Mapear o objeto em imagens diferentes

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Mapear o objeto em imagens diferentes

Mensagempor Juan » Seg Jan 09, 2006 5:29 pm

como faço pra mapear o objeto fazendo com q cada parte seja uma imagem diferente?
por exemplo
um carro
tem o metal, o vidro e o peneu (vamos supor q o pneu eh o mesmo objeto q o carro, em vez de separados)

e eu kiser mapear em imagens separadas (imagem do metal, img do pneu e img do vidro), sem q cada uma fique em cima da outra na imagem

tentei normal, selecionado cada parte separada mas o autouv junta as duas imagens (metal e vidro por ex.)

e agora? :p

na imagem abaixo, as partes vermelhas sao uvmaps diferentes das azuis, q ficaram no final, na mesma imagem >.<

Imagem
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Mensagempor Fonte Boa » Seg Jan 09, 2006 8:25 pm

Apenas repita o seguinte procedimento quantas vezes for necessário:
(1) deixe aberta a janela Outliner
(2) selecione as faces do objeto que receberão o material X (por exemplo, metal). Aproveite para salvar essa seleção como um Grupo.
(3) botão direito | UV Mapping
(4) mapeie à vontade e, ao concluir, surgirá um novo material na janela Outliner (se o objeto original onde você selecionou as faces se chamava cube1, por exemplo, o material novo chamará cube1_auv)

Para ter um controle absoluto sobre as faces (e o mapeamento) que receberão determinado material, é melhor salvar os grupos de faces selecionados (use o comando Select | New Group... após selecionar determinado conjunto).

Perca algum tempo estudando o meu tutorial em:
http://www.wings3d.com.br/forum/viewtopic.php?t=497
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Mensagempor Neon » Seg Jan 09, 2006 8:44 pm

Fonte, eu já estudei tanto seu tuto e o do cara sobre uv que já sei quase de cor. faço igual ao tuto, mas só cria um cubo1_auv. No segundo grupo não teria que aparecer um arquivo cubo2_auv depois de mapear o segundo grupo? Antes minhas texturas separavam, agora não separam mais. acabei de postar sobre isso. Eu queria aprender sobre uv pra texturizar minha barraca.
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Mensagempor Fonte Boa » Seg Jan 09, 2006 9:02 pm

Acabei de responder a vocês lá em
http://www.wings3d.com.br/forum/viewtop ... =6787#6787

Depois vou alterar o tutorial. Obrigado pelo toque e dá uma conferida aí se agora funciona como eu experimentei. :grin:
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Mensagempor Neon » Qua Jan 11, 2006 5:27 pm

Fonte, como minha dúvida é sobre mapeamento de textura vou colocar o post aqui pra não bagunçar.
Sobre essas discussões:
http://www.wings3d.com.br/forum/viewtop ... =6787#6787

http://www.wings3d.com.br/forum/viewtop ... c&start=15

Fiz o mapeamento do cubo como você falou. Deu tudo certo. Agora já ficou claro pra mim como tenho que distribuir as faces que crio durante o mapeamento. No Photoshop fiz uma textura com várias partes diferentes pra ver como ficavam no cubo na janela do Wings. Era o que eu queria, até um texto que usei como uma das texturas ficou na posição correta :grin: Quer dizer, fiz o mapa e entendi. Beleza. agora vou estudar bastante o que já entendi. Obrigada pelas explicações.
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