| |
| Autor |
Mensagem |
< PovRay ~ Imagem sem influência de luz |
| Micheus |
Enviada: Ter Jun 09, 2009 11:45 pm |
|
|
Iniciante

|
Este tópico tem origem neste post do colega Cazinha. Darei continuidade aqui para não ficar misturado a outro assunto.
Cazinha, andei lendo várias partes do manual do POV no que tratava de luz, textura e objeto, procurando por alguma coisa que permitisse evitar que um objeto fosse influenciado por uma fonte de luz - não achei nada neste sentido (não para obter o resultado proposto). Então postei um dúvida no forum do POV
consegui algum resultado, só não sei se é o ideal.
Com a definição de ambient_light em global_settings configurada para a cor preta (padrão):
Agora com a definição de ambient_light em global_settings configurada para a cor branca:
A imagem da esquerda é um Image Plane e o da direita é um retângulo com um mapa UV. No objeto da esquerda Ambient é 1 e no da direita é 0. (as esferas e o chão, sofrem uma pequena influência do ambiente - 0.2 e 0.4)
Abraços |
|
| Micheus |
Enviada: Qua Jun 10, 2009 9:42 pm |
|
|
Iniciante

|
Cazinha... Última forma
Continuei com os testes e fechou com o que o pessoal me respondeu no tópico que abri no forum do POV.
O que é necessário é que nestes objetos que não serão influenciados, ambient seja setado para 1 (ou <1, 1, 1> = cor branca) e diffuse e specular sejam setados para 0. Lembrando que ambient_light em global_settings configurada para a cor branca.
Fiz alguns testes com algumas variações. Para todos os testes, as definições para Image Plane e Cube (com UV-map) foi a seguinte:
Código: texture {
...
finish {
ambient rgb <1.000000, 1.000000, 1.000000>
diffuse 0.000000
brilliance 0.000000
metallic 0.000000
specular 0.000000
roughness 0.000000
}
}
Teste Luz 1
global_settings: ambient_light <1, 1, 1>
esfera Rosa
...
finish {
ambient rgb <0.000000, 0.000000, 0.000000>
diffuse 1.000000
brilliance 1.000000
metallic 0.000000
specular 0.8
roughness 0.000000
}
}
esfera metálica
...
finish {
ambient 0
diffuse 0.5
phong 1
phong_size 100
reflection 0.25
}
}
chão
...
finish {
ambient 0
diffuse 0.4
phong 1
phong_size 100
reflection 0.25
}
}
Teste Luz 2
Todos os parâmetros foram mantidos. porém ambient passa a contribuir com 10% na cor do objeto
esfera Rosa
ambient rgb <0.100000, 0.100000, 0.100000>
esfera metálica
ambient 0.1
chão
ambient 0.1
Teste Luz 3
todos os parâmetros foram mantidos. porém ambient passa a contribuir com 20% na cor do objeto
esfera Rosa
ambient rgb <0.200000, 0.200000, 0.200000>
esfera metálica
ambient 0.2
chão
ambient 0.2
Teste Luz 4
todos os parâmetros foram mantidos. porém ambient passa a contribuir na cor dos objetos com diferentes percentuais
esfera Rosa
ambient 0.1
esfera metálica
ambient 0.2
chão
ambient 0.15
Eu penso que este tipo de ajuste dá um aspecto melhor do que utilizando o mesmo para todos os objetos.
Teste Luz 5
global_settings: ambient_light <0, 0, 0>
esfera Rosa
ambient rgb <0.000000, 0.000000, 0.000000>
esfera metálica
ambient 0
chão
ambient 0
Deixando de lado os planos com a imagem, que ficarão preto e não gerarão reflexos no piso, qualquer que seja o valor atribuido à ambient, nenhuma alteração ocorrerá na imagem final.
Ou seja, quando o valor atribuido à ambient for 0, qualquer que seja o valor definido para ambient_light (global_settings), os resultados serão exatamente os mesmos (óbvio :D).
Reparou como a esfera fica melhor se for criada no POV? (a metálica - é perfeita)
Abraços
p.s. estou torcendo para não terem problemas de visualização da imagem. Estas eu postei no Picasa. |
Editado pela última vez por Micheus em Qui Jun 11, 2009 7:25 pm, num total de 1 vez _________________
 |
|
|
| cazinha |
Enviada: Qui Jun 11, 2009 1:00 pm |
|
|
Iniciante

|
Valioso material que você postou aqui Micheus!!!
Realmente, muito obrigado pela solução do problema. Fiz os testes seguindo suas instruções e trouxeram os resultados esperados!!
Isso sem falar na galeria de renderizações testes!! São um show de referência!
Só é uma pena não podermos definir os parâmetros do ambient_light e os de ambient de materiais pelo exportador do Wings. De preferência, seria ótimo se isso pudesse ser feito dentro do próprio Wings mesmo...
 |
|
|
|
| Micheus |
Enviada: Dom Out 04, 2009 10:28 pm |
|
|
Iniciante

|
Citação: Só é uma pena não podermos definir os parâmetros do ambient_light e os de ambient de materiais pelo exportador do Wings. De preferência, seria ótimo se isso pudesse ser feito dentro do próprio Wings mesmo...
 Estava dando uma revisado neste assunto, para uma material que estou preparando, e observei que não deixei o link para o tópico onde respondo esta sua questão (que também foi minha).
Abraços |
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Hours
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
|
|