Toxic render testes

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Toxic render testes

Mensagempor rockz » Qui Mar 31, 2005 9:56 pm

Ha algum tempo eu vi aqui mesmo no forum um topico sobre o toxic... fiquei curioso com os resultados e resolvi testa-lo um pouco.

Primeiramente depois de instala-lo eu vi que ele nao tinha muitas opçoes, nem com as luzes nem com materiais, mas o toxic ja possui global illumination e final gathering, que eu nao sei se existem no yafray ou povray. O fato de o toxic ter o GI (Global Illumination) faz com que a iluminaçao fique mais realista pois as luzes funcionam como funcionariam de verdade, para isso ocorrer os calculos sao bem mais demorados, foi um dos problemas que eu encontrei nele, o toxic nao é nada rapido, principalmente pelo fato de calcularem (segundo o forum deles) a luz com infinito bouces (rebatimentos), isso pode parecer bom, mas deveria ter como limitar esses rebatimentos da luz.

Mesmo assim resolvi fazer testes tentando otimizar o render, tive alguns resultados, mas falta muitas implementaçoes ainda pro toxic se tornar um render de qualidade.

Alguns testes (disculpem por falta de algumas configuraçoes, porque eu nao anotei todas)

O primeiro link foi um dos...
500000 photons sem finalgathering

teste 1
Imagem

da pra notar alguns pontos mais claros do que outros, uma iluminaçao um pouco estranha, isso acontece por o numero de photons nao esta sendo suficiente para iluminar uniformemente a cena.

O segundo link foi um teste um pouco exagerado para tentar deixar o render limpinho
500000 photons com final gathering com Stratified Sampling width=16 height=4
O render demorou muitoo umas 5 horas aqui.

teste 2
Imagem

Essa luz embaixo do cubo eu acho que foi pelo fato dele nao esta totalmente encostado no chao(nao tenho certeza).

O 3o teste foi uma tentativa para agilizar um pouco o render
50000 photons (10x menos photons) com final gathering StratifiedSampling width=8 height=2

teste 3
Imagem

O tempo foi bem menor se nao me engano cerca de 1:30
O smooth estranho de algumas partes foi por ter aumentado as divisoes pelo render (como deu pra perceber nao ficou legal)... Tambem ficou mais claro pois ajeitei um pouco a luz tambem.

Todos esses renders foram feitos usando uma point light.
Wings3d | Xsi
rockz
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qui Mar 31, 2005 10:56 pm

Excelente essa bateria de testes, rockz!
Tornei o tópico fixo e coloquei as imagens sendo diretamente
visualizadas (se quiser que eu vá hospedando o resultado
dos testes aqui no site, é só dar um toque!) :wink:

Bom demais acompanhar a performance do toxic render
nos seus testes, rockz!
Vou até me animar a experimentar de novo por aqui
(apesar de que acho a melhor performance ainda a do POV-Ray).

Um dado fundamental ficou faltando
para o entendimento dos tempos que foram consumidos
nos renders que você postou:
qual a velocidade do processador????
(aqui tô trabalhando com P4 1.8)

EDIT: Já ia me esquecendo (me desculpe): obrigado pelo experimento
(e, se houver como, continue aí, rockz!)
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor rockz » Sex Abr 01, 2005 9:18 am

Vou continuar sim os testes Fonte Boa e pode dexar que eu tenho onde hospedar legal, mesmo assim obrigado. Sobre o POV-Ray nunca testei ele, até disse que nem sabia se ele tinha GI.

Sobre as configs do meu PC... Sempron 2.2Ghz, 512ram, geforce4 128mb
Wings3d | Xsi
rockz
Iniciante
Iniciante

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO