Intersect

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Intersect

Mensagempor Micheus » Qua Mai 13, 2009 2:41 pm

Pessoal, estou usando Wings há uns 4 meses, e tenho algumas dúvidas que pretendo ir sanando com o tempo.

No momento eu havia feito alguns testes com intesect, através de tutoriais, e pensei que havia entendido como isto funcionava. Mas estou querendo fazer um corte em um cilindro e não consigo.
Marquei as arestas que "cortam" o plano do cubo:Imagem
e usando LMB no intersect, seleciono o plano:Imagem
só que recebo a mensagem: "Selected edjes may not share any vertices"

Então, se alguém souber explicar o motivo de o intersect não funcionar neste caso eu agradeço.

Também peço uma sugestão de como realizar este tipo de corte.

Grato pela atenção.
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Qua Mai 13, 2009 5:00 pm

O comando Intersect não servirá no caso.

Use o comando Tools|Connect para fazer o corte.
1. Tecle [O] para mudar para o modo ortogonal.
2. Mude para uma visualização paralela a um dos eixos (use o atalho [Shift]+X, ou [Shift]+X ou [Shift]+Y).
3. Chame a ferramenta Tools|Connect do menu no alto
4. Ligue a opção Connect Loop (embaixo à direita, usando o atalho [1])
5. use o paralelepípedo como uma referência visual para você dar o primeiro click com o mouse e, mantendo o paralelismo com o bloco, dar o segundo click.

A ferramenta irá fazer um corte no cilindro, dando a volta completa no objeto.

Infelizmente o Wings3D ainda não permite usar um segundo objeto como elemento de ancoragem para a operação Tools|Connect.

Abração, Micheus.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Qua Mai 13, 2009 7:33 pm

Fonte Boa, eu estou usando a versão 0.99.55 e a etapa 4 eu não tenho como executar. A única coisa que aparece na barra de mensagem é:
L: Select vertex or cut edge [press button to slide] M:Start camera R:Exit Connect

Assim, eu simplesmente fui "cortando" até que chegei no vértice inicial e então usei a opção Exit Connect.

Ficou quase 100%, umas poucas faces não foram cortada, mas dei um jeito nelas.

Este recurso, eu realmente ainda não tinha experimentado - já é alguma coisa. ;)
Eu havia encontrado ele em um tutorial de um plugin, que imagino foi incorporado e por isso não havia encontrado ele conforme era citado lá.

Como vc tem um contato próximo com desenvolvimento, permita-me sugerir que seja habilitado o uso das teclas Shift, Alt e Ctrl, como há em outras opções. Assim, fica mais fácil fazer um corte plano, pois dá para manter o posicionamento ao menos nos deslocamentos paralelos ao eixo sendo utilizado. Houve situações em que um vértice estava próximo da linha de corte e não consegui cortar a linha (a seleção pulava para o vertice), mesmo aproximando a visão.

Uma outra possibilidade seria a possibilidade da escolha de um plano de corte, coisa que existe em outros recursos, como é o caso da opção .Flatten. onde escolhemos um plano de referência. Afinal, encontrar a interseção de retas com um plano não é algo muito complicado (se bem me lembro).

Grato pelo auxílio.
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Qua Mai 13, 2009 8:56 pm

Tools|Connect:
deve haver a opção do lado direito da barra de mensagem:

[1] Loop Connect On

A gravação abaixo foi feita na mesma versão que você está usando,
mas você pode instalar com tranquilidade a última versão (Wings3D 1.0 rc2) e usar à vontade, sem receio de instabilidade alguma.

http://www.youtube.com/watch?v=S5RJZq09KRg

Esta estratégia do alinhamento de dois vértices iniciais
(que definiriam o plano de corte) e o uso, em seguida, de Tools|Connect
parecem ser bastante práticas.

<<permita-me sugerir que seja habilitado o uso das teclas Shift, Alt e Ctrl, como há em outras opções.>>

com certeza: já sugeri mas parece que esta "ancoragem" ficou em segundo plano na época...

<<Uma outra possibilidade seria a possibilidade da escolha de um plano de corte, coisa que existe em outros recursos, como é o caso da opção .Flatten. onde escolhemos um plano de referência. Afinal, encontrar a interseção de retas com um plano não é algo muito complicado (se bem me lembro).>>

Já imaginei um outro vídeo aqui...
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Intersect

Mensagempor cazinha » Dom Mai 17, 2009 11:32 am

Belezinha Micheus!

Eu costumo fazer o seguinte:

1 - Seleciono os edges que intersectam o plano. (até aí você fez)

2 - Corto os edges selecionados em dois, usando a ferramente CUT.

3 - Depois disso uso o intersect, na maioria das vezes no modo edge e com o botão direito. Como não é possível aplicá-lo em edges com vértices em comum, às vezes tenho que fazer isso em mais de uma etapa. (Foi o erro que saiu na sua tentativa)

4 - Se for um objeto simétrico, faço isso em só uma área. Depois de achado os vértices que intersectam o plano, corto o objeto ao meio e aplico o mirror. Me poupa tempo e trabalho.

Você pode fazer isso no modo vertice também. O problema é que, diferente do modo edge, a tarefa vai ter que ser feita vertice por vertice.

Espero que ajude em algo. Um abraço
cazinha
Iniciante
Iniciante

Mensagempor cazinha » Dom Mai 17, 2009 3:37 pm

Caramba!! Eu já havia usado a ferramenta connect, mas não sabia que ela também dava um loop automático inteiro no objeto. Nunca tinha experimentado deixar o loop off. Obrigado Fonte!!

Mas depois dessa, o negócio ficou bem mais fácil!!

1 - Criar vértices em 2 retas que cruzam o plano

Imagem
Imagem

2 - Selecionar as retas, e aplicar o intersect com o botão direito

Imagem
Imagem

Pelo modo ortográfico você pode perceber que os vértices estão perfeitamente alinhados com o plano. E a geometria continua intacta!!

Imagem

3 - Agora é só aplicar o conect nos dois novos vértices!!

Imagem

4 - E aí está, um corte perfeito, na medida perfeita!!

Imagem

Abraço[/img]
cazinha
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Seg Mai 18, 2009 5:21 am

Tools|Connect:
deve haver a opção do lado direito da barra de mensagem:

[1] Loop Connect On

A gravação abaixo foi feita na mesma versão que você está usando...

Fonte Boa, realmente deve haver a opção sim, o problema é que não a vejo. Aparece apenas um retângulo branco. Logo, eu acredito que isto esteja ocorrendo apenas no PC que usei aqui na empresa, pois também notei que as linhas do edges costumam sumir neste micro, enquando que o mesmo projeto aberto no meu PC não apresenta este problema. Vou conferir e depois posto resposta.
[edit]É isto mesmo. No meu PC aparece: "[1] Loop connect On"[edit]
Supondo que seja um problema localizado (ou bug), então teria algo que possa verificar para tentar sanar o problema, já que em teoria o programa deveria funcionar de igual forma em qualquer PC?

cazinha executei os passo que vc postou, mas o resultado não foi bom. Na etapa 3, ao acionar a opção Conect do menu principal, teclar 1 (desligando Loop Connect), ligar os dois vértices e clicar o MBR o corte circular não ficou paralelo ao plano, mas sim inclinado:
Imagem
Já se manter ligado o Loop Connect e usar apenas os dois vértices citados o corte é parcial:Imagem
Seria necessário fazer o procedimento similar ao citado pelo colega Fonte Boa, marcando pelo menos mais dois edges no lado oposto, para que o resultado fique correto:Imagem

Grato pelo auxílio.
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Sex Mai 22, 2009 4:49 pm

Micheus,
provavelmente o seu corte ficou inclinado
porque você não alinhou a Câmera a nenhum dos eixos
(usando Shift+X ou Shift+Y ou Shift+Z, o mais apropriado para você)
no modo ortográfico.

Em outras palavras,
não basta estar no modo ortográfico:
você tem que alinhar a Câmera também.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Sex Mai 22, 2009 6:40 pm

Voce está certo.

Eu realmente não havia alinhado adequadamente os eixos.
Depois de refazer o processo algumas vezes, consegui entender como este corte realmente está funcionando. (se interessar a alguém, fica um link com o vídeo de como o corte pode ficar errado e de como deve ficar correto)

Como vc postou na minha dúvida no ODF, o Wings3D ainda não tem um recurso que permita fazer utilizando outro objeto (penso em um plano) como referência e, realmente, ficará complicado fazer algum corte que não seja paralelo a algum dos eixos - ao menos, não será possível uma precisão.

Grato pela atenção mais uma vez.
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Lemos » Seg Mai 25, 2009 9:16 am

Caraca, obrigado pelo tuto, cazinha! Mas pelo que vejo, isso é uma operação booleana, certo? :shock: Então, o wings já tem as outras, interseção e união de formas? Muito legal saber! :grin:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Micheus » Seg Mai 25, 2009 2:58 pm

Mas pelo que vejo, isso é uma operação booleana, certo?
No meu entender não chega a ser não - é apenas um artifício que pode ser utilizado em alguns casos.
Ao utilizar a opção Loop cut ligada, os cortes respeitarão sempre o plano definido pelos dois pontos selecionados e perpendicular ao plano de visão.

Por isto eu não consegui inicialmente fazer o corte como imaginei e como o colega Fonte Boa explicou (ainda não havia entendido isto).

Com cortes mais complexos, o negócio vai ser desligar a opção Loop cut e ir cortando as arestas (edges) como neste tutorial Boolean Operations (puzzledpaul)

De acordo com o que o ggaliens postou no tópico Edge-Face Intersections Plugin (WIP) (ODF), no final do ano passado, este recurso foi o primeiro passo. ("That's step1. Baby Step to additive boolean.")

Abraços
Editado pela última vez por Micheus em Seg Mai 25, 2009 5:30 pm, em um total de 1 vez.
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Fonte Boa » Seg Mai 25, 2009 4:14 pm

não tem um recurso que permita fazer utilizando outro objeto (penso em um plano) como referência e, realmente, ficará complicado fazer algum corte que não seja paralelo a algum dos eixos

Dá para usar outro objeto como referência, por exemplo, usando .Intersect.
O que é impossível é utilizar outros objeto como âncoras do processo de Connect.

Quanto a fazer cortes que não sejam paralelos a algum dos eixos, você consegue se estiver no modo Ortográfico e se já tiver dois vértices iniciais para fazer o corte:
selecione-os e utilize o comando View|Align to Selection.

Então no final fica assim:

1. crie dois vértices quaisquer na geometria que pretende cortar
2. selecione um de cada vez e use, no modo Vértice, o comando Intersect para posicionar cada um no plano de corte (um de cada vez)
3. mude para o modo ortográfico
4. selecione os dois vértices que você criou e que vão definir o corte
5. use View|Align to Selection
6. esconda o objeto que você usou para alinhar (só para facilitar)

Pronto! Basta usar Tools|Connect e, como a opção [1] ligada, fazer o corte.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Micheus » Seg Mai 25, 2009 7:59 pm

Quanto a fazer cortes que não sejam paralelos a algum dos eixos, você consegue se estiver no modo Ortográfico e se já tiver dois vértices iniciais para fazer o corte:
selecione-os e utilize o comando View|Align to Selection.

Fonte Boa, grato pela dica.
Mas... (se eu já estiver ficando chato me avisa que paro de incomodar :wink:)
Executei o processo de alinhamento dos pontos para o plano de referência e depois de usar o Align to selection o resultado continua sendo aquele em que o plano de corte fica perpendicular (90°) com o plano definido pelo segmento de reta formado pelos dois pontos.

Só para tentar ilustrar o que eu disse eu avacalhei um pouco o posicionamento dos meus objetos:
Imagem
Os dois pontos olhando para o plano XZ:
Imagem
O alinhamento provocará a mudança do ponto de vista para uma posição perpendicular à normal da aresta formada pelos dois pontos (certo?):
Imagem
E esta será a visão após a aplicação da opção View...:
Imagem
Ao usar a opção Loopcut, na atual visão, o resultado foi este:Imagem
Entretanto o resultado esperado só será conseguido se mudarmos a visão de modo a vermos o plano de referência perpendicular a viewport, como aqui:
Imagem
Este era o resultado esperado:
Imagem

Espero que agora eu tenha conseguido explicar melhor a questão do corte ocorrer em plano perpendicular ao viewport. Se eu ainda não tiver acertado, por favor pode dizer.

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor cazinha » Ter Mai 26, 2009 1:50 pm

Está certo Micheus. Você precisa alinhar sua visão com um plano perpendicular ao plano de corte.
Quando você levantou a questão de cortes não alinhados aos eixos, fiquei pensando sobre o assunto e também segui a mesma linha de raciocínio do Fonte, fazendo o alinhamento pelo Align to Selection.

Vou postar um outro exemplo aqui, usando um objeto que não tem nenhum dos lados perpendiculares entre si. O método que usei foi usar um cubo como referência.

Digamos que eu queira cortar uma esfera usando um tetrahedron.

Imagem

Primeiro seleciono qualquer face do cubo, e usando o comando Put on, vou alinhar o cubo com o plano de corte. Uso muito esse comando pra movimentar objetos.

Imagem

Imagem

Como o cubo não ficou numa posição muito estratégica, vou movimentá-lo sobre o plano, usando o Move com o botão esquerdo, e subcomando Planar. O cubo vai deslizar sobre o plano selecionado. Uma coisa que fiz também foi rotacioná-lo, mas sem que o cubo se desemparalhasse com o plano. Depois de selecionar qualquer face do cubo perpendicular ao plano do corte, é só alinhá-lo com sua visão e prosseguir normalmente com o processo de corte.

Imagem

Imagem

Imagem

Pra selecionar a região cortada, selecionei o edge loop do corte e comando shift L. Para inverter a seleção, é só ir em Select > Inverse.

Imagem

Imagem

Fiz isso nas 3 faces do tetrahedron. Usando as ferramentas de seleção criei grupos para memorizar os campos selecionados. Isso facilita em muito o trabalho. Aqui o resultado da brincadeirinha.

Imagem

Imagem

Imagem

O legal da brincadeira é que o processo é independente da densidade da geometria. O objeto tendo muitos ou poucos vértices não vai influenciar em nada o trabalho. Afinal, a única coisa que você tem que selecionar são dois pontos pra definir o corte.

Gostei desse tópico! Começou com o intersect mas acabou aflorando várias outras ferramentas!!

Abraço
cazinha
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Ter Mai 26, 2009 2:22 pm

Dica quente!!! :cheers:

Usar um "terceiro" objeto apenas para dar precisão no corte é uma ótima saída até que se tenha funções para operação booleana no Wings 3D.

Até a próxima dúvida...
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Voltar para FERRAMENTAS DE MODELAGEM