Dúvida basica :: modos de visão

Instalação do programa e seus plugins / Controle da interface / Intercâmbio de formatos

Dúvida basica :: modos de visão

Mensagempor mcunha98 » Qui Set 15, 2005 9:24 am

Pessoal

Tenho trabalhado no Wings, ando meio sumido do fórum, mas tenho me dedicado a modelagem todo santo dia. Ao mesmo tempo, eu tenho acompanhado ferramentas de modelagem para o meu foco específico, QUERO e VOU fazer com que meus modelos 3D sejam vistos em um engine de jogo de guerra.

É muito comum nestes engines os usuários de PC modelarem armas e veículos a parte para trabalhar com o engine usando plugins.

Durante a leitura de muitos tutoriais, fica evidente que as ferramentas (MilkShape,LightRay,etc...) usam sempre 4 modos de visão (Top,Left,Bottom,Perspective,etc...) mas no Wings só modelamos em perspectiva, vira daqui, vira dali você chega nas visões, mas usando imagens de referência fica realmente dificil modelar as coisas sem a precisão de um view.

Isso existe e eu é que não sei, ou realmente só se tem a janela em modo perspectiva ?
mcunha98
Master
Master

Mensagempor Morpheu » Qui Set 15, 2005 10:01 am

vc pode criar outras janelas e colocar elas nessas posições, top, front, left and perspective... colocando o modelo nas posições certas apertando as teclas de atalho:
X, Z, Y, ou Shift X, Shift Z, Shift Y....
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor XHAOS » Qui Set 15, 2005 11:23 am

Só pra complementar oq o Morpheu disse...para criar uma nova janela:

MENU | NEW GEOMETRY WINDOW

Criando novas janelas deste modo, posicionando-as no espaço da view port, e depois seguindo oq o Morpheu explicou vc pode criar algo similar aos 4 modos de visão q vc vê em outros programas.
Ah e lembre-se q vc pode colocar as janelas em modo ortogáfrico usando o atalho "O" ( ou VIEW | ORTOGRAPHIC VIEW ) em cada uma delas.

Abraço

X

----------------------------------------
XHAOS
Veterano
Veterano

Mensagempor mcunha98 » Qui Set 15, 2005 12:09 pm

XHAOS escreveu:Ah e lembre-se q vc pode colocar as janelas em modo ortogáfrico usando o atalho "O" ( ou VIEW | ORTOGRAPHIC VIEW ) em cada uma delas.

Duas coisas:

1) O que é modo "ortográfico" ? :neutral:
2) Se digamos eu criasse 3 janelas, perspective, left e top, quando eu abrir novamente o wings essa config é mantida, ou vou ter que fazer isso toda vez que abrir o wings ???

PS.: obrigado de qualquer forma, vocês já me deram boas notícias !!!!
mcunha98
Master
Master

Mensagempor Fonte Boa » Qui Set 15, 2005 2:24 pm

(1) Modo ortográfico é uma visualização do modelo não paralela a X, a Y ou a Z, mas sem o aspecto da Perspectiva, ou seja, sem deformações resultantes da visualização com um único ponto de fuga. Teste que você vai entender rapidinho: crie um cubo, tecle R para ressetar a câmera, tecle P de Perspectiva e depois O de Ortographic (alterne quantas vezes for preciso entre P e O até perceber a diferença).

(2) Se você abrir novas janelas de geometria e salvar o arquivo, da próxima vez que você abrir o Wings aquelas janelas de geometria estarão lá no mesmo local em que você as posicionou. Infelizmente, o Wings não vai memorizar o alinhamento de câmera em cada uma delas (x, y, z, perspective, ortographic), e portanto você terá que ter o trabalhão de informar isso a ele (teclando uma letrinha para cada janela) hehehe :grin:

Essa última informação vale para o Wings 0.98.32.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor mcunha98 » Sex Set 16, 2005 4:41 pm

Fonte Boa escreveu:(1) Modo ortográfico é uma visualização do modelo não paralela a X, a Y ou a Z, mas sem o aspecto da Perspectiva, ou seja, sem deformações resultantes da visualização com um único ponto de fuga. Teste que você vai entender rapidinho: crie um cubo, tecle R para ressetar a câmera, tecle P de Perspectiva e depois O de Ortographic (alterne quantas vezes for preciso entre P e O até perceber a diferença).

(2) Se você abrir novas janelas de geometria e salvar o arquivo, da próxima vez que você abrir o Wings aquelas janelas de geometria estarão lá no mesmo local em que você as posicionou. Infelizmente, o Wings não vai memorizar o alinhamento de câmera em cada uma delas (x, y, z, perspective, ortographic), e portanto você terá que ter o trabalhão de informar isso a ele (teclando uma letrinha para cada janela) hehehe :grin:

Essa última informação vale para o Wings 0.98.32.

Só de saber que ele guarda as configs de janela para o arquivo tá bom demais ! Eu não me preocupo em salvar globalmente a configuração, mas já salvando para o arquivo tá bom pra caramba
mcunha98
Master
Master

Mensagempor Juan » Sáb Set 17, 2005 12:51 am

Alguns dos programas q possuem 4 visualizações (cima, frente, lado e perspectiva) possuem as visualizações exceto Perspectiva usando uma grade e em wireframe

Imagem
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor Juan » Ter Out 11, 2005 1:03 am

a nao sei se alguem aki ja percebeu isso, mas clicando com o direito no titulo da janela de geometria (Geometry), vc pode em Hide Toolbar para ocultar a barra q fica (Modo Ortográfico) (shade) (obj.)(face), akeles botoes la... pode ser util para quem usa 4 vistas
Juan
Veterano
Veterano

Voltar para INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E INTEGRAÇÃO