pra que serve o modo vertex color?

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

pra que serve o modo vertex color?

Mensagempor aftasardem » Sáb Jul 26, 2008 12:19 pm

me dei conta que não sei nada sobre isso, talvez pelo fato de que nunca precisei usar, ou senti falta.... o wings dispõe vertex color mode, material to colors, e vertex color no menu.

qual a finalidade dessas opções?
por que usar isso?
em qual workflow isso é utilizado?
qual é o raciocício, ganho, em se optar por vertex color ao invés de materiais?
qualquer ajuda, agradeço.
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Seg Jul 28, 2008 8:27 am

Não há ganho nenhum com relação aos materiais, pelo contrário. Inclusive, me parece que os vértices coloridos só aparecem no shader padrão do Wings e não nas renderizações.

A única rotina que já pude ver (embora eu não use) os vértices coloridos terem uma grande utilidade é quando são usados para demarcar grupos, mas para isso era preciso um plugin do ggaliens que permitia selecionar, depois, os vértices de acordo com sua cor.

De qualquer maneira, aftas, o caminho ainda é usar materiais.
Fica o vertex color como uma alternativa para "colorir" a malha (aqui eu só uso quando o meu menino quer "participar" da modelagem, pedindo para que eu "colora" essa ou aquela parte do objeto hehehe)

PS
pelo que andei consultando rapidinho, o objetivo original dos vértices coloridos era dar suporte para usar os modelos em alguns consoles de games...
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO