Qual é a utilidade dos UV charts?

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Qual é a utilidade dos UV charts?

Mensagempor Lemos » Seg Set 11, 2006 9:30 am

Galera, pode parecer uma pergunta boba nesta altura do campeonato, mas como pretendo me dedicar bem nessa parte na modelagem do cachorro, estou juntando informações. Eu sei que devemos dividir um modêlo cheio de formas em partes o mais retas possível, para que a malha dos mapas fiquem bem abertas. Sei que em cada uma vai se aplicando um chart, depois continua-se, arruma-se as partes e cria-se as texturas. Até então, os charts me parecem ter únicamente a utilidade de mostrar as áreas no modêlo que estão mapeadas, isto é, uma parte azul é a lateral, a outra amarela é orelha, estas coisas. Então me surgiu um dúvida: se eu dividir o modêlo em, digamos, 12 partes, eu posso repetir Charts? Na hora de se aplicar a textura isso não atrapalha nada?
Ainda por cima estou com a pulga atrás da olrelha por causa deste tópico do Rmoura, http://www.wings3d.com.br/forum/viewtop ... 9&start=15
em que ele acha que perdeu tempo usando charts. Talvez eu não tenha entendido bem, mas é que realmente estou querendo entender bem o processo para fazer um bom trabalho e uma coisa que está me encucndo é que em minhas experiências (rápidas e toscas) tem surgidos linhas finas nas junções dos mapas nas renderizações. Se eu dividir o cahorro em tantas partes quanto estou planejando, creio que esse problema das linhas vai deixá-lo parecido com o Ursinho Pool e seus amigos, onde aparecem as linhas da costura... Mas ali está de acordo com a idéia do criador, o que não é meu caso... :?
Abração!
Lemos
Sênior
Sênior

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO