Olha, tá difícil esse UVmaping...

Discussão sobre mapeamento (AutoUV) e aplicação de texturas no Wings3D / Discussão sobre manipulação de luzes no Wings3D

Olha, tá difícil esse UVmaping...

Mensagempor Lemos » Sáb Jan 21, 2006 4:32 pm

Gente, estou tentando, eu juro. Leio, experimento, mas só consigo Snap image em superfícies planas. Estou modelando uma mulher; como quero fazer surpresa, vou mostrar só o problema que está dando: tento mapear cabêlos. Mapeio, exporto a imagem, trabalho, etc. Importo, aplico sobre um material. Aplico no modêlo; aparece o resultado:

Imagem

Mas quando renderizo, olhem a M** que dá sempre :? :

Imagem

Já não sei o que fazer, queria trabalhar com texturas, mas ou eu estou tapado ou o PC tá de sacanegem comigo :shock: . Obs.: render Yafray.
Se puderem me ajudar... :neutral:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Neon » Sáb Jan 21, 2006 7:01 pm

Lemos, eu não sei se é o mesmo que acontecia comigo. na hora do render no YafRay, ficava sem textura e a textura estava no modelo. Eu fiz assim.

No OutLine clica no material que vc criou. "exemplo_auv" Aí botão direito "edit material", aparece a janela e dá um clic na última linha "YafRay Options" Onde aparece aquelas opções com o "mais(+), vai clicando, abre tudo. Na aba "Generic Shader" no final tem as opções:
diffuse image clouds marble wood

deixa selecionado "diffuse"

dá OK aí renderiza de novo. A textura aparece. Pelo menos comigo foi assim. Não sei se o seu problema é esse. Tenta pra ver.

Até.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor Lemos » Seg Jan 23, 2006 7:53 am

Valeu, m3d, pode crer que vou checar isso ainda hoje. Sabe o que é mais estranho? Depois que enviei esta mensagem, peguei o desenho e recomecei do zero o mapeamento. Fiz exatamente tudo o que tinha feito nesta etapa defeituosa e a textura apareceu na renderização :shock: ; não ficou muito boa, mas pode ser um começo. Quero checar esse parâmetro que talvez já esteja até marcado, pois quando clico e arrasto a imagem para o material a ser utilizado, na hora em que solto, aparece uma janela pequenina perguntando como queremos a textura, eu sempre marco difusa. Outra curiosidade é que mesmo nas etapas que deram defeito, ao olhar a bolinha do material (normalmente deixo "defalt"), a textura aparece na bolinha, ocupando uma parte dela. É isso aí, voltando ao trabalho. Mais uma vez, grato pela força m3d! :grin:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Eisen » Seg Jan 23, 2006 10:50 am

Lemos irmão saca só, isso acontece com a maioria dos que iniciam o a etapa de trabalhar com texturas e render em uma modelagem blz, muito normal.

Creio que a dica do m3d vai te ajudar, pois é exatamente isso o qe acontece, so reforçando o recado dele, todas aquelas opções que ele falow
"diffuse - image - clouds - marble - wood"
elas ficam dentro do modulator
se dentrop das opções do YafRay nao tiver a opção modulator vc deve criar uma clicando no botao NEW MODULATOR.

a única coiza a ser altareda nos parametros do modulator é a barrinha do difuse que vc arrasta até o fim ou diite 1.0 na caixinha (da no mesmo) e selecione a opção difuse mais embaixo, que foi a dica dada pelo nosso amigo m3d. Agora sim nao tem como dar errado blz amigao
O mundo é para os otimistas, os pessimistas são meros espectadores. Dwight D. Eisenhower
Eisen
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Lemos » Seg Jan 23, 2006 4:59 pm

Eisen escreveu:a única coiza a ser altareda nos parametros do modulator é a barrinha do difuse que vc arrasta até o fim ou diite 1.0 na caixinha (da no mesmo) e selecione a opção difuse mais embaixo, que foi a dica dada pelo nosso amigo m3d. Agora sim nao tem como dar errado blz amigao

Deixa comigo que vou fuçar, amigo Eisen, mas só queria acrescentar uma coisinha que você ainda não sabe: m3d não é um amigo e sim UMA AMIGA! :shock: A culpa não é sua, afinal o perfil dela está em branco :?: , eh, eh! Grande abraço aos dois, mais uma vez obrigado! :drunken:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Neon » Seg Jan 23, 2006 9:44 pm

Lemos, é como o Eisen falou, quando a gente está aprendendo consegue fazer um monte de coisas estranhas. Comigo também um dia dá certo, no outro não. Normalmente o erro é meu. Depois percebo que estava pulando alguma etapa ou fazendo alguma besteira. Agora modelei uma ampulheta, estou tentando texturizar, quando conseguir algo que preste posto aqui. Texturizei e fiz o render no Bryce 5, deu pro gasto, mas no Yafray não gostei do resultado. Estou tentando mapear melhor e entender o que está acontecendo.

É verdade Eisen, você não tinha mesmo como saber que sou muilher, o perfil está em branco e o nick não define nada. Não esquenta não.

Até pessoal.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor Lemos » Ter Jan 24, 2006 8:02 am

m3d escreveu: Texturizei e fiz o render no Bryce 5, deu pro gasto, mas no Yafray não gostei do resultado. Estou tentando mapear melhor e entender o que está acontecendo.

Fiquei curioso com esse renderizador que você falou, esse Bryce 5; poderia falar um pouco mais dele, se é mais rápido que o Yafray, se a instalação é igual, e onde baixá-lo? Um abraço! :grin:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Neon » Ter Jan 24, 2006 7:05 pm

Fiquei curioso com esse renderizador que você falou, esse Bryce 5; poderia falar um pouco mais dele, se é mais rápido que o Yafray, se a instalação é igual, e onde baixá-lo? Um abraço!

Lemos, o Bryce é gerador de paisagens, com algumas funções de modelagem, mas bem limitadas comparadas com as de um modelador normal. As imagens que ele gera são de grande qualidade e não é lento. As texturas do programa são ótimas, vidros e metais são de grande qualidade na minha opinião. Eu uso quando quero inventar paisagens e também outras formas, mas é meio por brincadeira. Uso também quando quero ter uma idéia de como vai ficar a modelagem que faço no Wings com as texturas. Só sei o básico dele, mas já vi muitas artes lindas com o Bryce, aliado a outros programas. Não é free e uma vez li algo sobre o Bryce 4 e o nome do criador era muito parecido com o do programador do Wings 3D, mas não lembro direito e não sei se ele tem algo a ver com o Bryce.

Aqui vão alguns links sobre o programa e também um texto sobre ele.

http://www.atlanticdevices.com/fabrican ... ryce5.html

http://jrcejaspulido.eresmas.net/bryce.htm

http://jrcejaspulido.eresmas.net/tutbryce/tutbryce.htm

http://www.thewings3dsite.tk/

modelagem no Wings 3D, renderizado no Bryce.

oooooooooo==============ooooooooooooo

Corel Bryce 5
O Corel Bryce 5 é um sopro do passado e um excelente programa tristemente privado de futuro

Fornecedor - Minitel, tel. 21 381 09 00
Site - www.corel.com
Preço - € 105

O Bryce está entre nós por variadas razões, mas muitas destas são mais nostálgicas do que práticas. Um dos programas mais conhecidos da família MetaCreations, começou simplesmente como um programa para criação de paisagens, capaz de executar algumas funções de modelagem básicas, mas rapidamente se expandiu. Trata-se de uma das poucas aplicações 3D ainda disponíveis, com a qual é possível simplesmente sentar-se e jogar, gravando o seu nome numa montanha com um movimento rápido do pulso ou modelando cuidadosamente armadilhas complicadas com mapas de altitude e objectos Booleanos.

Acima de tudo o resto, o Bryce foi um pacote que se desenvolveu com base na exploração. Todo o programa foi recheado de funções ocultas, desde bibliotecas secretas de objectos a truques especiais para utilizar à vontade. Por exemplo, é possível desenhar com os dedos uma fuga completa da cidade num pedaço de lama. Fazer-se passar por Deus nunca foi tão fácil.

É natural que tenha notado que, no passado, fizemos repetidamente referência às características deste programa. Depois de a Metacreations ter desaparecido totalmente da face da Terra, a série Bryce foi adoptada pela Corel. Recebeu algumas novas funções decentes, incluindo o suporte de metabolas (esferas que se deslocam umas contra as outras para criar novos objectos) e árvores (sim, o Bryce é o único gerador de paisagens da história que sofre da falta de folhagem), mas faltaram-lhe algumas alterações às suas falhas permanentes. Estas incluem um motor de apresentação glacialmente lento e faltam ferramentas de modelagem e opções de exportação.

Estas falhas não eram um problema na utilização diária e cada qual podia mergulhar nos seus mares intermináveis até chegar ao âmago do conteúdo, mas o aumento do preço rapidamente tornou este produto numa oferta menos tentadora. Actualmente, é difícil arranjar uma cópia e a Corel tem-se mostrado silenciosa quanto à possibilidade de lançamento de uma nova versão, mas se conseguir descarregar uma do site norte-americano, ou uma em segunda mão via eBay, não há melhor forma de se recostar e gozar da criação de formas livres, em vez de se contentar com um manual pesadão.

Veredicto
Muito divertido de utilizar

Surpreendentemente poderoso

Difícil de encontrar

Caro

Global 67%

Requisitos do sistema
Pentium, 64MB de RAM, UD de 100MB, Windows 98 ou posterior
Neon
Veterano
Veterano

Voltar para FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, TEXTURIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO