Reverter opção de menu "Ambient Occlusion"

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Reverter opção de menu "Ambient Occlusion"

Mensagempor Micheus » Sáb Jul 11, 2009 8:20 pm

Pessoal, estive olhando alguns recursos que ainda não havia utilizado e deparei-me com algo que ha algum tempo precisava: Ambient Occlusion.
Ele gera uma imagem que no forum 3DM costumam tratar como Clay Render (ref. SUWiki)

Só que tem um problema (eu acho). Após usar esta opção no menu, não tenho como voltar atrás. Já observei que todas as definições de material permanecem inalteradas.

Inicialmente eu pensei que fosse algo que pudesse ser ligado e desligado.
Não há mesmo meio de ser desfeito?

Grato
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Sáb Jul 11, 2009 11:50 pm

Desligue a opção
View|Scene Lights
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Dom Jul 12, 2009 11:07 pm

Desligue a opção
View|Scene Lights
Fonte, tentei isto e nada.

Veja se fiz algo errado ou se há mesmo algum problema com esta opção no YouTube
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Ter Jul 14, 2009 8:02 am

Quando você usa Ambient Occlusion
é criada uma luz Ambient.

Na sua cena ainda havia uma luz Infinite.

Portanto, para desfazer o recurso Ambient Occlusion
ou você apaga a luz Ambient que ele criou
ou simplesmente desliga a opção View|Scene Lights.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Ter Jul 14, 2009 9:04 pm

Quando você usa Ambient Occlusion
é criada uma luz Ambient.
Sim, eu havia observado isto.

Portanto, para desfazer o recurso Ambient Occlusion
ou você apaga a luz Ambient que ele criou
ou simplesmente desliga a opção View|Scene Lights.
Não sei se vc observou, no vídeo, mas eu fiz as duas coisas. Primeiro desliguei (icone olho) a minha Infinit; Depois desliguei a Ambient e tudo ficou "preto" (neste ponto pensei que teria as cores devolta); por último desliguei as luzes via menu.

Então? Tenho que desligar a luz no menu e a luz ambiente juntas? (é que não vou poder testar logo)

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Ter Jul 14, 2009 11:44 pm

Se você desabilitar via menu as luzes da cena,
a visualização volta ao default,
mesmo se você "fechar o olhinho" das luzes existentes.

Se você habilitar via menu as luzes da cena,
a visualização do Ambient Oclusion só cessa
de você descartar ou "fechar o olhinho" da Ambient.

É só. Espero que ajude: não vi bug nesta situação.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Ter Jul 21, 2009 11:28 pm

Se você desabilitar via menu as luzes da cena,
a visualização volta ao default,
mesmo se você "fechar o olhinho" das luzes existentes.

Se você habilitar via menu as luzes da cena,
a visualização do Ambient Oclusion só cessa
de você descartar ou "fechar o olhinho" da Ambient.
Fonte, eu fiz um novo projeto para tentar demonstrar com eu não estou conseguindo fazer a "coisa" funcionar. No meu entender, tentei os passos que vc disse aqui que deveria funcionar, mas não consegui resolver este problema.

Por gentileza, dê uma olhda neste novo vídeo (comentado): http://www.youtube.com/watch?v=hjmzUFWGNgs

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Qua Jul 22, 2009 8:28 am

Depois que houver desligado a opção View|Scene Lights
selecione todos os objetos
e - NO MODO OBJETO -
clique com o botão direito
e acesse a opção Material Mode
que todas as cores voltarão a ficar visíveis.

Cada vez que se chama Tools | Ambient Occlusion
o wings entra no modo Vertex Color Mode e,
por isso, os materiais não ficam visíveis.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Qua Jul 22, 2009 10:55 am

Depois que houver desligado a opção View|Scene Lights
selecione todos os objetos e - NO MODO OBJETO - clique com o botão direito
e acesse a opção Material Mode que todas as cores voltarão a ficar visíveis.

Cada vez que se chama Tools | Ambient Occlusion o wings entra no modo Vertex Color Mode e, por isso, os materiais não ficam visíveis.
Isso vc ainda não tinha dito. :mrgreen:
Agora sim.

Você não acha que seria mais intuitivo se a opção fosse do tipo liga/desliga, de modo que não tivesse o usuário que fazer estas operação:
- Desligar a ambient light criada pelo uso de Ambient Occlusion ou Scene Lights no menu;
- Selecionar todos os objetos mesh (no modo Body);
- Utilizar opção do menu de contexto e selecionar Material mode.
Já que basta um clique para a inclusão da Ambient light, mudar para modo Vertex Color onde os meshs são "selecionados" pelo próprio wings?

Há algum tempo eu estranhei o fato de o Wings permitir nomes de objetos iguais, e sem qualquer "crítica" - no meu entender não é apropriado.
Com estes teste, agora, encontrei uma falha quando eu já tenho uma luz com o nome "Ambient" - ela é usada para o efeito e assim, minha luz vermelha, gera uma imagem totalmente avermelhada. (Vou reportar isto lá no ODF)

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Qua Jul 22, 2009 4:40 pm

Bem, antes de mais nada, que bom que a dica ajudou a resolver o problema...

Em segundo lugar, que bom encontrar alguém no Brasil participando ativamente no ODF e ajudando com idéias no desenvolvimento do Wings3D. Você não fica feliz quando descobre um bug, reporta e depois, no próximo release, aparece lá os agradecimentos à sua colaboração? Pode parecer bobagem mas eu fico muito feliz mesmo em poder colaborar!
Aliás, parabéns por aquele bug que você encontrou (usar smooth preview com uma ambient light dava crash no programa)!!! :)

Em terceiro lugar, com relação a estes modos Vertex Color mode, Material mode etc. Sempre achei isso meio confuso e, para dizer a verdade, nunca foquei para valer neste assunto (sempre me concentrei no Wings como modelador). O porém é o seguinte: o Bjorng acabou de fazer uma transformação radical neste módulo e a coisa está em pleno andamento e vai ficar completamente diferente do que era. Pelo que entendi, a intenção é fazer os dois modos (Vertex Color e Material) trabalharem juntos.
Então, estamos em plena mudança. Para mim, é a hora de aprender e, depois de muito tempo sem mexer nisso, lá estava eu ontem lidando com edição de materiais e cores de vértices no Wings...

Por último, acho muito interessante o que você aponta com relação a nomes de objetos, materiais etc. Realmente é um módulo que vai ser revisto com o tempo, tem muito que se fazer ali (múltiplas seleções, hierarquia etc).

Não entendi direito o que você quis dizer com
<<tenho uma luz com o nome "Ambient" - ela é usada para o efeito e assim, minha luz vermelha, gera uma imagem totalmente avermelhada.>>

Normalmente é assim mesmo.
Os melhores resultados com Ambient Occlusion são alcançados quando você tem mais objetos em cena. Por exemplo, uma esfera apenas com Ambiente Oclusion não tem muita graça. Mas se você modela e posiciona uma base, ou paredes ao redor desta esfeta etc, o resultado é muito mais atraente!! Experimenta aí: foi a primeira coisa que aprendi a respeito deste recurso.

Ei quem sabe não abrimos um outro tópico por aqui.
Estou precisando aprender como usar o resultado do Ambient Occlusion como imagem para ser usada na texturização do objeto, no material. Sei que é possível, teve gente inclusive tentando e conseguindo isso, mas, como já te falei, não é meu foco no Wings, e sim modelagem.
Quem sabe não descobrimos em conjunto como a coisa funciona?

Abração.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Qua Jul 22, 2009 6:32 pm

Você não fica feliz quando descobre um bug, reporta e depois, no próximo release, aparece lá os agradecimentos à sua colaboração?
Eu sei que o Wings é um ferramenta que está em pleno desenvolvimento e por ser free, tenho a ciência de que não dá para exigir nada, mas ver o empenho dos desenvolvedores em manter o projeto vivo, nos estimula a ajudar neste processo e saber que em algum momento estamos fazendo parte do processo é muito prazeroso.

Pelo que entendi, a intenção é fazer os dois modos (Vertex Color e Material) trabalharem juntos.
espero que seja algo parecido com o que tentei usar em um dos meus projetos iniciais (secador de cabelos). Eu havia definido a cor para o objeto e queria estampar um texto na lateral. Pensei que poderia simplesmente "texturizar" só uma das faces, com um ".png" onde o fundo era transparente e, por consequência, seria assumido a cor que eu havia configurado para o objeto. Só que a transparência resultou em um buraco. Com pouco domínio e, não querendo utilizar um mapa de textura para todo o objeto, acabei deixando para lá.

Realmente é um módulo que vai ser revisto com o tempo, tem muito que se fazer ali (múltiplas seleções, hierarquia etc).
Nesta questão, não sei se caberia aqui, mas eu tenho pensado que facilite a modificação de objetos composto por fragmentos repetidos. Tipo, aquele meu guarda-sol. Quando criado uma das fatias, poderia criar vários mirror's, de tal modo que a alteração no molde inicial se reflita nos demais. Já tive essa necessidade antes (na grade do secador) e ajudaria muito ter algo que funcionaria como uma "herança". Seria como uma "extensão" do Virtual Mirror, só que seria possível haver várias cópias de uma parte do objeto. (não sei se consegui explicar)

Não entendi direito o que você quis dizer com
<<tenho uma luz com o nome "Ambient" - ela é usada para o efeito e assim, minha luz vermelha, gera uma imagem totalmente avermelhada.>>
Eu preparei este vídeo para demonstrar isto. (Mas é fácil de vc testar, vou lhe passar o exemplo que fiz)

Mas se você modela e posiciona uma base, ou paredes ao redor desta esfeta etc, o resultado é muito mais atraente!! Experimenta aí: foi a primeira coisa que aprendi a respeito deste recurso.
Sem dúvida. Eu já ví boas imagens deste tipo.
Eu sou novo no Wings, mas acompanho recursos de computação gráfica há alguns anos - sempre me interessei pela área. Inclusive, meu TCC quando me formei há 15 anos, foi justamente nesta área (Construção e Visualização de Modelos Tridimensionais Utilizando a Técnica de Sweeping). Naquela época tinha-se que construir tudo (câmeras, viewport,...) - nada de facilidades do OpenGL e DirectX.
Eu tenho lido pouco sobre ERL, mas pretendo me aprofundar um pouco mais, com o tempo. Com a possibilidade de criar plug-in's (apesar de saber que que não está no scopo do Wings), eu gostaria muito de ter um recurso do tipo lathe, onde a superfície seja criada por revolução ou translação (assunto do meu TCC). Nesta questão, entraria outro item que não é foco do Wings, curvas Splines com a qual já desenvolvi um algorítmo na linguagem que programo (Pascal/Delphi) para criação de curvas de Hermite.

Ei quem sabe não abrimos um outro tópico por aqui.
(...)
Quem sabe não descobrimos em conjunto como a coisa funciona?
Bom, podemos tentar.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Micheus » Ter Ago 04, 2009 4:44 pm

Um adendo ao assunto Ambient Occlusion (AO)...

A partir da versão 1.1.8, foi adicionado um novo item no dialogo de edição de materiais: Vertex Colors
Esta nova "propriedade" permite a seleção das opções:
1) Ignore
2) Set
3) Multiply (esta apenas para as texturas)

Inicialmente, usando um projeto sem texturas, observei que o resultado não apresentava as sombras:
Imagem
conforme acontecia na versão anterior:
Imagem
björng, inicialmente informou que seria necessário editar meus materiais a alterar a referida propriedade para garantir que as cores dos vértices fosse mostradas (ref. post ODF).

Só que utilizei a opção Set, o que aparentemente teria resolvido o "problema". Porém, quando atribui a textura, observei que após habilitar o recurso AO, o resultado continuava como o esperado, mas ao desabilitar o recurso, eu não conseguia mais visualizar a textura.
No vídeo Wings3D - Ambient Occlusion (problem with texture on v1.1.8) eu tentei demonstrar no ODF o que pensei ser um bug na nova versão.

Novamente björng informou, que neste caso (textura), eu deveria usar a opção Multiply e não a Set.

Ok. Agora está tudo funcionando...

... mas eu estou com uma dúvida que preferia ouvir a opinião dos colegas antes de "azucrinar" o björng novamente. :mrgreen:

Sempre que vejo qualquer cena sob efeito de AO, ela sempre é de uma cor única (tons de uma mesma cor), ou seja, sem que fosse levada em conta a textura, como pode ser visto no exemplo que há no artigo sobre Ambient Occlusion na Wikipedia.
No entanto, o que acontece agora é que a textura é mantida, como é possível ver no resultado abaixo:

Imagem
Imagem antes de aplicar AO

Imagem
Imagem após aplicada AO

Então, será que está correta a nova condição? Ou ainda posso considerar que há um problema no recurso AO?

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO