Guarda Sol

Trabalhos de modelagem não-orgânica. finalizados e em desenvolvimento.

Guarda Sol

Mensagempor Micheus » Seg Jun 29, 2009 2:43 am

Este foi o tema desta semana lá no forum 3DM3.

Mais uma oportunidade para tentar utilizar outros recursos do Wings e de aparecerem novas dúvidas.

Eu parti do cilindro que compõe o "mastro" e de uma meia esfera para criar uma sessão que se repetiria por 16 vezes formando o guarda sol.
Imagem

Utilizei a opção .Duplicate. (sem mover) seguido por Rotate (22.5°) de cada peça:
Imagem
cada peça recebeu uma definição de textura antes da junção das 8 primeiras partes.
Inclusive neste momento, percebi um erro no menu de texturas que não lembro de ter visto nas versões anteriores do Wings. Observem que o texto com o nome da textura usa a cor da textua seguinte - o que é péssimo!

Quando a metade do guarda sol estava pronta, usei Object->Weld para juntar as partes:
Imagem
Neste processo, mesmo atribuindo um valor pequeno (0.0009) houveram algumas correções a serem feitas na malha - duas arestas em dada seguimento não "soldaram".

O resultado final foi este:
Imagem

Qualquer comentário ou sugestão sobre outra forma de executar alguma das tarefas são bem vindos.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Joe » Qui Jul 09, 2009 11:39 pm

Olá, Micheus.
Muito bom o resultado! Eu faria o mesmo caminho pra esse tipo de modelo.
Joe
Master
Master

Mensagempor Micheus » Sex Jul 10, 2009 2:22 pm

Obrigado Joe. Este tipo de comentário e sugestões contribuem muito para meu progresso no uso da ferramenta.

Como sou novato, ainda estou descobrindo os caminhos para chegar aos objetivos finais. Nestes poucos meses, já achei alguns "atalhos" - nos primeiros modelos (são 14 até agora) peguei caminhos longos que hoje não uso mais. Mais isto faz parte do processo. :grin:

Em outro tópico que abri, ref. a construção do guarda-sol, o colega Cazinha deu algumas dicas que eu poderia ter usado e pretendo testar em outro momento.

Vou deixar aqui mais esta imagem com detalhes dos varões do guarda-sol. Eu tento manter a malha com o mínimo possível de arestas (edges) e, então, na exportação para o render configuro 1 para subdivisão e tenho achado que o resultado tem sido aceitável:
Imagem

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Sex Jul 10, 2009 10:12 pm

Micheus:
muito bom o acabamento!
Beleza de modelagem!

Se for possível, posta uns closes também:
é ótimo para todo mundo aprender
com as suas soluções.

:)
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Ter Ago 25, 2009 4:41 pm

Bom, se puder ajudar em alguma coisa, segue alguns detalhes da armação do guarda-sol.

- Os varões ticeram a face inicial extraida da "costura" existente entre os gomos e depois foram "extrudados";
- A parte deslizante e a cabeça, tiveram como ponto de partida um anel extraido do mastro do guarda-sol, de modo a manter o encaixe perfeito entre eles;
- As arestas rígidas permitiram a manutenção da forma (neste caso, diâmetro dos componentes);
- A ligação entre a articulação no varão e a da parte deslizante foi obtida utilizando bridge entre as faces previamente ajustadas.

Detalhe da "articulação" e "cabeça" fixa:
Imagem

Detalhe da "articulação" e parte deslizante:
Imagem

Detalhe da "articulação" no varão:
Imagem

Renderizando em close, nota-se que seria necessário exportar com um nível de sub-divisão maior que o utilizado (2).

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Morpheu » Qui Set 03, 2009 5:22 pm

muito bom o resultado...
gostei da solucao pra modelar o guarda sol.
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor Alex Liki » Dom Out 04, 2009 4:52 pm

Ficou legal, parabéns!
A unica coisa que eu diria é que as peças ñão precisam fazer parte do mesmo "sólido". Se as partes que formam o guarda sol forem separadas é mais fácil de fazer um setup de animação. :wink:
Alex Liki - Modelador Freelance

Meu BLOG
Alex Liki
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Micheus » Dom Out 04, 2009 6:42 pm

Voce tem toda a razão Alex Liki e obrigado pelo comentário.

Apenas justificando, a "competição" (challenge) precisa apenas de imagens paradas e, como sou inciante, o tempo estipulado é apertado. Assim, tenho preferido fazer as extrusões mantendo o objeto o mais simples possível. Inclusive fazendo bastante uso das faces "duras" (menos bevels).

Eu refiz o guarda sol e gravei um vídeo que pretendo dar uma mexida para mostrar um pouco sobre os recursos usados. Acredito que possa ser útil a quem esteja começando. Todo vídeo que se encontra no You-Tube, apenas se vê a coisa acontecendo e fica difícil as vezes saber o que está sendo usado para criar tal efeito.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Voltar para MODELAGEM NÃO-ORGÂNICA