| Autor |
Mensagem |
< ORGÂNICA ~ Octopus (Polvo) |
| Micheus |
Enviada: Qui Jan 28, 2010 10:51 pm |
|
|
Iniciante

|
Essa é a segunda coisa orgância que faço no Wings3D. Acho que está aceitável.
Posteriormente adiciono outras imagens. Vou tentar texturizar e mover os tentáculos.
Inicialmente, as ventosas tinham todas a mesma altura, o que deixava os tentáculos com uma aparência esquisita - eu havia utilizado Inset (%) para criá-las.
Então, postei uma pergunta lá no ODF sobre como poderia manter a proporção entre largura do tentáculo e altura das ventosas. E eu queria fazer isto de uma só vez - já imaginou fazer uma ventosa por vez?!
É claro que seria usando algum recurso que utilizasse apenas %, mas eu não o conhecia ainda. Então, um colega sugeriu o uso do Sweep com a opção do botão do meio do mouse (MMB).
Vou postar o resumo aqui para o caso de alguém precisar de algo parecido:
 |
|
| iuri |
Enviada: Sex Jan 29, 2010 7:09 pm |
|
|
Assíduo

|
Gostei do resultado... to esperando por novidades!  |
|
|
|
| Micheus |
Enviada: Ter Fev 02, 2010 4:26 am |
|
|
Iniciante

|
Próxima etapa: gerar o mapa UV - uma "dor de cabeça".
Eu começei marcando algumas edges para corte, de tal forma que pensei não ter muito trabalho ao obter o mapa - ledo engano...
Esta é a malha marca para corte (edges alaranjados):
E este foi o resultado obtido após usar a opção Unfold:
Não tinha a menor idéia de como desenroscar os braços do polvo, já que tentei outras variações de cortes e não obtive sucesso. Recorri ao ODF novamente (este tópico) e me passaram o link de um video tutorial "da hora!"
O resultado está aqui (os detalhes lá):
O processo básico para desenroscar os tentáculos eu gravei neste vídeo: Wings3D - Octopus UV mapping - working around |
|
| iuri |
Enviada: Qui Fev 04, 2010 7:53 pm |
|
|
Assíduo

|
Vixi... é foda de mais criar mapas UV. Eu acho até massa como o wings3d faz mas mesmo assim não é uma coisa muito divertida heheh
Tá mandando muito bem... vi tua lagarta também e está muito bem definida.
Parabéns! |
|
|
|
| Miranda |
Enviada: Seg Fev 08, 2010 11:44 pm |
|
|
Assíduo

|
Muito bom hein Micheus! Curti bastante o modelo. Parabéns pela paciência! Esses tentáculos devem ter dado um trabalhão daqueles... Posta uma versão smooth e sem as edges prá gente :D
Boa sorte nos estudos e continue postando! :) |
|
| Micheus |
Enviada: Ter Fev 09, 2010 2:34 pm |
|
|
Iniciante

|
Citação: Parabéns pela paciência! Esses tentáculos devem ter dado um trabalhão daqueles... Depois que achei o caminho para fazê-lo (sequência do primeiro post), até que não complicado não. Parti daquele 1/8 de sphere e depois duplicate. O único cuidado, foi a correção das ventosas neste 1/8 da esfera, porque ao duplicar eles ficaram sobrepostos. Então, na vista ortogonal e eixo -Y, eu fui ajustando elas para que depois não ocorresse mais este problema.
Só a título de curiosidade, o ponto de partida foi uma meia esfera na parte inferior e meio cubo (esferizado - 2 smoth) para a parte superior.
Citação: Posta uma versão smooth e sem as edges prá gente
 |
|
|
|