Wings3D.com.br - Índice do Fórum
Autor Mensagem

<  Ferramentas de Modelagem  ~  Como tratar polígonos que representam tecido/papel...

Micheus
Enviada: Seg Jun 29, 2009 2:54 am Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Registrado em: Domingo, 12 de Abril de 2009 Mensagens: 94 Localização: Blumenau - SC
Trabalhando no modelo do Guarda Sol, surgiu-me a dúvida: como representar um polígono com dupla face.
Foi o que me veio a cabeça ao pensar no tecido da cobertura do guarda sol.

Por falta de recurso específico, eu parti da semi-esfera utilizando da opção "Intrude" com um off-set de 0.001 (já que considerei a unidade como 1m). Isto aparentemente me deu a aparência que queria, mas não é o ideal nestes casos, principalmente porque tem-se que aplicar a textura em ambos os lados.

Então, pergunto aos colegas como costumam se virar em uma situação como esta? Haveria um meio melhor que este que usei ou até mais apropriado?

Abraços

Enviada: Ter Jun 30, 2009 10:28 am Responder com Citação
Administrador Administrador
O recurso é .Intrude. mesmo.
Dá inclusive para usar intrude=0,
depois mudar para objeto e chamar Clean Up.

Não entendi o problema:
se você criou dois lados para a semi-esfera,
o programa vai tratá-los assim,
são independentes.

Uma vez já imaginei um recurso
(batizei de "membrana")
que permitiria a você manipular uma estrutura destas
(após o intrude), de modo que
toda manipulação que você fizesse de uma lado
se repetiria do outro, mas com a normal invertida,
ou seja,
você teria uma "ilusão" de que trata com algo com apenas um lado,
sem espessura. hehehe
mas não é brincadeira não, acho que isso podia ser bem útil...

Enviada: Qua Jul 01, 2009 3:50 pm Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Registrado em: Domingo, 12 de Abril de 2009 Mensagens: 94 Localização: Blumenau - SC
Citação:
O recurso é .Intrude. mesmo.
Dá inclusive para usar intrude=0, depois mudar para objeto e chamar Clean Up.
Blz, então usei o o comando certo. Very Happy
Eu não usei o zero porque minha intenção inicial era utilizar o Mirror e para isso precisaria conseguir selecionar a face lateral, mas depois analisei melhor e resolvi usar um bevel em duas arestas de um gomo para dali "extrudar" o varão do guarda sol.

Citação:
Não entendi o problema:
se você criou dois lados para a semi-esfera, o programa vai tratá-los assim,
são independentes.
Não expliquei direito. Vou tentar ilustrar o que ocorreu.
1) Após criar a configuração de um gomo, recorto todos os outros e deixo apenas aquele que será duplicado. Ele fica deste modo.

Conforme a posição que visualizamos as arestas "ocultas" nos são apresentadas e, olhando de novo, agora vê-se algo estranho porque todas deveriam partir do primeiro vértice (a maioria parte do segundo).
Veja que se posicionar o mouse sobre a lateral, ela está aparentemente inteira como o previsto

2)para possibilitar o Weld, eu faço a conexão dos vértices laterais para gerar as faces

3) após execução do Weld fica faltando ainda um par de vértices a ser "grudado" (próximo ao mastro) - isto eu tive que corrigir tbm

Como o intrude foi de 0.001, eu faço o weld com 0.0009.

4) o problema ocorre na junção feita, quando vista no modo "shaded"

Observe que está meio estranha algumas das arestas na junção. Este o problema citado.
A impressão que dá é que o weld ficou meio atravessado, como se houvessem duas faces que não foram soldadas corretamente.

Citação:
Uma vez já imaginei um recurso (batizei de "membrana") que permitiria a você manipular uma estrutura destas (após o intrude), de modo que toda manipulação que você fizesse de uma lado se repetiria do outro, mas com a normal invertida, ou seja, você teria uma "ilusão" de que trata com algo com apenas um lado, sem espessura.
Interessante sim. Mas, considerando que o Wings é "true box modeling", acho que será difícil de ver algo assim nele.

Se não me falha a memória, o MAX tem algum meio que lhe permite dizer que uma face tem dois lados. Faz anos que usei, ainda era a versão 6 (quando fiz minha cabeça - no avatar), mas tenho quase certeza de que tinha. Só não lembro se na definição da malha ou na textura.

Abraços

Enviada: Qua Jul 01, 2009 9:07 pm Responder com Citação
Aparentemente a figura #1, como ela está mostrada,
não tinha do lado das edges "fantasmas" nenhuma tesselagem:
seria apenas uma grande face "vazia".
Estou certo?

Minha dúvida é a respeito de como você chegou à figura #1...
Como você fez o "isolamento" da fatia do gomo
e em que momento você usou o Intrude?

Estou perguntando para entender em que momento você precisou de usar Weld vertices para atingir seu objetivo.

obs: estou tentando fazer aqui também uma "configuração do gomo",
como você disse, e não passei por aquele estágio da figura #1.
8)

Enviada: Qui Jul 02, 2009 5:44 pm Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Ficou bacana o guarda sol Micheus!

Mas talvez se você tivesse usado a idéia inicial de utilizar o mirror teria poupado um bom trabalho. E, no caso do seu modelo, selecionar faces com o edge ring funcionaria muito bem, o que facilitaria na aplicação de materiais.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Micheus
Enviada: Qui Jul 02, 2009 11:32 pm Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Citação:
Mas talvez se você tivesse usado a idéia inicial de utilizar o mirror teria poupado um bom trabalho.
É.. mas fiquei em dúvida se não ganharia ao preparar os varões... Fica para próxima. Wink

Citação:
E, no caso do seu modelo, selecionar faces com o edge ring funcionaria muito bem, o que facilitaria na aplicação de materiais.
Isto eu não usei ainda. Vou experimentar. Obrigado.

Fonte Boa, eu posto os detalhes depois que hoje está meio apertado.

Enviada: Qua Jul 08, 2009 3:33 am Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Citação:
Aparentemente a figura #1, como ela está mostrada, não tinha do lado das edges "fantasmas" nenhuma tesselagem: seria apenas uma grande face "vazia".
Estou certo?
Correto!
Mas, no post anterior, o problema estava mesmo em parte do processo executado na figura #2.

Citação:
Minha dúvida é a respeito de como você chegou à figura #1...
Como você fez o "isolamento" da fatia do gomo e em que momento você usou o Intrude?

Estou perguntando para entender em que momento você precisou de usar Weld vertices para atingir seu objetivo.
Ok. Eu refiz a parte inicial para postar o meu passo-a-passo e ...
... nada como refazer todo o processo para entender onde estava errando. Embarassed

Assim, desculpe ter tomado seu. Foi mal.

Abraços

Bom, vai que no futuro mais algum novato se perde como eu, fica aqui o registro de onde estava o erro no processo (item #12)

1) Após criar uma esfera achatada (Section=16;Slices=8;Xrad=0.5;Yrad=2.5) eu cortei a metade inferior e usei scale para abrir os dois círculos próximo a esta metade cortada:

Apliquei um intrude com valor informado de 0.001 (1mm na minha escala) criando assim um domo (ou cúpula). Depois, selecionei os vértices centrais (no lado de cima e no de baixo) e usei bevel para gerar o círculo correspondente ao mastro. É dele que irei extrair e "extrudar" o mastro.

2) Selecionei as arestas (edges) onde estarão os varões em apenas uma fatia - o que será o modelo:

3) ... e apliquei um bevel com valor informado de 0.004 (4mm) - apenas um deles será usado futuramente:

4) Na face da borda da fatia, utilizei o extrude, rotate e scale para gerar ponta de "pano caído". Então selecionei estas arestas e as correspondentes a área dos varões para setar hardness para hard:

5) Selecionei as arestas transversais da fatia e usei conect para criar as duas novas linhas vista na imagem (uma de cada vez). O ajuste da posição foi feito com slide:

6) Com estas linhas selecionadas, apliquei scale radial (RMB), selecionando o eixo normal do círculo central (onde estará o mastro), gerando assim o efeito do pano esticado:

7) Na parte inferior do domo, selecionei o conjunto de faces a ser usada para destacar o varão. Inicialmente utilizei extrac->normal sem mover as novas faces e a seguir apliquei extrude com valor informado de 0.004.

8) As faces que foram destacadas ficam "abertas", então, seleciono cada par de vértices e as fecho:

9) Agora que já tenho o ponto de partida do mastro, do varão e a fatia formatada, seleciono o conjunto de faces que será descartado, deixando apenas as que serão duplicadas posteiormente:

10) Fonte, aqui estamos denovo naquela parte em que não há (e ainda não fiz) nenhuma tecelagem nas edges "fantasmas".
Eu esperaria que estas arestas fantasmas estivessem conectadas entre vértices do mesmo lado, mas ao contrário, são cruzadas:

11) Após eu fazer a primeira conexão entre o par de vértices logo acima da borda da fatia, a tecelagem fica ainda mais "bizonha":

12) Após conectados cada par de vértice, parece que tudo ficou certinho:

13) Uso o duplicate (MMB) para criar a nova fatia sem mover e rotate em 22.5° em trono do centro do mastro para posicioná-la no local apropriado, aplicando posteriormente o weld nos objetos:

O círculo verde, indica um conjunto de vértices que não foi soldado.

