YAFRAY -> Configuração

Instalação do programa e seus plugins / Controle da interface / Intercâmbio de formatos

YAFRAY -> Configuração

Mensagempor marcusvinicius » Sáb Dez 02, 2006 10:20 pm

Eu instalei o plug-in yafray na minha maquina más tenho problemas para configura-lo para uma boa renderização.
Alguém poderia me informar uma configuração para esse plugin? :roll:
marcusvinicius
Iniciante
Iniciante

Re: YAFRAY -> Configuração

Mensagempor Lemos » Seg Dez 04, 2006 9:16 am

marcusvinicius escreveu:Eu instalei o plug-in yafray na minha maquina más tenho problemas para configura-lo para uma boa renderização.
Alguém poderia me informar uma configuração para esse plugin? :roll:

Aqui tem um link de uma configuração básica para renderização de teste:

Imagem

subdivision steps está em zero porque estou fazendo um modêlo mapeado. Qualquer valor de 1 em diante (2, 3...) faz com que durante a renderização ocorram subdivisões na malha, tantas quanto o número que você colocar, mas SÓ na renderização, NÃO no seu modêlo. Isso permite que você faça um modêlo leve mas com uma renderização em que a malha fica suave.
Os "AA" são o anti-alising, para a imagem não ficar com serrilhado. Eu só mexo nos da esquerda.
Backgroud é o plano de fundo. Ali tem uma corzinha só de onda, mas se clicar ali pode mudar a cor.
O Botão Alpha Channel é o canal alfa, isto é, esse background pode ser salvo em TGA como uma camada separada ou não, que pode ser eliminada num program tipo Photoshop ou Corel Photopaint; isso permite que seu modêlo fique com um fundo tranparente e possa ser colocado num fundo tipo uma paisagem por exemplo. Ali está ativdo. Se for desativado, o fundo entra unido ao modêlo e é mais difícil separar.
Widht e height são largura e altura. Números menores renderizam mais rápido, mas a imagem tem menos definição; números maiores dão imagens melhores e por isso mais lentas.
Fog é um nevoeiro de fundo, um efeito especial.
Dica: apesar do render o correr sem nenhuma luz aplicada na cena, a imagem fica muito escura e demora pra renderizar; quando fizer o modêlo, antes de renderizar, crie de 3 a 4 luzes infinitas a alguma distância do modêlo, uma na frente, uma atrás, uma para cada lateral (visto de cima). Isso permite um render extremamente rápido, às vezes de apenas alguns segundos. Quando tudo estiver certinho, inclua ou tire algumas luzes e e aumente o tamanho da imagem (800 x 600, por exemplo).
Boa sorte! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor marcusvinicius » Qui Jan 25, 2007 6:59 pm

Valeu! Desculpe por postar só agora, mas é que já tinha esquecido desse post e já tinha aprendido a configurar o Yafray.

:grin:
marcusvinicius
Iniciante
Iniciante

Voltar para INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E INTEGRAÇÃO