Render no Toxic: erro e dúvida

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Render no Toxic: erro e dúvida

Mensagempor Pawd » Dom Jan 29, 2006 2:20 pm

Olá, já faz uns 7 meses que eu descobri/uso o Wings3d. Desde que descobri me cadastrei aqui no fórum, mas por nunca ter feito nada que necessitasse de suporte, nunca postei aqui.
Hoje venho eu. Jà faz um tempo que faço objetos, até bem feitinhos por sinal(depois eu posto os print screens deles) mas há pouco tempo é que venho tentando aprender sobre Render.
----------------------------------------
Tenho 3 renders instalados:

O YafRay não funciona, já reinstalei várias vezes e nada. O Erro que dá é que não encontra o arquivo MSVCR71.dll (uso Wings3D 0.98.32b e WindowsXP SP2); o PovRay eu consigo funcionar, mas ainda preciso aprender a controlar a iluminação e o Toxic é o que eu estou usando pra fazer os renders por enquanto.
----------------------------------------
Eu fiz uma cena apenas para testes, e estou renderizando ela para aprender.

Eu coloquei um CUBO com um material de cor azul e Alpha de 0.7 +ou- mas na hora de renderizar no TOXIC o CUBO fica todo estranho a pintura.
Vejam as imagens.

Imagem
Aqui é um printscreen que eu tirei da cena aberta no wings3d. Era como deveria ficar.

Imagem
Aqui o render: o cubo aparece com a pintura estranha(com erro) e não há sombras projetadas atrás do objeto pelo SPOT LIGHT que tem na frente.

Eu gostaria de saber o porquê dessa coisa estranha no material meio transparente e se possível alguma solução.

E minha outra dúvida é como fazer para os objetos terem sombras. Tipo uma luz na frnete do objeto e uma sombra do objeto projetada atrás do mesmo.
Pawd
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qua Fev 01, 2006 8:03 pm

Olá, Pawd!
Vamos por partes, pois são vários problemas.

(1) Sobre os renders: eu não optaria pelo Toxic, que é o mais lento de todos e o que menos opções apresenta. Mas isso são desafios pessoais. O Pov-Ray, apesar de pouco falado pelo pessoal aqui do fórum, ainda é um dos mais poderosos renders open-source que conheço, batendo no YafRay inclusive em velocidade. O YafRay é mais utilizado pois, dos três, é o único que funciona diretamente de dentro do Wings, sem necessidade de alternar para outro software no momento de renderizar.

(2) Sobre seu problema de instalação do YafRay: faça o download do arquivo que está faltando em http://www.dll-files.com/dllindex/dll-f ... ml?msvcr71 (link indicado pelo cara-rj) e salve-o no local adequado dentro da pasta de instalação do Wings. Isso deverá resolver seu problema.

(3) Sobre as sombras no Toxic: todos os meus testes aqui geram sombras. Inclusive eu devolveria o problema: como fazer para retirar a sombra, pois mesmo modificando o setup da luz não há resultados nesse sentido. No seu caso, TALVEZ o plano embaixo do cubo, com o material verde, pode estar com o parâmetro emissão diferente de zero e impedindo, assim, a sombra de aparecer.

(4) Sobre a transparência no Toxic: não consegui resultados nesse sentido. Quando você diz que aplicou um "alpha" de uns 0,7, acho que você se referiu ao parâmetro "Opacity": esse parâmetro só funciona para a tela do Wings e não diz respeito ao Toxic em si (a mesma coisa acontece no YafRay, onde a transparência não é obtida através desse parâmetro, mas dentro do setup de material do Yaf). Tenho a impressão que o Toxic não suporta transparência (ou pelo menos o plugin para Wings não incorporou esse parâmetro): vou ter que pesquisar...

Não dá para eu te ajudar mais do que isso sem saber como você estabeleceu os parâmetros do seu render no Toxic.

:?
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Pawd » Sex Fev 03, 2006 10:10 pm

Aê, valeu Fonte. O link pra a DLL que faltava funcionou, eu peguei ela lá colei na minha pasta do sistema e o YAF passou a "funfar" mas ainda estou com um problema: ele está gerando arquivos TGA com defeito(como se estivessesm corrompidos). :grin: E pena que é bastante lento ele(em relação ao Pov).

Já o Toxic, antes mesmo de vc responder o tópico eu abandonei ele. Passei a renderizar no PovRay. isso sim é que é render de gente!!!!! :wink: O Pov é 11 de 10.

Os problemas que eu tinha com iluminação, agora já estão bem amenos, e as imagens já começãm a surgir, dá só uma olhada:
Imagem
Imagem renderizada no PovRay com qualidade Fast.

Fonte, você sabe como melhorar essas iluminações da minha cena na hora de renderizar no POVRAY?

Eu tenho o seguinte na minha cena:

- Ambient light na cor BRANCA e com Atmospheric interaction ligado e Faloff=none
- Point light com DIFUSE, AMBIENT e SPECULAR na cor BRANCA com Atmospheric interaction ligado, Faloff=none e Fade Distance=0.5
- 2 SPOT LIGHTS com DIFUSE, AMBIENT e SPECULAR na cor BRANCA com Atmospheric interaction ligado, Faloff=none e Fade Distance=0.5

Se tiver como me ajudar ficaria mais grato que agora. Enquanto isso eu vou tesntando o yafRay. :grin:
Pawd
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Sex Fev 03, 2006 10:31 pm

Até que enfim alguém empolgado com o POV-Ray, além de mim!
Apesar de ter que dar Refresh no POV (e mandar renderizar de novo)
a cada novo Export do Wings,
o Pov ainda é mais ágil e com uma qualidade igual, senão melhor,
que a do YafRay.

Pawd, achei seu render MUITO pequenininho (heheheh):
dá para soltar rapidinho imagens maiores (e sem ser BMP, certo?!)
:mrgreen:

Vou experimentar uns sets de iluminação no Wings para renderizar no Pov
e vamos trocando idéias!

(bom saber que seu Yaf funcionou:
sabendo "setar" (de setup) não vai "faltar"
(essa foi infame...).
Não desanime com ele, que os resultados também são muito satisfatórios!
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Pawd » Sáb Fev 04, 2006 12:29 pm

huahuahau infame mesmo fonte...

A imagem está minúscula pois eu aproveitei que ela estava no meu HD já, foi de um a bateria de testes que eu tinha feito tentando melhorar a iluminação dai tive q fazer pequenas pra não perder tempo...

:wink:

Como se altera pra renderizar em outro formato além de BMP no PovRay? Ficaria bem melhor pra mim. Vamo estudar esswe trço de Pov pra tentar fazer algo de bom nele. :grin:

P.S. : pode chamar de Paulo mesmo, Pawd é muito infame. huahuahuahua
Pawd
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Sáb Fev 04, 2006 2:07 pm

Como se altera pra renderizar em outro formato além de BMP no PovRay?

Acrescente no arquivo POVRAY.INI a seguinte linha:
Output_File_Name=file.tga
e salve.

A partir daí, ele vai gerar uma imagem TGA no mesmo diretório onde ele gera a imagem BMP. :grin:

Esse arquivo (e outros INI) admitem ser editados e permitem uma série de ganhos de produtividade e qualidade.

Paulo, se quiser estudar o tema, é melhor abrir um novo tópico sobre o assunto, pois este era para tratar de toxic... :wink:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO