Wings CVS

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Wings CVS

Mensagempor Fonte Boa » Ter Jan 09, 2007 8:29 pm

O título do tópico pode parecer estranho, mas, dado que o código base do Wings é aberto e regido por uma licença do tipo BDS, o que está surgindo é uma duplicação do código, uma espécie de "forquilha" na história do Wings3D.

Pois é o que está em jogo na inauguração no dia 4 de janeiro de 2007 do projeto ManifoldsLabs'Plugins for Wings3D (estágio do desenvolvimento: 3-Alpha) , do nosso conhecido Ggaliens. Ele é um desenvolvedor sério, americano, que já produziu alguns DVDs experimentais de modelagem no Wings3D (um dos quais eu tenho aqui comigo) (é ótimo poder ver no televisor umas sessões de modelagem no Wings) e que é na minha opinião um especialista em UV no Wings.

O projeto é oficial mesmo, tá lá no sourceforge:
http://sourceforge.net/projects/manifoldlab

O que aparentemente é um "depósito" de plugins para Wings3D, na prática é uma bifurcação do código, virtualmente a criação de um "outro" Wings (nem vou dizer aqui "novo" para não gerar confusão), através de um código duplicado e desenvolvido à parte. :shock:

Não sei exatamente como os dois grupos vão interagir, mas o desenvolvedor está com o sangue disponível para a coisa, programa em Erlang e transcreve a partir de C (onde parece que os códigos dos plugins são originalmente escritos no novo projeto), e está realmente empenhado no trabalho!

Fiquei muito feliz em ter sido contatado por ele e vou averiguar o que mais posso divulgar, mas já vi pelo menos três plugins novos em desenvolvimento pelo sujeito!!! :grin: :grin: :grin:

Ainda não assisti (estou no gargalo do acesso à internet no momento: dial up só), mas há um vídeo mostrando algumas novidades: quem puder veja e comente, por favor!

www.manifoldlab.com/traits-divx1.avi

Grandes novas, hein?! :drunken:

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Mensagempor Neon » Ter Jan 09, 2007 9:45 pm

UAU!!!
:cheers: :bounce: :cheers:

Fonte, eu vi o video, é um balão modelado, ele mostra uma seleção de faces mas por cores. Esse é o plugin eu acho porque não tem isso no Wings, tem aquele quadradinho que abre várias opções e seleciona conforme as cores que vc deu nas faces. Pelo que pude perceber é isso, mas alguém com mais manha no Wings pode explicar melhor e ver se é isso mesmo.

Fonte, no embalo desse projeto que vc falou que é sério e no sangue fervendo do desenvolvedor, vc tem jeito de saber se ele não está planejando nada em relação a poses?

Será que 2007 vai ser mesmo o ano da virada??? :drunken:
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Mensagempor MMiller » Qui Jan 11, 2007 8:28 am

muito legal!
assiti o vídeo e o que mais me impressionou foi o modelo 3d apresentado.

O plugin, como descreveu Neon, é para a função de selecão.

Um cara criativo e que modela super bem como o Ggaliens, portanto alguém que conhece a fundo o software e todas as suas carências, e ainda programador... imaginem quão utéis e poderosos serão seus plugins.

Vida longa!
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Mensagempor mcunha98 » Qui Jan 11, 2007 12:08 pm

Fonte

Duas duvidas (ainda nao vi o video, mas verei e comento posteriormente):

1) Ele vai migrar de Erlang para C toda a base de codigo ? Pois se fizer isso com certeza absoluta ai sim o Wings ganharia muito mais adeptos para escrever codigo fonte para ele.

2) Que melhorias na ferramenta como um todo ele pretende fazer ? Ele ja tem uma linha de raciocinio tracada, ou vai fazendo plugins conforme da na telha ? Quero saber se ha uma expectativa de migracao/melhoria, para termos ideia do que esperar la na frente.
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Mensagempor Fonte Boa » Qui Jan 11, 2007 1:58 pm

Mcunha98, não sei se a resposta que vou te dar é 100% correta, mas o que já pude perceber é o seguinte:
(1) Não, o Wings continua a ser desenvolvido em Erlang, mas, pela experiência do sujeito, muita coisa desenvolvida em C pode ser "convertida" para Erlang e ele está disponível para isso.
(2) Não há bem uma "filosofia" pronta sobre o que virá, mas as grandes ênfases no trabalho a ser desenvolvido é, especialmente, ferramentas novas para seleção (foi onde ele me chamou para dar idéias) e ferramentas de UV Mapping (o forte do cara parece isso).

No geral, a iniciativa do cara é permitir uma maior interação da comunidade com os desenvolvedores, sem depender necessariamente da equipe original que desenvolve o Wings e que está concentrada em tarefas muito específicas (especialmente a construção do binário universal e rastreamento de bugs). Como o código é livre, ele está abrindo um "depósito" de novos plugins que podem ou não ser incorporados no Wings "original", mas que irão em frente independentemente disso (ou seja, o código será mesmo duplicado!!!).

Mas vamos à prática com o que já está desenvolvido:

(1) baixem aí o plugin novo chamado SHAPE EXTRUDER!
O link é http://www.manifoldlab.com/wings_shape_ ... -11-26.tar
Para instalar, descompactem todo o conteúdo deste arquivo TAR no diretório de plugins do Wings3D. Depois, é só procurar o menu de primitivas, clicar em More e depois em Shape Extruder...
Vocês encontrarão lá várias primitivas novas, a maioria customizável, com destaque para alguns "knots" incríveis (que servem para simular laços, nós etc).

(2) baixem também o plugin SELECT SIMILAR TRAITS BY MIX AND MATCH!
O link é
http://www.manifoldlab.com/wings_sel/wi ... -11-29.tar
Para instalar, faça da mesma maneira que o anterior e procure o novo comando no top menu Select | Simitar Traits by Mix and Match e explorem, pois há vários recursos possível ali, inclusive algo do que foi mostrado no vídeo acima.


O que ele está mais querendo são idéias novas para plugins: portanto, o espaço está totalmente aberto para sugestões.
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Mensagempor Lemos » Qui Jan 11, 2007 8:26 pm

Fonte Boa escreveu:O que ele está mais querendo são idéias novas para plugins: portanto, o espaço está totalmente aberto para sugestões.


Seria muita ousadia um suporte a scripts, como o que existe no 3dmax e anim8or? Não facilitaria a implementação de recursos extras por parte daqueles que manjam do assunto? :?
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Mensagempor Fonte Boa » Sex Jan 12, 2007 3:22 pm

Lemos, parece que essa idéia só é possível após a famosa "reescrita geral do Wings3D", se é que um dia acontecerá... :cry:

Uma nova versão dos plugins em desenvolvimento do ggaliens está disponível em
http://www.manifoldlab.com/wings_manifo ... -01-11.zip

Apenas descompactem tudo na pasta de plugins do Wings3D.

Contém:
1) plugin Shape Extruder
2) plugin Select Similar Traits by Mix and Match
3) plugin Export Rib (suporte a renderização RenderMan, tais como Pixie, 3delight, etc): está tentando atualizar o plugin do Kaiosiii

Mudei o nome do tópico para WINGS CVS, que é o nome correto do projeto, lembrando que CVS significa Concurrent Versioning System.
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Mensagempor Fonte Boa » Sáb Jan 13, 2007 9:04 pm

É, quebrei muito a cabeça mas consegui.
Vou passar depois tudo para vocês mastigadinho.

Temos agora um novo plugin funcionando que permite renderizar DIRETAMENTE do Wings, tal e qual o YafRay (diferentemente, por exemplo, do Pov-Ray, que eu adoro, em que a coisa é feita em duas etapas: exporta o arquivo e dispara o render por fora do Wings).

O renderizador é o RIBBIT/RENDERMAN e a software de renderização pode ser qualquer um que trabalhe com Renderman. Consegui perfeitamente (e é o tutorial que vou passar depois para todos ajudarem a testar mais e participar do desenvolvimento) com o 3Delight e com o Pixie. :grin: :grin: :grin:

Quem quiser dar uma olhada no meu aprendizado (puxa, os caras tiveram muito paciência comigo), está tudo em http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... =1&stop=20

O plugin Ribbit teve um update hoje, 13.jan.2007, e está disponível em
http://www.manifoldlab.com/wings_manifo ... -01-13.zip
Nesse arquivo estão contidos TODOS os plugins que mencionei, mas o novo plugin para renderização é apenas a pasta "Ribbit", que deve substituir a já existente anteriormente!

Achei mesmo que não ia conseguir, mas funcionou. Tem vários detalhes para serem observados na instalação, mas depois de muita luta agora estou conseguindo renderizar no Wings para mais dois programas, sem ter que alternar para eles. :grin:

Apenas um pouquinho de paciência, que estou exausto com isso.
Vou abrir uma sala nova na parte de render, exclusivamente para que todos possam usufruir de mais duas possibilidades de renderização OPEN SOURCE!!!

E é rápido, até onde pude testar!

Longa vida ao GGAliens e ao Nemyax1, que foi quem matou a charada para mim!
Editado pela última vez por Fonte Boa em Dom Jan 14, 2007 7:39 am, em um total de 1 vez.
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Mensagempor mcunha98 » Sáb Jan 13, 2007 9:32 pm

Fonte

O link que voce cita para visitarmos nao funciona :cry:
Queria acompanhar a discussao.
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Mensagempor Fonte Boa » Dom Jan 14, 2007 7:40 am

corrigido :grin:
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Mensagempor ceara » Ter Jan 16, 2007 7:31 pm

pudia explicar o que faz cada um desses novos plugin´s :D
FLW
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Mensagempor Fonte Boa » Ter Jan 16, 2007 7:54 pm

Ceara, eu acho que já tinha explicado no começo deste post, mas vamos lá de novo:
(1) shape extruder: coloca mais 11 primitivas novas no menu "More" para serem geradas pelo usuário (ao lado do cubo, sphere, etc), divididas em Knots, GGaliens primitivas e Coils. Tem que experimentar para ver: são todas customizáveis.
(2) Select Similar By Traits and Match: cria novos mecanismos de seleção, com destaque para alguns baseados em cor e em área.
(3) Ribbit: ressuscita o plugin para renderizar diretamente do Wings para uma engine que lide com o renderman (com destaque para 3Delight e Pixie). Veja os tutoriais que estou aos poucos acrescentando na sala nova de render "Ribbit".
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Mensagempor ceara » Qua Jan 17, 2007 8:47 pm

vlw cara!
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