Conchas do mar (Sea shell)

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Conchas do mar (Sea shell)

Mensagempor Micheus » Sex Nov 20, 2009 3:18 pm

No processo de construção objetos espiralados, como algumas conchas marinhas, eu me deparei com algumas dificuldades. Em função disto e da discussão que promovi neste tópico no ODF, resolvi compartilhar aqui os links dos video tutoriais que já implementei a respeito:
- Building a Sea Shell - Part 1 (the basic structure)
Mostra como a variaçao de alguns parâmetros, do comando Sweep, influenciará na criação de um objeto espiralado.

- Building a Sea Shell - Part 2 (Sculpt the interior)
Mostra as possibilidades para a criação do interior da conha.

- Building a Sea Shell - Part 3 (Refining the shape)
Apresenta o processo de definição da malha para torná-la semelhante ao da concha parafuso (1ª imagem abaixo).

Estão comentados (em "ingrês" :grin:), mas mesmo assim acredito que esteja de fácil compreensão.

Até o momento, já dá para fazer facilmente uma concha como esta:
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A próxima etapa será fazer sua evolução para algo parecido com esta outra:
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Na prática, penso que os conceitos básicos utilizados viabilizam a construção da maioria das que podem ser encontradas nesta página

Abraços
Editado pela última vez por Micheus em Ter Jan 05, 2010 8:25 am, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Micheus » Sex Dez 25, 2009 6:48 pm

... e a última parte:
- Building a Sea Shell - Part 4 (using Wings to build the texture)
Neste vídeo tentei mostrar como obter a textura para a versão low poly, a partir do versão "hi poly" e pintura da malha usando o vertex color no Wings3D.

Abraços
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Mensagempor diogoCamarao » Ter Jun 08, 2010 3:10 pm

Hey Micheus
Assisti seus videos no youtube e achei muto interessante, tentei criar tambem as conchas em espiral usando o comando sweep mas a espiral começava a sair na diagonal e só rodava em torno de seu eixo parando de se projetar na direção setada :shock: .
Fiz vários testes e entendi bem os conceitos dos comandos q aparecem na janelinha após o TAB.
Segue algumas imagens do meus testes...


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A espiral é criada em torno de seu eixo não sai para a diagonal para dar forma de concha, :sad:

alguma sugestão migo???
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Mensagempor Micheus » Ter Jun 08, 2010 4:10 pm

diogoCamarao, por acaso vc está tentando fazer uma concha com esta?

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Eu havia citado ela neste post no Wings ODF

No momento eu estou fora e, como não lembro exatamente onde vc deverá mexer, não tenho como confirmar a informação para lhe passar (eu prefiro testar antes de lhe dizer algo). Na próxima semana terei retornado e lhe reponderei.

Abraços

[edit] Eu olhei melhor seu post e pensando a respeito, o seu problema deve-se ao fato de que vc não observou o primeiro passo no tutorial - eu selecionei 2 pontos em diagonal (Irei mensionar isto no tutorial).
A primeira coisa que vc define no no comando Sweep é "sentido" da para onde a selecão será "arrastada".
Próxima semana eu tento ilustrar isto, caso ainda haja dúvida. [/edit]
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Mensagempor diogoCamarao » Qua Jun 09, 2010 11:33 am

Eu consigo criar a espiral sem sua ponta sair de lado, que é a de caramujo
mas ai tento fazer a espiral sair de lado como a concha do mar, mas a espiral sai desuniforme, fica com um espaço grande perto da base e quando vai chegando perto do fim ela para de se projetar e se forma em torno de seu eixo.
A imagem mostra como fica feia minha concha q mais parece um cifre de bode zuado ¬¬

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Acredito q o erro seja na hora de começar a definir as setas azuis dos vetores, mas já setei pra tudo q é lado...

Dá uma força ai irmão...
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Mensagempor Micheus » Seg Jun 14, 2010 3:31 pm

diogoCamarao, me diga se estou enganado, mas pela forma irregular do seu "caracol", parece-me que vc está executando as etapas na mão a cada interação.

No processo que mostro no tutorial, após definido o vetor do "sentido" da "extrusão" (seta azul), apenas o primeiro movimento é realizado usando o mouse, mas só para inicializar os valores que eu "arredondo" via caixa de diálogo (usando a tecla TAB antes de concluir o comando com o botão esquerdo do mouse). Depois de concluído o comando, são executados apenas repetições do mesmo através do atalho ctrl+d, o qual reaplica o comando sweep com os parâmetros utilizados inicialmente.
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Mensagempor diogoCamarao » Qua Jun 16, 2010 11:45 am

Micheus eu faço esse procedimento só q eu replico o proceso com SHIFT+ D, CRTL+D não dá nada, já setei o vetor no modo face, aresta e vértice mas sempre sai zuado :cry:
O mais perto q saiu foi no modo vértice, ele começa a extrudar de na direção correta mas no final ele para de crescer pela diagonal e se enrola como caracol
Acho q tô errando na hora de selecionar o vetor...
qual é a sequência de botões q vc faz para selecionar os vetores?
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Mensagempor Micheus » Qua Jun 16, 2010 2:14 pm

Micheus eu faço esse procedimento só q eu replico o proceso com SHIFT+ D, CRTL+D não dá nada
Falha minha. É shift+d mesmo. :oops:

O mais perto q saiu foi no modo vértice, ele começa a extrudar de na direção correta mas no final ele para de crescer pela diagonal e se enrola como caracol
Acho q tô errando na hora de selecionar o vetor...
qual é a sequência de botões q vc faz para selecionar os vetores?
Eu dei uma revisada no video e acrescentei mais uns comentários na parte inicial visando deixar bem claro o que está sendo feito.

Vode deve observar que muitos comandos do Wings3D possuem variações que são selecionadas conforme o botão do mouse que vc usa para a seleção (LMB=botão esquerdo; MMB=botão central; RMB=botão direito).

De qualquer forma, vou tentar exemplificar novamente, desde o início para tentar ajudar vc a observar como a coisa funciona:
    - Crie um cilindro com as dimensões padrões (clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a opção do menu)
    - Altere a seleção para o modo Body e selecione o cilindro
    - Use a opção Scale Axis -> .Y. e aplique o valor 10% (use a caixa de edição do valor, teclando TAB) - este será nosso segmento incial. Observe que os vértices que serão selecinados em diagonal não devem formar um ângulo muito grande (resumindo, considerando que estes vértices pertençam a uma mesma face, esta face deve ter a altura menor que a largura)
    - Desmarque o objeto selecionado teclando a barra de espaço
    - Altere a seleção para o modo Face
    - Selecione a face superior
    - Ative o menu flutuante e selecione Sweep
    - Nas opções de sweep que aparecem (3), selecione .Sweep. pressionando o botão central do mouse (MMB = Pick axis and extrude relative of selection's radius)
    - Altere a seleção para o modo Vertice
    - Selecione dois vértices em diagonal (em uma face lateral do cilindro, primeiro o vértice inferior equerdo e, depois, o vértice superior direito)
    - Clique com o botão direito do mouse para avançar na próxima etapa do comando (extrusão e torção)
    - Não altere qualquer configuração secundária do comando ([1] [2] [4], deve aparecer Selection Center, Maintain Shape e Thaw Base - respectivamente. Isto significa que estamos usando as opções: Region Center, Allow Warping e Freeze Base)
    - Mova o mouse apenas para à frente e não faça mais nada - observe que ocorrerá a extrusão da face
    - Agora, mova o mouse apenas para o lado esquerdo e não faça mais nada - observe que haverá uma "torção"
    - Pressione a tecla TAB - aparecerá a caixa de edição dos parâmetros do comando Sweep - observe que há alguns valores baseados nos movimentos que vc fez com o mouse.
    - O primeiro valor é o ângulo de rotação da face selecionada em relação ao eixo de direção do vetor inicialmente definido (-15.0)
    - O segundo valor diz respeito ao percentual de deslocamento da face selecionada (extrusão) em relação ao segmento anterior (30.0)
    - O terceiro valor é um percentual que indica o quando a face selecionada será escalada em relação a inicial - um valor negativo fará com que a nova face "encolha" (-5.0)
    - O quarto, e último, valor é o ângulo de "torção" da face selecionada em relação à sua normal (5.0)
    - Clique em OK para finalizar o comando Sweep
    - Agora, sem desfazer a seleção, pressione repetidamente shift+d para reaplicar a esta nova face os parâmetros do comando sweep utilizados nas etapas anteriores. Voce deverá ver que o caracol se forma.
Estes valores são fruto de testes - eles variam com muitos fatores:
    - a dimensão da face;
    - o comprimento/altura do segmento;
    - o eixo incialmente selecionado;
    - se vc deseje sua concha mais longa ou curta.

O importante é vc ter captado o princípio da coisa.

Abraços
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Mensagempor diogoCamarao » Qui Jun 24, 2010 9:30 am

Nossa que belo tutorial vc criou heim :shock:, com todos os detalhes do processo

Mesmo seguindo todos os passos ainda não consegui fazer 100%, mas já melhorou bastante.
Ainda vou explorar mais um pouco esse riquíssimo trabalho q vc fez e logo postarei imagens

Valew mesmo Micheus

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