A versão 1.2 RC2 do Wings não renderiza com OpenGL???

Instalação do programa e seus plugins / Controle da interface / Intercâmbio de formatos

A versão 1.2 RC2 do Wings não renderiza com OpenGL???

Mensagempor Lemos » Sex Dez 11, 2009 1:42 pm

Amigos

Já faz muito tempo que não posto nada pq atualmente estou modelando para jogos e estudando outras coisas... Mas sempre venho aqui no fórum.
Sempre trabalhei com versões mais antigas do wings3d. Ontem eu formatei o pc da firma e coloquei a última versão 1.2Rc2 e quando fui renderizar não vi o opengl? O que ouve com ele?
Além disso, nas outras versões, eu criava um cubo, selecionava todas as faces, mandava projetar tudo perpendicular e as 6 faces eram projetadas individualmente, separadas. Agora, se eu faço isso, o cubo simplesmente aumenta de tamanho...

Abraço
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Seg Dez 14, 2009 10:42 am

Oi, Lemos.

Realmente de várias versões para cá, já não há mais o render para OpenGL.

Com relação à esta projeção perpendicular das faces de um cubo:

(a) selecione todas as faces do cubo
(b) clique em .Projetar. (Extrude) com o botão esquerdo
(c) clique em .Perpendicular. (Normal) com o botão DIREITO
(d) execute.

Fique sempre de olho na linha de informações, embaixo da tela do Wings.
Lá estão todas as instruções para cada comando.

abração.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Lemos » Seg Dez 14, 2009 12:31 pm

Fonte Boa escreveu:(c) clique em .Perpendicular. (Normal) com o botão DIREITO
(d) execute.

Obrigado Fonte, bom falar com você novamente! Então, pelo que entendi, existe diferença na escolha do comando, se é com o botão direito ou esquerdo! :shock: Mais opções, então :mrgreen: !
Antes da sua resposta eu tentei o render com aquele cubo que fica no canto superior direito e obtive um resultado semelhante ao opengl, mas não dá pra salvar a imagem, só com printscreen. É que para a engine de jogos que estou mexendo, o render do opengl é mais próximo do render dela.
Abraço
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Seg Dez 14, 2009 2:15 pm

<<Então, pelo que entendi, existe diferença na escolha do comando, se é com o botão direito ou esquerdo!>>

E como existem, Lemos!

Toda vez que você apontar para um comando,
e antes de clicar,
SEMPRE confira as instruções na linha de informações na parte inferior da tela de trabalho de Wings.
Tenha sempre este hábito ao usar o Wings.

Quanto ao OpenGL, você deverá achar uma outra maneira de renderizar
seus trabalhos. Aquela forma, apesar de às vezes "dar certo", estava realmente muito instável.

Se precisar de alguma ajuda neste ponto, é só dizer que posso tentar ajudar.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Lemos » Seg Dez 14, 2009 2:42 pm

Mais uma vez obrigado, amigo! :grin: Eu estou meio sumido daqui (eu visito o fórum, mas não tenho postado nada... :neutral: ) porque eu tenho estudado criação de jogos. Mas os trabalhos no wings não param, no fórum da engine eu já apresentei o wings3d pra todo mundo, eles estão gostando! Não postei aqui pq não fiz nenhum trabalho extraordinário, só coisas comuns aqui, mas que ajudaram muito o pesoal de lá. Se você tiver um tempinho, visite esse tópico em que eu mostro como modelar um ônibus no wings3d e no final, na página 3, você vai ver que tem 3 renders, um do Yafray, um do Opengl do Wings e outro é a imagem do visualizador de modêlos 3d nativo do programa:

http://www.eternix.com.br/forum/viewtopic.php?t=367

Essa imagem é como vai ser mostrada na engine, ou seja, o render no opengl é o mais próximo da realidade do jogo... Mas eu to me virando clicando no cubo do canto superior direito...
Comecei a estudar esse lance de jogos pela minha filha, agora estou estudando por minha conta mesmo.

Aqui foi quando apresentei o wings pra galera:

http://www.eternix.com.br/forum/viewtopic.php?t=287

E aqui tem um tutorial completo em que eu ensino a fazer um personagem animado em MD2 (para uso em jogos, MD2 é o famoso Quake II, mas é um formato antiquado por suas limitações, mas ainda é usado! Ele carrega todas as animações em frames, como um gif animado, só que em 3D! Na engine vc seleciona quais frames da animação completa vai usar e assim fazer diversos movimentos.), modelado e texturizado no wings e animado e exportado em MD2 com o Blender:

http://www.4shared.com/file/129073212/4 ... er_01.html

Um grande Abraço! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Micheus » Ter Dez 15, 2009 12:44 am

(...) visite esse tópico em que eu mostro como modelar um ônibus no wings3d e no final, na página 3, você vai ver que tem 3 renders, um do Yafray, um do Opengl do Wings e outro é a imagem do visualizador de modêlos 3d nativo do programa:

http://www.eternix.com.br/forum/viewtopic.php?t=367
Ficou muito bom Lemos. Show de bola!
Essa é a criatividade do brasileiro! Imagem
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Ter Dez 15, 2009 11:48 am

<<Não postei aqui pq não fiz nenhum trabalho extraordinário, só coisas comuns aqui,>>

Você não imagina como é importante e estimulante para todos ver trabalhos e tutoriais de Wings postados aqui no fórum.
Inclusive este do ônibus é da melhor qualidade!
Parabéns e, por favor, não pense duas vezes antes de postar aqui.
O fórum depende mais de contribuições como estas do que de qualquer coisa "extraordinárias".
:)
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Voltar para INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E INTEGRAÇÃO