Cópia espelhada de uma peça

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Cópia espelhada de uma peça

Mensagempor Lemos » Seg Mai 28, 2007 12:39 pm

Galera, recentemente surgiu uma dúvida: todos aqui estão familiarizados com o espelhamento no Wings, a gente seleciona uma face e ele cria uma cópia espelhada do objeto À PARTIR daquela face. É imprescindível ao fazer corpos, cabeças, etc... Mas no caso do esqueleto que estou fazendo, por exemplo, em que as partes são separadas, tem alguns inconvenientes. Por exemplo, fiz a Omoplata direita. Para fazer a esquerda, eu escolhi um face qualquer da direita e a projetei no eixo Z, de modo que ficasse relativamente comprida. Aí, eu tive que girar esa face projetada até que eu achasse que estava exatamente alinhada com os 3 eixos, usando a vista ortográfica. Essa operação é muito imprecisa. Então, quando achei que estava bom, fiz o espelhamento. Depois, onde estava esa face, surgiu um loop de arestas que eu pedi para que o Wings cortasse ao longo dele, deletando em seguida o prolongamento que usei para espelhar, ficando assim com 2 osos distintos e espelhados.
Minha pergunta é a seguinte: fiz tudo certo ou tem outro meio melhor? E se não tiver, como fazer para que a face fique bem alinhada com os 3 eixos, uma vez que se estiver um pouquinho girada, a cópia espelhada também ficara assim?
:? Abração!
Lemos
Sênior
Sênior

Re: Cópia espelhada de uma peça

Mensagempor Lemos » Ter Mai 29, 2007 9:56 am

Por sujestão do fonte, vou tentar mostrar o problema com imagens:

Imagem

Imagem

Acho que assim o problema fica mais claro. A forma de chegar a esse resultado, de maneira tão imprecisa, me faz pensar se o método que estou usando não está errado. Deve ter um meio mais preciso e o bestão aqui desconhece! Se não no espelhamento, pelo menos na hora de alinha a face com os eixos!
:? Abração!
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Qua Mai 30, 2007 8:50 am

Seu raciocínio está 100% correto, mas para a operação ficar exata você deve simplificar o caminho. Como quase tudo no Wings, há mais de uma maneira de resolver o problema. Como não tenho o seu modelo em mãos, a solução a seguir é genérica, e funciona com 100% de precisão.

Ao invés de extrudar uma face e usá-la como referência, observe o que fiz no gif animado: criei um cubo, selecionei ele e o modelo original, usei o comando "Combine", e depois simplesmente usei uma face do cubo para aplicar o "Mirror".

Imagem

Depois é só usar o comando "Freeze" para desligar o mirror e deletar o cubo.

Observação: No passo 5 do seu exemplo, você pode alinhar a face que você irá usar como referência para o "mirror" sem ser pelo método "no olho". Basta você selecionar todos os vértices daquela face (ou a face em si mesma) e usar o comando "Flatten" ("Achatar") no eixo Z. Funcionará 100%. Foi o único ponto em que você vacilou no seu método. De resto, o raciocínio é exatamente este. Explore mais esse ponto. Use o Flatten para achatar a face no eixo em que vai fazer o Mirror.

Observação 2: Você pode usar outros métodos também, criando um clone e depois rotacionando esta cópia 180 graus no eixo Y. Use o comando "Duplicate", mas mantenha o Shift pressionado sem mover o mouse e depois confirme: isso criará um clone na posição exata do objeto. Depois, basta selecionar apenas um dos dois objetos (vai parecer que há apenas um, pois eles estão superpostos, mas na verdade são dois) e rotacioná-lo 180 graus em Y. :grin: É até mais fácil.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Lemos » Qua Mai 30, 2007 9:21 am

Fonte Boa escreveu:Seu raciocínio está 100% correto, mas para a operação ficar exata você deve simplificar o caminho. Como quase tudo no Wings, há mais de uma maneira de resolver o problema. Como não tenho o seu modelo em mãos, a solução a seguir é genérica, e funciona com 100% de precisão.

Ao invés de extrudar uma face e usá-la como referência, observe o que fiz no gif animado: criei um cubo, selecionei ele e o modelo original, usei o comando "Combine", e depois simplesmente usei uma face do cubo para aplicar o "Mirror".

Cara, acredita que quando eu estava vindo para a firma, a solução me atropelou?!! :shock: Eu ia justamente descrever um método que seria parecido, só que em vez de usar o "combinar, eu ia ligar a face do cubo voltada para a peça com uma face qualquer de 4 lados da mesma. Depois fazer o espelhamento pela face oposta do cubo. Usando o combinar é mais fácil! Não sei como não pensei nisso na hora, é tão simples!! :? :oops:
Valeu mesmo pelas dicas! Hoje mesmo vou colocar em prática!

Abração! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Qua Mai 30, 2007 11:29 am

Lemos, a solução mais rápida e prática é outra. Só serve se você precisar espelhar no eixo X, Y ou Z. Se for um eixo diferente desses, não serve.

1) Selecione o objeto a ser espelhado
2) No modo objeto, use "Duplicate" (evite mexer no mouse se desejar manter a posição original do objeto)
3) Deselecione tudo (barra de espaços)
4) Selecione a cópia (ou o original, tanto faz) e use, no modo objeto, o comando "Flip", escolhendo o eixo desejado.

Pronto. Só falta posicionar o objeto e não é preciso deletar nada!

:grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Lemos » Qua Mai 30, 2007 12:22 pm

Fonte Boa escreveu:Lemos, a solução mais rápida e prática é outra. Só serve se você precisar espelhar no eixo X, Y ou Z. Se for um eixo diferente desses, não serve.

1) Selecione o objeto a ser espelhado
2) No modo objeto, use "Duplicate" (evite mexer no mouse se desejar manter a posição original do objeto)
3) Deselecione tudo (barra de espaços)
4) Selecione a cópia (ou o original, tanto faz) e use, no modo objeto, o comando "Flip", escolhendo o eixo desejado.

Pronto. Só falta posicionar o objeto e não é preciso deletar nada!

:grin:

Esse comando Flip, tem na versão que estou usando, a 0.98.35? :?: E qual o correspondente em português?
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Lemos » Qua Mai 30, 2007 1:29 pm

Lemos escreveu:Esse comando Flip, tem na versão que estou usando, a 0.98.35? :?: E qual o correspondente em português?

Acabei de descobrir, é o comando Virar! :neutral: Funciona perfeitamente! :drunken: Que droga não ter descoberto ele antes... :cry: :cry: :cry:
Vou usar agora sem parar! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Voltar para FERRAMENTAS DE MODELAGEM