Drives de vídeo

Instalação do programa e seus plugins / Controle da interface / Intercâmbio de formatos

Opa!

Mensagempor andreeduardo » Qui Ago 25, 2005 1:03 am

Fonte Boa escreveu:Independente do software, eu gostaria muito de poder acompanhar alguma coisa do processo de Rig! :shock:
Quem sabe você não anima a postar o processo na sala de técnicas gerais aqui do fórum? :roll:

[Onde você vai animar?]

Fála, Fonte!!!...bom, por mais incrivel q pareça, ainda não sei direito o q é "Rig"..explica aí, please....rssss.....se vc se refere ao processo de modelagem, eu posso tentar....seria um pouco demorado, pq como disse antes, só consigo ir ajeitando meu droid, qdo tenho um tempinho...

ps: a animação, se eu me "animar" (infame, rs :drunken: ) em faze-la, será no Swift 3D...ele aceita formatos .3DS para importação. :grin:
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qui Ago 25, 2005 11:34 am

<<RIG>> é o processo pelo qual você cria uma estrutura de "bones", "armatures" (o nome pode variar de software para software),
toda hierarquizada, e que será inserida dentro do seu modelo e que tem a função de animar o modelo na medida em que você a anima.
É um esqueleto que você anima para que seu modelo seja assim controlado.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor andreeduardo » Qui Ago 25, 2005 2:05 pm

Fonte Boa escreveu:<<RIG>> é o processo pelo qual você cria uma estrutura de "bones", "armatures" (o nome pode variar de software para software),
toda hierarquizada, e que será inserida dentro do seu modelo e que tem a função de animar o modelo na medida em que você a anima.
É um esqueleto que você anima para que seu modelo seja assim controlado.

Ah, tá!!....obrigado pelo esclarecimento...qto a isso, vai depender do software q eu usar....se for no Anim8or, realmente, usarei bones...agora, no swift, não tem esse sistema, teria q ser td na base da hierarquia, pq ele não trabalha com modelagem e animação orgânica, só geometrica....mas de qquer modo, sempre q fizer alguma mudança no droid, postarei aki.
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Terminei

Mensagempor andreeduardo » Dom Ago 28, 2005 8:29 pm

Finalmente, terminei a modelagem do droid...agora, é so fazer rigging e montar o cenário...mas antes, preciso testar a textura e iluminação....agora é q vem a pior parte, rsss....mas heis algumas screen shots:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Seg Ago 29, 2005 9:39 am

André, realmente ficou muito bom o robô! :grin: Como eu já disse, está cheio de personalidade, pois o design é bastante arrojado!

Quantas partes separadas tem o personagem?

Mãos à obra com o mapeamento! Se precisar de ajuda, é só falar, que esta parte eu gostaria muito de acompanhar!!! :grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor andreeduardo » Ter Ago 30, 2005 1:41 pm

Fonte Boa escreveu:André, realmente ficou muito bom o robô! :grin: Como eu já disse, está cheio de personalidade, pois o design é bastante arrojado!

Quantas partes separadas tem o personagem?

Mãos à obra com o mapeamento! Se precisar de ajuda, é só falar, que esta parte eu gostaria muito de acompanhar!!! :grin:

Obrigado pelos elogios, Fonte...seguinte, kra...na realidade, não vou fazer o mapeamento do droid, somente do cenário...isso se eu realmente fizer um...no droid, vou usar apenas cores e edita-las...a principio, é isso...comecei a modelar o cenário ontem, se eu gostar, posto aí..blz? Abraço!
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Opa

Mensagempor andreeduardo » Sex Set 16, 2005 2:02 pm

Aki está o droid AdD - 002 prontinho...joguei no Swift 3D...o Swift é um programa bem basico para animação e modelagem 3D...o rigging foi feito apenas usando hierarquia, já q o Swift não trabalha com bones....e infelizmente, ele tbm não é fotorealistico e não tem bons esquemas de iluminação...assim q for mudando a posição do Droid, vou postando aki...abraços!

Imagem
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Morpheu » Sáb Set 17, 2005 12:16 am

cara esse teu robo tah show de bola...

jah pensou em fazer uns renders no yafray mesmo ou em outro software tipo o max?

falow
abraços
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor Juan » Sáb Set 17, 2005 12:25 am

uia ta ficando mt "style" !!!1

o robo ta finalizdo? so falta o cenario? Vc vai animar eh ??
Juan
Veterano
Veterano

Valeu!

Mensagempor andreeduardo » Seg Set 19, 2005 8:37 am

Obrigado pelos coments e elogios....bom, respondendo às perguntas:
Juan, ele está finalizado, realmente só falta o cenário....e tbm está pronto pra animação, já q criei td a hierarquia dele....mas ainda não sei bem q animação fazer...talvez uma básica só pra mostrar detalhes do modelo...
Morpheu, já pensei em fazer renders no yafray, mas o problema está em eu não ter um programa para fazer o rigging, posicionar o droid e depois jogar no wings novamente só para renderizar...tentei fazer isso usando o Anim8or, mas foi decepcionante...infelizmente não tenho 3D Studio max aki....alias, não tenho programa "profissional" algum no meu pc....mas como disse antes, qquer mudança ou descoberta, postarei aki o resultado, blz?? abraço a todos!
andreeduardo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Lemos » Seg Set 19, 2005 11:23 am

andreeduardo, muito maneiro seu projeto!
Eu sou fissurado por animação, e estou na batalha em cima desse assunto. Cheguei ao Wings após testar o Gmax, o Now, o Blender (esse nem deu pra testar, deu Tilt no computador!), e ainda um outro com nome de demônio que esqueci agora! O programa que eu já usei foi o Corel Rave, que permite a animação das fotos préviamente salvas, quadro a quadro. Dá até para sonorizar e salvar em Flash ou AVI, mas às vezes fica pesadão. Como não estou podendo comprá-lo, resolvi fazer uma busca por freewares. Hoje tenho condições de gerar as imagens no Wings, tranformar em Bitmap, editar as imagens, com escrita ou adicionar outras imagens, gerar um AVI atravéz d Avi Creator, outro freeware, depois importar para o Windows Movie Maker, que já é próprio do Windows XP. Neste programa pode-se adicionar abertura, créditos, sonorização, etc. Ele salva em WMV. Ainda tenho um freeware que converte para formato DVD e outro que converte para MPEG.
Quando tiver gerado alguma coisa nova, usando todos estes programas, vou tentar postar, talvez até fazer um tuto para retribuir a força que o pessoal do fórum está me dando. Por enquanto ainda estou engatinhando no wings, tenho muito que aprender. Outra coisa chata é que o método que uso é meio medieval, isto é, é necessário gerar os modêlos com peças articuláveis e ter a paciência de gerar os frames um de cada vez e salvar, sendo que se calcular mal algum movimento, fica difícil, editar. No 3Dmax, ele guarda toda a seqüência de movimentos, é só dar um play e ver como fica, antes de trabalhar o AVI. No Wings, pelo que sei, por enquanto temos que salvar cada quadro como um pequeno movimento, formando uma seqüência, para poder depoi mudar algo. Enfim, tem que se ter muita paciência e amor pelo trabalho (30 quadros por segundo é fogo!).
Para mim, mesmo usando técnicas tão simples já é satisfatório, um porque não é tão difícil aprender, e dois porque toda essa suíte de aplicativos é grátis, e, venhamos e convenhamos, para um freeware o Wings é simplesmente demais, e do jeito que o pessoal está se dedicando, acho que não demora muito para que surja um suporte para animação!
Se te interessar, depois eu posto os links para achar esses programas.
Um abraço e boa sorte!
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Seg Set 19, 2005 1:51 pm

Lemos, já que você não está pensando em mexer em softwares de animação comerciais, parta logo para o Blender para começar a trabalhar com animação para valer!!! :grin:
Esse negócio de Gif animado não dá para encarar não: só para montar um ou outro tutorial!
A turma do Blender vai acabar aparecendo para te dar uma força e eles tem dois fóruns ótimos (o procedural.com.br e o blender.com.br).
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Lemos » Seg Set 19, 2005 3:40 pm

Fonte Boa escreveu:Lemos, já que você não está pensando em mexer em softwares de animação comerciais, parta logo para o Blender para começar a trabalhar com animação para valer!!! :grin:
Esse negócio de Gif animado não dá para encarar não: só para montar um ou outro tutorial!
A turma do Blender vai acabar aparecendo para te dar uma força e eles tem dois fóruns ótimos (o procedural.com.br e o blender.com.br).

Valeu a dica, Fonte, mas como já disse já tentei instalar o Blender e deu o maior Tilt! O programa abria super instável, os menus ficavam tremendo e piscando, bem como o ponteiro do mouse. Depois o Windows dizia que o Blender tinha um problema e precisava ser fechado. Foi impossível.
Quanto à animação, não estou falando de Gif, consigo gerar em WMV, AVI, MPEG ou DVD, tudo com sonorização e tudo! Só estava faltando mesmo um programa 3D prático como o Wings. Talvez eu não esteja sentindo a diferença para um programa mais elaborado por ainda não saber trabalhar com os esqueletos, conforme os mais experientes fazem no 3D Max e no Maia.
Por falar nisso, já existe uma versão free do Maia para aprendizado, que promete muita coisa, mas as exigências do programa excedem o potencial da minha máquina. Por enquanto, para quem já acostumou no quadro a quadro, mover parte por parte a estructura do personagem, o Wings não está somente satisfatório, está excelente!
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor RMoura » Seg Set 19, 2005 3:53 pm

Lemos, já tive esse problema com o Blender por causa dos drivers da ATI , modo OPENGL, que têm alguns problemas com alguns programas de modelação 3D. Este problema é referido no próprio site do Blender e também acontece com o Silo. O que fiz foi mudar o driver para uma versão anterior ( :shock: ). No PC que tenho com uma placa da Nvidia nunca tive esse problema. Não sei se é este o teu problema, mas aui fica a mihna solução para algo de parecido que me aconteceu. Já agora, não sei se a versão de Blender referida é a 2.37a.
que a força wingeriana esteja convosco

Rui Moura
RMoura
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Lemos » Seg Set 19, 2005 5:23 pm

RMoura escreveu:Lemos, já tive esse problema com o Blender por causa dos drivers da ATI , modo OPENGL, que têm alguns problemas com alguns programas de modelação 3D. Este problema é referido no próprio site do Blender e também acontece com o Silo. O que fiz foi mudar o driver para uma versão anterior ( :shock: ). No PC que tenho com uma placa da Nvidia nunca tive esse problema. Não sei se é este o teu problema, mas aui fica a mihna solução para algo de parecido que me aconteceu. Já agora, não sei se a versão de Blender referida é a 2.37a.

Valeu a atenção, RMoura! Não sei se é o meu caso. A versão que tentei instalar foi a 2.37. Minha máquina é um Celeron D-315, 2,26GHz, placa Onboard, HD 40Gb, 384Mb de Ram, Windows XP Home. Se for esse o caso, tenho medo de fazer alguma alteração dessa natureza, um porque o computador ainda está na garantia e outra porque tenho medo que afete outros programa que trabalham perfeitamente, entre eles o Wings e o Now3D, uma vez que não tenho esse conhecimento técnico. Neste momento até estava tentando encontrar no Fórum do Blender algo sobre esse problema; o que estou encontrando são relatórios de vários outros problemas com o Blender. Eta programinha "Difícir"!
Lemos
Sênior
Sênior

AnteriorPróximo

Voltar para INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E INTEGRAÇÃO