14) Visualizando em modo smooth shading (CTRL+TAB), é possível observar que houve algum erro na malha:

Como disse inicialmente, meu erro estava na etapa 12. Nela, apenas os vértices "visinhos" ao mastros deveriam ter sido conectados. Nas laterais, onde é feito a "solda" (weld), não devem haver faces se queremos que os vértices sejam unidos!

Enviada: Sex Jul 10, 2009 10:09 pm Responder com Citação
Ficava mais fácil dizer qualquer coisa
se desse para examinar a geometria
como ela está no passo quatro e no passo cinco...

Lá as bordas "hard" parecem duplicadas:

posta esta geometria prá gente ver!
:)

Enviada: Sex Jul 10, 2009 10:38 pm Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Citação:
Ficava mais fácil dizer qualquer coisa se desse para examinar a geometria como ela está no passo quatro e no passo cinco...
Fonte, as imagens não estão aparecendo ai para vc?

Citação:
Lá as bordas "hard" parecem duplicadas:

posta esta geometria prá gente ver!
O "gato" era mesmo as faces duplicadas, como mencionei ali no finalzinho do post - erro cometido na etapa 12.
Mas para ser sinecero, eu esperava que as faces coincidentes fossem suprimidas ao aplicar o weld. É como ocorria no 3D Studio Max (quando o usei em sua versão 6).

Estou justo postando no ODF algumas coisas que tenho observado no Wings e que acho que não são normais (talvez bug, do contrário é sugestão de alteração) e a inclusão de uma opção na caixa do Weld para a supressão automática destas faces é uma delas.

Grato pela atenção

Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:18 pm Responder com Citação
<<as imagens não estão aparecendo ai para vc>>

Estão sim:
pensei mesmo foi em "por as mãos na massas",
ou seja, se você não poderia mandar aquela geometria
naquele ponto para eu examinar aqui...

Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:26 pm Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Citação:
pensei mesmo foi em "por as mãos na massas",
ou seja, se você não poderia mandar aquela geometria
naquele ponto para eu examinar aqui...
Posso sim. Mas estou trabalho agora e alguns sites são restritos. Manda um mail para eu te responder com o anexo.

Editado pela última vez por Micheus em Sáb Jul 11, 2009 9:53 pm, num total de 1 vez

Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:37 pm Responder com Citação
ok, micheus!

Enviada: Sáb Jul 11, 2009 9:43 pm Responder com Citação
Acabei de te mandar. Abração. Se puder é so enviar a geometria naquele ponto quatro e a geometria naquele ponto cinco.

Enviada: Qua Jul 15, 2009 11:21 am Responder com Citação
Micheus, sabe o seu segundo post aqui neste tópico?
a geometria que eu queria que você me mandasse é aquele número (1),
quando você começa "após criar a configuração de um gomo...".

Aquela com a linhas "estranhas" e antes de você usar Weld.

Essa é que fiquei curioso de examinar!

Enviada: Sex Jul 17, 2009 2:52 am Responder com Citação
Iniciante Iniciante
Citação:
Micheus, sabe o seu segundo post aqui neste tópico?
a geometria que eu queria que você me mandasse é aquele número (1),
quando você começa "após criar a configuração de um gomo...".

Aquela com a linhas "estranhas" e antes de você usar Weld.

Essa é que fiquei curioso de examinar!
Voce fala deste, não é?

Realmente concordo com vc que parece haver uma face inteira sobre os seguimentos (visto na imagem 1), mas não vai dar para postar porque eu estou com ela gravada na etapa (2) e lá não aparece mais o problema. Numa próxima vez, eu vou gerar um arquivo para cada etapa. (mesmo assim, estou lhe enviando por e-mail)

De qualquer modo, a mesma falha que encontrei na segunda vez (onde gerei o passo-a-passo) havia ali.

Há uma grande possibilidade de este processo de soldagem (Weld) ser facilitado futuramente segundo impressão que tive na resposta do Optigon para minha sugestão no ODF de adicionar uma opção para remoção de faces coincidentes quando usando o Weld.

Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.