Operações booleanas no Wings3D - agora é possível!!!

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Operações booleanas no Wings3D - agora é possível!!!

Mensagempor Micheus » Seg Out 25, 2010 12:04 pm

Na última semana o ggaliens disponibilizou em sua biblioteca de recursos para o Wings3d a possibilidade de realizarmos operações booleanas com vários objetos. Por sua recomendação, este pacote deve ser utilizado com esta última versão do Wings3d (1.3.1). Este é tópico no Wings3d ODF: Plugin (CSG Booleans ) Use Wings3D 1.3.1 PLEASE. Visite o canal do ggaliens no YouTube para ver alguns vídeos.

Ele fez a integração do Wings3d com a ferramenta Carve CSG, viabilizando-nos este excelente, e tão esperado, recurso.

O link para baixar o pacote é este: ManifoldLab's Plugins for Wings3D
Editado pela última vez por Micheus em Qui Out 28, 2010 1:20 pm, em um total de 2 vezes.
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Mensagempor diogoCamarao » Qua Out 27, 2010 3:43 pm

E ai Micheus vc usou este plugin? se tiver usado posta ai o trampo. O q dá pra fazer com ele na prática?

flww
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Mensagempor Micheus » Qui Out 28, 2010 2:49 pm

E ai Micheus vc usou este plugin? se tiver usado posta ai o trampo.
Não é um exemplo muito prático, mas apenas um teste com a versão inicial, apresentando as 4 operações possíveis: Intersecção, União, A-B e B-A.
Booleans on Wings3D - CSG Booleans plugin (Manifoldlab)

Na última versão liberada, as operações envolvendo os elementos A e B foram substituidas pela denominação Big-Small e Small-Big, onde ele leva em conta o volume dos objetos selecionados. Acredito que ele tenha usado isto, para tentar definir melhor que objecto deve ser removido do outro, já que como o uso deste recurso faz uso dos objetos previamente selecionados, aparentemente não daria para saber quem foi o primeiro elemento a ser selecionado e quem foi o segundo.
As operações de unição e intersecção são as únicas que permitem vários elementos selecionados.

No caso de os objetos de origem precisarem ser mantidos, deve ser feita uma cópia dos mesmos (Duplicate), porque a operação entre os objetos resulta em apenas um.

O q dá pra fazer com ele na prática?
Bom, com meu dia a dia não é o 3D, acho que não sou o mais indicado a apontar algo prático. Em geral, as operações booleanas são úteis na construção de peças que se encaixam ou composição de modelos a partir desta operações, como vc pode ver nas figuras deste artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Constructive_solid_geometry

Este parafuso foi construido através da união de um cilindro (cylinder) e uma mola (Spring):
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Nesta outra intersecção:
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Mensagempor Micheus » Seg Nov 22, 2010 12:15 pm

Bem, na semana passada o ggaliens mudou a licença do seu plugin para ShareWare/Trialware, já que ele passará a cobrar pelo pacote ($29.95) :sad:
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