Conchas do mar (Sea shell)

Aqui você encontra tutoriais sobre Wings, compilação e inéditos

Conchas do mar (Sea shell)

Mensagempor Micheus » Sex Nov 20, 2009 3:18 pm

No processo de construção objetos espiralados, como algumas conchas marinhas, eu me deparei com algumas dificuldades. Em função disto e da discussão que promovi neste tópico no ODF, resolvi compartilhar aqui os links dos video tutoriais que já implementei a respeito:
- Building a Sea Shell - Part 1 (the basic structure)
Mostra como a variaçao de alguns parâmetros, do comando Sweep, influenciará na criação de um objeto espiralado.

- Building a Sea Shell - Part 2 (Sculpt the interior)
Mostra as possibilidades para a criação do interior da conha.

- Building a Sea Shell - Part 3 (Refining the shape)
Apresenta o processo de definição da malha para torná-la semelhante ao da concha parafuso (1ª imagem abaixo).

Estão comentados (em "ingrês" :grin:), mas mesmo assim acredito que esteja de fácil compreensão.

Até o momento, já dá para fazer facilmente uma concha como esta:
Imagem

A próxima etapa será fazer sua evolução para algo parecido com esta outra:
Imagem

Na prática, penso que os conceitos básicos utilizados viabilizam a construção da maioria das que podem ser encontradas nesta página

Abraços
Editado pela última vez por Micheus em Ter Jan 05, 2010 8:25 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Micheus » Sex Dez 25, 2009 6:48 pm

... e a última parte:
- Building a Sea Shell - Part 4 (using Wings to build the texture)
Neste vídeo tentei mostrar como obter a textura para a versão low poly, a partir do versão "hi poly" e pintura da malha usando o vertex color no Wings3D.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Ter Jun 08, 2010 3:10 pm

Hey Micheus
Assisti seus videos no youtube e achei muto interessante, tentei criar tambem as conchas em espiral usando o comando sweep mas a espiral começava a sair na diagonal e só rodava em torno de seu eixo parando de se projetar na direção setada :shock: .
Fiz vários testes e entendi bem os conceitos dos comandos q aparecem na janelinha após o TAB.
Segue algumas imagens do meus testes...

Imagem

A espiral é criada em torno de seu eixo não sai para a diagonal para dar forma de concha, :sad:

alguma sugestão migo???
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Ter Jun 08, 2010 4:10 pm

diogoCamarao, por acaso vc está tentando fazer uma concha com esta?

Imagem

Eu havia citado ela neste post no Wings ODF

No momento eu estou fora e, como não lembro exatamente onde vc deverá mexer, não tenho como confirmar a informação para lhe passar (eu prefiro testar antes de lhe dizer algo). Na próxima semana terei retornado e lhe reponderei.

Abraços

[edit] Eu olhei melhor seu post e pensando a respeito, o seu problema deve-se ao fato de que vc não observou o primeiro passo no tutorial - eu selecionei 2 pontos em diagonal (Irei mensionar isto no tutorial).
A primeira coisa que vc define no no comando Sweep é "sentido" da para onde a selecão será "arrastada".
Próxima semana eu tento ilustrar isto, caso ainda haja dúvida. [/edit]
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Qua Jun 09, 2010 11:33 am

Eu consigo criar a espiral sem sua ponta sair de lado, que é a de caramujo
mas ai tento fazer a espiral sair de lado como a concha do mar, mas a espiral sai desuniforme, fica com um espaço grande perto da base e quando vai chegando perto do fim ela para de se projetar e se forma em torno de seu eixo.
A imagem mostra como fica feia minha concha q mais parece um cifre de bode zuado ¬¬

Imagem

Acredito q o erro seja na hora de começar a definir as setas azuis dos vetores, mas já setei pra tudo q é lado...

Dá uma força ai irmão...
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Seg Jun 14, 2010 3:31 pm

diogoCamarao, me diga se estou enganado, mas pela forma irregular do seu "caracol", parece-me que vc está executando as etapas na mão a cada interação.

No processo que mostro no tutorial, após definido o vetor do "sentido" da "extrusão" (seta azul), apenas o primeiro movimento é realizado usando o mouse, mas só para inicializar os valores que eu "arredondo" via caixa de diálogo (usando a tecla TAB antes de concluir o comando com o botão esquerdo do mouse). Depois de concluído o comando, são executados apenas repetições do mesmo através do atalho ctrl+d, o qual reaplica o comando sweep com os parâmetros utilizados inicialmente.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Qua Jun 16, 2010 11:45 am

Micheus eu faço esse procedimento só q eu replico o proceso com SHIFT+ D, CRTL+D não dá nada, já setei o vetor no modo face, aresta e vértice mas sempre sai zuado :cry:
O mais perto q saiu foi no modo vértice, ele começa a extrudar de na direção correta mas no final ele para de crescer pela diagonal e se enrola como caracol
Acho q tô errando na hora de selecionar o vetor...
qual é a sequência de botões q vc faz para selecionar os vetores?
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Qua Jun 16, 2010 2:14 pm

Micheus eu faço esse procedimento só q eu replico o proceso com SHIFT+ D, CRTL+D não dá nada
Falha minha. É shift+d mesmo. :oops:

O mais perto q saiu foi no modo vértice, ele começa a extrudar de na direção correta mas no final ele para de crescer pela diagonal e se enrola como caracol
Acho q tô errando na hora de selecionar o vetor...
qual é a sequência de botões q vc faz para selecionar os vetores?
Eu dei uma revisada no video e acrescentei mais uns comentários na parte inicial visando deixar bem claro o que está sendo feito.

Vode deve observar que muitos comandos do Wings3D possuem variações que são selecionadas conforme o botão do mouse que vc usa para a seleção (LMB=botão esquerdo; MMB=botão central; RMB=botão direito).

De qualquer forma, vou tentar exemplificar novamente, desde o início para tentar ajudar vc a observar como a coisa funciona:
    - Crie um cilindro com as dimensões padrões (clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a opção do menu)
    - Altere a seleção para o modo Body e selecione o cilindro
    - Use a opção Scale Axis -> .Y. e aplique o valor 10% (use a caixa de edição do valor, teclando TAB) - este será nosso segmento incial. Observe que os vértices que serão selecinados em diagonal não devem formar um ângulo muito grande (resumindo, considerando que estes vértices pertençam a uma mesma face, esta face deve ter a altura menor que a largura)
    - Desmarque o objeto selecionado teclando a barra de espaço
    - Altere a seleção para o modo Face
    - Selecione a face superior
    - Ative o menu flutuante e selecione Sweep
    - Nas opções de sweep que aparecem (3), selecione .Sweep. pressionando o botão central do mouse (MMB = Pick axis and extrude relative of selection's radius)
    - Altere a seleção para o modo Vertice
    - Selecione dois vértices em diagonal (em uma face lateral do cilindro, primeiro o vértice inferior equerdo e, depois, o vértice superior direito)
    - Clique com o botão direito do mouse para avançar na próxima etapa do comando (extrusão e torção)
    - Não altere qualquer configuração secundária do comando ([1] [2] [4], deve aparecer Selection Center, Maintain Shape e Thaw Base - respectivamente. Isto significa que estamos usando as opções: Region Center, Allow Warping e Freeze Base)
    - Mova o mouse apenas para à frente e não faça mais nada - observe que ocorrerá a extrusão da face
    - Agora, mova o mouse apenas para o lado esquerdo e não faça mais nada - observe que haverá uma "torção"
    - Pressione a tecla TAB - aparecerá a caixa de edição dos parâmetros do comando Sweep - observe que há alguns valores baseados nos movimentos que vc fez com o mouse.
    - O primeiro valor é o ângulo de rotação da face selecionada em relação ao eixo de direção do vetor inicialmente definido (-15.0)
    - O segundo valor diz respeito ao percentual de deslocamento da face selecionada (extrusão) em relação ao segmento anterior (30.0)
    - O terceiro valor é um percentual que indica o quando a face selecionada será escalada em relação a inicial - um valor negativo fará com que a nova face "encolha" (-5.0)
    - O quarto, e último, valor é o ângulo de "torção" da face selecionada em relação à sua normal (5.0)
    - Clique em OK para finalizar o comando Sweep
    - Agora, sem desfazer a seleção, pressione repetidamente shift+d para reaplicar a esta nova face os parâmetros do comando sweep utilizados nas etapas anteriores. Voce deverá ver que o caracol se forma.
Estes valores são fruto de testes - eles variam com muitos fatores:
    - a dimensão da face;
    - o comprimento/altura do segmento;
    - o eixo incialmente selecionado;
    - se vc deseje sua concha mais longa ou curta.

O importante é vc ter captado o princípio da coisa.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Qui Jun 24, 2010 9:30 am

Nossa que belo tutorial vc criou heim :shock:, com todos os detalhes do processo

Mesmo seguindo todos os passos ainda não consegui fazer 100%, mas já melhorou bastante.
Ainda vou explorar mais um pouco esse riquíssimo trabalho q vc fez e logo postarei imagens

Valew mesmo Micheus

t+
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Voltar para TUTORIAIS