Andrew Shpagin plugins

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Mensagempor Fonte Boa » Sáb Jul 29, 2006 11:25 am

Alex, você gostou, cara?!
Então pode baixar de novo o mesmo arquivo pois o Andrew fez um super update agora e adivinha?!
Agora, quando você chama o Slide de dentro do Tweak (mantendo pressionada a tecla [S]),
o comando funciona também com Edges e com Faces!!!!!
Ah, e quando você faz slide de vértices e o comprimento da edge entre os dois vértices que se aproximam for igual a zero, nesse caso o CleanUp é AUTOMÁTICO e aquela edge é apagada!!

O mais legal é sentir que contribuí um pouco no desenho da ferramenta:
o cara foi mesmo muito acessível e, na minha opinião, "revolucionou" o Tweak que a gente conhecia antes (e que já era poderosíssimo!!!):
http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... =1&stop=20
(puxa vida! e o cara ainda me agradece...) :oops:

Para instalar, o mesmo que já falei:
Baixe o arquivo
http://giniu.ravenlord.ws/wings/AndrewS ... tweak.beam
na pasta
c:\...\wings3d_0.98.35\lib\wings-0.98.35\plugins\commands

:grin:

----------------------------

Sobre Andrew:
ele trabalha na empresa GSC Game World, que pode ser acessada no link
http://www.heroesofae.com/
Nessa próxima semana, estará descansando no Mar Negro e, como ele disse, nenhum update será feito nesse período.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Alex Liki » Dom Jul 30, 2006 12:36 pm

Demais!!!! Até então eu só tinha visto esses recursos no Modo, mas aora já podemos contar com os mesmos no WINGS!!!!
Meu workflow dentro do wings foi radicalmente acelerado.
Finalmente o tweak teve seu potencial espandido, justamente por que agora vc consegue fazer alguns ajustes finos na malha com ele ligado. A função de slide é muito boa e poder fazer isso com faces e edges é espetacular. A única função que acho que poderia ser melhorada é o "relax". Eu sinto falta de uma ferramenta que funcione como o "sculpt geometry tool" do maya no modo smooth, ou mais particularmente uma ferramenta como o smooth do Silo onde vc possa correr o mouse sobre o modelo e a a geometria vá se "arredondando".(mais fácil do que explicar é baixar a versão demo do Silo e testar essa ferramenta :wink: ). Digo isso por que frequentemente tenho que usar algum outro software para fazer esse tipo de ajuste que ainda não é uma realidade dentro do Wings.
Fazia tempo que eu não ficava tão empolgado com alguma implementação no Wings! :grin:

Algo que tbm poderia ser melhorado é o círculo azul do magnet. Este poderia ter um controle de escala mais preciso, como se fosse um scale uniform, onde vc pode controlar o tamanho exato do mesmo.

Wishlist :

1°- Seria ótimo poder usar funções como o extrude, select loop, scale, etc, etc dentro do modo tweak. (mas isso seria algo a se estudar bastante antes de uma implementação uma vez que a adequação de cada ferramenta seria algo muito particular, e o código de cada ferramenta teria que ser reescrito completamente para essa função).

abração
Alex Liki - Modelador Freelance

Meu BLOG
Alex Liki
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Qui Ago 10, 2006 4:13 pm

Alex, que bom que você ficou empolgado: me sinto menos só (o povo fica muito calado e não foi notado que houve uma revolução mesmo dentro do Wings).

A única função que acho que poderia ser melhorada é o "relax". Eu sinto falta de uma ferramenta que funcione como o "sculpt geometry tool" do maya no modo smooth, ou mais particularmente uma ferramenta como o smooth do Silo onde vc possa correr o mouse sobre o modelo e a a geometria vá se "arredondando".

Experimente o Relax com a opção Magnet ligada: acho que pode ser uma boa surpresa. (naturalmente que você sabe que o Tigthen muitas vezes resolve isso também)

Algo que tbm poderia ser melhorado é o círculo azul do magnet. Este poderia ter um controle de escala mais preciso, como se fosse um scale uniform, onde vc pode controlar o tamanho exato do mesmo.

Não sei se entendi direito, Alex, mas você pode ampliar e/ou reduzir o tamanho do círculo azul do Magnet com as teclas [+] e [-] respectivamente.
Se não for isso, explica melhor, fazendo o favor.

Seria ótimo poder usar funções como o extrude, select loop, scale, etc, etc dentro do modo tweak.

Bem, select loop dentro do Tweak é parte de um desejo maior ainda (está até na "feature request" do Wings3d): seleção múltipla dentro do tweak.
O Extrude dentro do Tweak eu não consegui visualizar: você "puxaria" manualmente um elemento, gerando a extrusão? Como você imagina o funcionamento disso?
O scale dentro do tweak é uma GRANDE idéia, na minha opinião!!! Fale mais sobre essa idéia, pois o Andrew esta MUITO receptivo às sugestões (leia mais no fim deste post)!!!

Em suma, Alex: queria te ouvir mais a respeito de suas idéias para o aprimoramento do Tweak! Tudo bem?!

------------------------------------

Agora, as boas novas!
O Andrew voltou de férias (estava no Mar Morto) (aliás descobri que ele mora em Kiev na Ucrânia).
E pegou imediatamente minha última sugestão e IMPLEMENTOU!!!!

Agora, é possível dentro do Tweak ir dando dissolve em edges e em vertices e dando collapse em faces simplesmente selecionando e teclando [Backspace] (atalho default do Wings) !!!!

Além disso, houve outra alteração: agora, se você usar no Tweak [S] você faz o slide de vértices comum e, se você usar o [C], você faz o slide de vértice, mas com Auto-Collapse (se a edge entre os dois vértices for de tamanho zero, ela é automaticamente apagada, sem precisar de fazer Clean-Up depois)!!!

Para instalar, é so baixar o arquivo beam novamente e subsituir o antigo, como já falei acima!

O tópico original do Andrew é:
http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... 41&stop=47
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Alex Liki » Sex Ago 11, 2006 1:04 am

Grande Fonte!

Eu ainda não tinha testado o relax com o magnet ligado, muito bom! A função se aproxima muito do que eu havia pedido. Costumo usar o tighten em situações onde uma área grande precise de um certo relaxamento. Em áreas menores o relax vai funcionar mais, justamente por ser mais rápido.

Quanto ao círculo azul do magnet eu sei que é possível escalar o mesmo com as teclas + e - , o que eu gostaria de poder fazer é ajustar o tamanho do mesmo de maneira ainda maiss precisa. Quando se usa as teclas + e - o círculo aumenta e diminui sempre mantendo uma escala. O que eu gostaria de poder fazer é aumentar ou diminuir esse círculo sem ter que ficar restrito a uma escala pré definida.

No meu Wings eu uso o modo "highlight as a temporary selection", assim para resolver a questão do extrude bastaria que o mesmo tivesse um hotkey. o Extrude seria efetuado como um extrude Free.

continua...

abraços

Meu BLOG
Alex Liki
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Sáb Ago 12, 2006 9:38 pm

Alex, essa idéia do Extrude realmente é muito interessante, cara: fiquei imaginando como isso funcionaria dentro do Tweak e iria ser fantástico poder fazer a extrusão associada com o Magnet!!!! Você imaginou isso???

Mas você acha que o melhor seria a extrusão livre e não a extrusão ao longo da normal????

Estou te perguntando porque eu tava querendo apresentar essa idéia sua ao Andrew, mas não exatamente agora, pois, depois da última atualização que ele fez do plugin, mostrei a ele uns "bugs" na ferramenta e acho que ele está tentando resolver e não deve estar fácil. Um ele já resolveu (o smart highlight não estava funcionando no Tweak com o Collapse/Dissolve) e o outro deve estar dando trabalho (o histórico não funciona para Collapse/Dissolve, apesar de funcionar para todas as outras ferramentas do Tweak). Acho também que ele pode estar tentando desenvolver uma outra sugestão que dei: a seleção múltipla de elementos no Tweak. Acho que será uma loucura se esse cara conseguir fazer isso!!!

Aliás, existe uma técnica no Wings, chamada "dupla janela", que permite visualizar como seria a múltipla seleção no Tweak mode.
(1) Abra duas janelas de geometria no Wings
(2) crie uma geometria qualquer
(3) Ative o Tweak mode em uma das janelas
(4) Na outra janela, faça uma seleção qualquer de VÉRTICES
(5) Retorne à janela anterior, QUE FICOU NO MODO TWEAK, e faça qualquer operação COM VÉRTICES: você vai notar que a seleção feita na etapa (4) não se desfaz e acompanha qualquer operação que você fizer com o Tweak.

É bem limitado: acho até que os desenvolvedores nem tinham imaginado essa técnica da "dupla janela", mas mostra como seria a seleção múltipla no Tweak mode!!!

Pois é isso: estou esperando para ver o que o Andrew está aprontando, pois tenho certeza que vem coisa aí. Depois, quero poder continuar testando para ele o novo upgrade, e depois, estava pensando em sugerir o Extrude, Alex. Mas queria amadurecer mais a idéia com você.

Na verdade, o extrude livre sempre depende de um bom ângulo de visualização da geometria para funcionar legal, senão é preciso depois ajustar na munheca a extrusão, movendo a face que foi projetada. À primeira vista, a possiblidade de extrusão AO LONGO DA NORMAL no modo Tweak parece oferecer ao modelador uma constrição a um eixo (a perpendicular da face a ser extrudada) e portanto uma segurança a mais sobre o resultado da operação. Depois de realizada a operação, ele pode no próprio modo tweak ajustar o resultado...

Fico pensando também que uma complementação ótima para o Extrudo no modo Tweak seria o Scale Uniform também no Tweak. Você consegue visualizar? Entra no modo tweak, highlight uma face qualquer, tecla um atalho, extruda essa face (com ou sem Magneto), depois tecla outro atalho, e altera a escala da face extrudada (ou do conjunto) (com ou sem Magneto) e tudo isso no próprio Tweak???!!! :shock:

Alex, não fico querendo delirar e, portanto, peço ajuda à SUA sanidade.
O ideal mesmo não seria que o Wings funcionasse por default no modo Tweak??? Ou, dito de outra forma, o ideal não seria poder chamar QUALQUER COMANDO de dentro do Tweak mode???
O Tweak me parece tão poderoso (combinado com o Tools|Connect) que parece que poderia absorver todo o Wings dentro dele, mudando o próprio ambiente de trabalho do software!!!! :shock:

Queria sua opinião e suas idéias (e a de todos que quiserem participar também).

Aliás, também andei pensando foi naquelas operações de Deform de vértices (taper, twist, torque, crumple etc): se o cara desenvolver mesmo a seleção múltipla no Tweak, quem sabe não seriam rotinas interessantes de ver funcionar com o Magneto do Tweak???!!! :drunken:

abração
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Joe » Dom Ago 13, 2006 2:36 pm

Olá, Pessoal!
Idéias muito interesantes em relação ao extrude tweak. Gostaria de dizer que poderia existir uma tecla para manter o extrude along normal dentro do tweak (se o extrude for implntado é claro). No modo tweak, temos a tecla control que serve para mover os elementos pela normal, isso não bastaria para resolver a idéia do extrude? Outra sugestão seria um extrude com scale juntos, como o 3smax tem o bevel face. Seria realizada a extrusão e em seguida, antes de fechar o comando, teria automaticamente o ajuste de escala. Outra idéia que tive foi um "tweak extrude path free hand" :drunken: :shock: . Imaginem o seguinte: Vc escolhe uma face e aciona a opção "tweak extrude path free hand", em seguinda vc traça com o próprio mouse um caminho e o extrude vai sendo formado sem parar e a cada curva ou direção do movimento do cursor é gerado o caminho, com novas faces sendo criadas mudando de direção, até vc largar o botão do mouse.
:drunken:
Será que eu fui claro?
Joe
Master
Master

Mensagempor Alex Liki » Dom Ago 13, 2006 7:28 pm

Joe ]vc tirou as palavras da minha boca quanto ao extrude no modo Tweak. :wink:

Fonte, valeu pela técnica de duas janelas!

O Tweak se tornou uma ferramenta muito completa graças ao Andrew. Agora é possível fazer todo tipo de ajuste fino dentro do mesmo. Minhas idéias quanto a adição de outros comandos dentro desse modo vem de encontro com a minha vontade de poder usa-lo nos estágios iniciais de modelagem, ou seja, quando estou blocando o personagem. o Estrude é um dos comandos que ajudaria muito nesse processo.
Realmente Fonte seria maravilhoso se o Wings pudesse funcionar por default no modo Tweak mas, pelo que andei conversando com alguns programadores, seria necessário reescrever todas as ferramentas do mesmo.

Wishlist:

Eu sinto muita falta de um Lasso Tool para fazer seleções, principalmente quando estou trabalhando em um modelo com muitos polygonos.

abraços

Meu BLOG
Alex Liki
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Seg Ago 14, 2006 8:07 pm

Primeiro a ótima notícia: mais um upgrado do plugin do Andrew para o modo Tweak, corrigindo os dois bugs que eu apontei, o Smart Hihghlight (que não estava funcionando depois de chamar o Dissolve/Collapse com [backspace]) e o histórico do Undo (também não estavam funcionando no mesmo contexto). Para instalar, é só baixar o BEAM que já apontamos antes aqui neste post. :grin:

Segundo, tomei coragem e passei a sua sugestão para ele, Alex: uma maneira de chamar o Extrude Free de dentro do Tweak e uma maneira de chamar o Scale Uniform de dentro do Tweak também. Realmente, ficaria algo fantástico poder modelar usando essa duas opções no Tweak, especialmente quando você as imagina com o Magnet ON !!!
Abandonei a minha idéia inicial do Extrude Normal, pois é desnecessário se você pode fazer um extrude "imóvel" e depois usar drag free sobre a nova face criada (especialmente com o Along Normal [Alt])!
Agora, que faz falta um Scale Uniform na ponta dos dedos isso faz heheh!

Tô cruzando os dedos (falei até que era meu último pedido) para ele tornar mais isto uma realidade!

Quem acompanha o desenvolvimento do Wings é quem sabe o que representa o trabalho deste cara!!!! :grin:

abração Alex e Joe!
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Neon » Qua Ago 16, 2006 6:03 pm

Ah, eu não estou entendendo a metade do que vocês estão falando :oops:
Quando vocês tiverem um tempo, poderiam colocar algumas imagens dessas maravilhas novas? Tipo uns passos de algumas modelagens usando essas ferramentas e funções novas?
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Qua Ago 16, 2006 7:00 pm

A primeira pergunta para você, Neon, é a seguinte:
você já conhece o Tweak mode? (tá lá em Tools|Tweak)
Primeiro, preciso saber se você já conhece a principal ferramenta do Wings na minha opinião... :wink:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Neon » Qua Ago 16, 2006 7:48 pm

Fonte, eu conheço o Tweak sim. Vocês falam dele com tanta paixão que outro dia fuçei tanto que descobri o que ele faz. Ele move os malha de uma forma impressionante, aquela bola azul aumentando ou diminuindo com + e - tem maior ou menor influència no movimento. É impressionante de uma esfera com ele, saiu a forma de uma nave pontuda, até bonitinha. Mas acontece que eu nunca sei exatamente o que vai sair com ele.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Qui Ago 17, 2006 6:20 pm

Legal que você descobriu o Magnet dentro do Tweak, mas o comando por si só (sem a "bola azul") é que é poderoso. Você pode arrastar livremente qualquer vért, edge ou face dentro do Tweak, ok?! Isso permite um ajuste livre e muito interativo e que não é possível fora do Tweak com tanta facilidade. Esse é o primeiro ponto que acho importante.

O segundo é a possiblidade de fazer isso COM MAGNET.

O terceiro são os recursos que tem sido implementados recentemente:

(a) segure ALT e o elemento que você arrastar vai ficar preso à sua própria perpendicular (Normal)
(b) segure SHIFT e o elemento que você arrastar vai ficar preso ao Tangent Plane, sem escapar, portanto, do plano em que ele repousa
(c) segure SHIFT+ALT e o elemento que você arrastar vai sofrer um Relax, um relaxamento: fica mais claro se você ligar o Magnet e ver como a geometria vai sendo suavizada
(d) segure [S] e você vai conseguir fazer um Slide do elemento: finamente foi implementado o Slide de vértices (e o comando também funciona para vértices e FACES!)
(e) segure [C] e você vai fazer o mesmo slide, mas se o elemento "encostar" no seu vizinho (gerando edges com comprimento zero) o comando collapse será aplicado automaticamente
(f) realce ou selecione um elemento e tecle [Backspace] e o elemento vai ser apagado ou colapsado

Tweak é, na minha opinião, o comando mais poderoso de todo o Wings, especialmente em conjunto com Tools|Connect: permite um worflow muito rápido e interativo, sem precisar ficar interrompendo para outros comandos. Daí toda essa paixão! :bom:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Joe » Qui Ago 17, 2006 10:33 pm

Concordo! O Fonte falou tudo!
O Tweak, nas mãos dos feras, faz o trabalho render incrivelmente!
Joe
Master
Master

Mensagempor Wandddo » Sáb Ago 19, 2006 12:43 pm

Fonte, em primeiro lugar, parabéns e obrigado por toda sua participação na historia do Wings.. Com certeza vc ja faz parte dessa historia :wink:
Eu estou fazendo um modelo, e aproveitando pra testar esses novos recursos do twek.. e realmente ficou muito melhor agora!! :grin: Se ainda pudesse dar sugestões, gostaria de poder usar o Connect dentro dele...

grande abraço, e parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento do Wings (os desenvolvedores e nossos amigos do forum :cheers: )
Wandddo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Neon » Dom Ago 20, 2006 5:54 pm

Fonte, eu já salvei aqui suas dicas, vou estudar todas. Esse Tweak deve ser um comandaço mesmo pra quem sabe tirar tudo dele. Vou fuçar.
Neon
Veterano
Veterano

AnteriorPróximo

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS