostrar cada possível opção de botão disponível para a operação selecionada ou ativa, a ferramenta, ou item de menu. Muitas das ferramentas e opeções de menu tem mais que uma função e algumas das opções mais avançadas são apenas mostradas na linha de informação. Para mostrar qualquer possível opção do item de menu, simplesmente pare sobre o item com o cursor do mouse.
A linha de informação as letras L, M e R para os botões esquerdo, central e direito do mouse, respectivamente. Quando muitas opções são disponíveis para uma ferramenta, item de menu, ou durante uma operação, aquelas opções são mostradas na linha de informação precedidas por L, M ou R. ...

Isso já deve lhe dar uma mãozinha na definição destes dois itens. :grin:

Voce pode ainda utilizar como referência o manual do colega Oort: http://www.oortman3d.com/wings3d/TheWings3dHandbook.pdf

Eu gostaria que o colega FonteBoa pudesse estar dando uma mãozinha por aqui, mas infelizmente ele anda meio afastado do forum. :sad:
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Sáb Jan 07, 2012 9:07 pm

...carregue o Wings3d e mova o mouse sobre o que eu chamo de linha de informação (Infomation Line) e veja o que aparece escrito lá.

Foi por isso mesmo que eu disse que acho que a tradução está errada.

Bom... o Wings é muito carente nesse assunto, o site oficial nunca disponibilizou um guia oficial, por isso mesmo que estou escrevendo esse manual que também terá muitos erros. O que temos de informação tem inconsistências nos próprios textos como você acaba de me revelar. Então já que não temos uma posição oficial pois o "manual oficial" ainda está em desenvolvimento e a própria tradução gera dupla interpretação então manterei a minha posição.

Entendo o que você disse de que todos já estão acostumados com esse jeito de chamar essas "linhas". A nossa pequena discussão aqui é a mesma que os "professores" devem ter tido quando estavam adaptando o Português de Portugal para o português do Brasil... "Casa? Escreveremos com S ou com Z ?" Devem ter discutido bastante e sabe-se lá o porque de não terem seguido a lógica dos sons das letras, alguém bateu o martelo que seria com S.

Então quando o site oficial do Wings publicar: "Documentação oficial" (finalizada) eu mudarei o texto do manual, mesmo que escrevam " ...Essa é a bola de informação que fica na parte inferior..." eu escreverei "bola" também.

É muito legal ver esse tipo de discussão em que cada um defende a sua posição... é bom, pois faz a gente pensar e não apenas receber a coisa já "mastigada", ainda que seja um assunto banal discutir se o nome da linha é esse ou aquele.

E falando em bola... então bola pra frente que se não ficaremos o ano inteiro nessa. :wink:
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Dom Jan 08, 2012 9:27 pm

Prometo que é meu último "replay". :grin:
Bom... o Wings é muito carente nesse assunto, o site oficial nunca disponibilizou um guia oficial,
Não é totalmente verdade. Assim como o programa depende da boa vontade de voluntários para o seu desenvolvimento, o mesmo acontece com a documentação - ela existe apesar de incompleta.
Na página oficial (www.wings3d.com) tem um link Documentação (http://www.wings3d.com/wiki.php?title=Documentation) que aponta para o manual em desenvolvimento no Wikibooks (aquele 1º que citei, logo ele é considerado o oficial)

Lá também tem uma documentação (ver os links) de recursos adicionados recentemente ao Wings, como é o caso da ferramenta TWeak que agora faz parte da distribuição oficial (nao é mais um plugin).
Aliás, a respeito dela, voce terá que encontrar mais um nome para uma linha de informações específicas da ferramenta, a qual aparece na base da janela geometria (dentro dela).

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Qua Jan 18, 2012 9:19 pm

É isso aí Micheus. Vamos prosseguir.
Mais um pequeno progresso.

Download manual_do_usuario_wings3d_atualizando8.pdf
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Qua Jan 18, 2012 9:30 pm

CrisDev, na última parte quando vc fala em uso dos botões do mouse para movimento de câmera e tal, talvez seja relevante voce citar que este é o modo padrão do Wings3d, mas que é possível através da janela preferência (guia Camera), modificar para outros modos de navegação como Maya, 3ds Max, Blender,.... Assim, o usuário que já tiver conhecimento nestas ferramentas saberá da possibilidade trabalhar da mesma forma neste tipo de janela.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Qua Jan 18, 2012 9:55 pm

Ja estava escrito em vermelho um aviso sobre estar usando a configuração padrão. Porém eu já acrescentei aqui a sua sugestão.

Valeu! :thumright:
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor CrisDev » Ter Jan 24, 2012 9:11 pm

:compress: Mais uma atualizada . :compress:

Download manual_do_usuario_wings3d_atualizando9.pdf

É só!

... AH! Já ia me esquecendo..."Se você usa tapa olho, cuidado que SOPA faz mal pro estômago!" :pirat: :puker: :pale: :pukel: :puker: :pirat: :pirat: :pirat:

Até mais!
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Qui Jan 26, 2012 12:06 pm

Seguem meus comentários para avaliação...

No item "Navegando no espaço 3D", quando vc oriente sobre a criação do Cubo, talvez já pudesse salentar que aquele clicar "em qualquer lugar da nossa área de trabalho", sempre que não houver um objeto selecionado, lhe possibilitará acessar o menu de primitivas, onde voce escolherá o tal Cubo.

É que se houver algumas coisa na cena, e algum elemento selecionado, voce nunca verá este menu.

A afirmação "No Wings você só tem uma câmera", não parece necessára ou válida. Como em qualquer outro aplicativo 3D, na área de trabalho vc terá apenas a visão de uma determinada câmera. Eventualmente, há programas em que vc visualiza diferentes ângulos de uma cena ao mesmo tempo, mas isto também pode ser obtido no Wings, como vc já mostrou, utilizando várias janelas de Geometria.
Voce também deverá mostrar, em algum lugar, que existe a possibilidade de gravar diferentes posições da câmera para posterior "reposicionamento" da sua visualização.

no texto:
"... botão do meio do mouse e mova o mouse para “deslocar” a câmera em qualquer direção."
não sei se este seria o termo correto, mas acho que faltaria acrescentar algo como "no plano de visão." porque na verdade este movimento acontece na direção X,Y da tela - o movimento na profundidade ocorrerá com a função zoom.

no texto:
"E para girar a câmera você apenas consegue girar no eixo Y apertando a tecla “U”."
eu sugeriria:
"Voce tem a possibilidade de girar a câmera automaticamente (apenas) em torno do eixo Y ao pressionar a tecla 'U'."

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Sáb Fev 04, 2012 8:55 pm

Mais um pouquinho de progresso... obs: preciso colocar mais algumas imagens.

Download manual_do_usuario_wings3d_atualizando10.pdf
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Anterior

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS