Alex, essa idéia do Extrude realmente é muito interessante, cara: fiquei imaginando como isso funcionaria dentro do Tweak e iria ser fantástico poder fazer a extrusão associada com o Magnet!!!! Você imaginou isso???
Mas você acha que o melhor seria a extrusão livre e não a extrusão ao longo da normal????
Estou te perguntando porque eu tava querendo apresentar essa idéia sua ao Andrew, mas não exatamente agora, pois, depois da última atualização que ele fez do plugin, mostrei a ele uns "bugs" na ferramenta e acho que ele está tentando resolver e não deve estar fácil. Um ele já resolveu (o smart highlight não estava funcionando no Tweak com o Collapse/Dissolve) e o outro deve estar dando trabalho (o histórico não funciona para Collapse/Dissolve, apesar de funcionar para todas as outras ferramentas do Tweak). Acho também que ele pode estar tentando desenvolver uma outra sugestão que dei: a seleção múltipla de elementos no Tweak. Acho que será uma loucura se esse cara conseguir fazer isso!!!
Aliás, existe uma técnica no Wings, chamada "dupla janela", que permite visualizar como seria a múltipla seleção no Tweak mode.
(1) Abra duas janelas de geometria no Wings
(2) crie uma geometria qualquer
(3) Ative o Tweak mode em uma das janelas
(4) Na outra janela, faça uma seleção qualquer de VÉRTICES
(5) Retorne à janela anterior, QUE FICOU NO MODO TWEAK, e faça qualquer operação COM VÉRTICES: você vai notar que a seleção feita na etapa (4) não se desfaz e acompanha qualquer operação que você fizer com o Tweak.
É bem limitado: acho até que os desenvolvedores nem tinham imaginado essa técnica da "dupla janela", mas mostra como seria a seleção múltipla no Tweak mode!!!
Pois é isso: estou esperando para ver o que o Andrew está aprontando, pois tenho certeza que vem coisa aí. Depois, quero poder continuar testando para ele o novo upgrade, e depois, estava pensando em sugerir o Extrude, Alex. Mas queria amadurecer mais a idéia com você.
Na verdade, o extrude livre sempre depende de um bom ângulo de visualização da geometria para funcionar legal, senão é preciso depois ajustar na munheca a extrusão, movendo a face que foi projetada. À primeira vista, a possiblidade de extrusão AO LONGO DA NORMAL no modo Tweak parece oferecer ao modelador uma constrição a um eixo (a perpendicular da face a ser extrudada) e portanto uma segurança a mais sobre o resultado da operação. Depois de realizada a operação, ele pode no próprio modo tweak ajustar o resultado...
Fico pensando também que uma complementação ótima para o Extrudo no modo Tweak seria o Scale Uniform também no Tweak. Você consegue visualizar? Entra no modo tweak, highlight uma face qualquer, tecla um atalho, extruda essa face (com ou sem Magneto), depois tecla outro atalho, e altera a escala da face extrudada (ou do conjunto) (com ou sem Magneto) e tudo isso no próprio Tweak???!!!
Alex, não fico querendo delirar e, portanto, peço ajuda à SUA sanidade.
O ideal mesmo não seria que o Wings funcionasse por default no modo Tweak??? Ou, dito de outra forma, o ideal não seria poder chamar QUALQUER COMANDO de dentro do Tweak mode???
O Tweak me parece tão poderoso (combinado com o Tools|Connect) que parece que poderia absorver todo o Wings dentro dele, mudando o próprio ambiente de trabalho do software!!!!
Queria sua opinião e suas idéias (e a de todos que quiserem participar também).
Aliás, também andei pensando foi naquelas operações de Deform de vértices (taper, twist, torque, crumple etc): se o cara desenvolver mesmo a seleção múltipla no Tweak, quem sabe não seriam rotinas interessantes de ver funcionar com o Magneto do Tweak???!!!
abração