juntas e junções

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

juntas e junções

Mensagempor aftasardem » Seg Abr 09, 2007 1:15 pm

olá.
eu estou tendo uma dificuldade muito grande em passar pro wings o que eu vejo em tutos pra outros programas no que diz respeito a fazer a junção do corpo com as pernas ou os braços /cabeça de um modelo orgânico.
eu faço as extrusões seguindo as imagens tudo perfeito, mas quando chega na hora de juntar as partes, geralmente os tutos mostram técnicas que não podem ser feitas no wings, devido à sua particular forma de lidar com os vértices e arestas.
eu queria a ajuda de vocês, se tiverem exemplos ou tutos que mostrem como vocês fazem isso no wings, ou como traduzir tal técnica de splines etc pro wingão.
obrigado
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Seg Abr 09, 2007 1:51 pm

Essas junções no wings só podem ser feitas - isso você já deve saber -
via Bridge ou através de solda (normalmente individual)(*) de vértices.
Onde está a dificuldade exatamente, amigo aftasardem?

(") há situações em que você pode soldar os objetos também, mas são bem particulares.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor aftasardem » Ter Abr 10, 2007 3:06 pm

salve fonte boa!
bem, na verdade eu não consigo visualizar, entender como juntar o tubo que é a perna com o tubo que é o tronco, eu não falo tecnicamente, eu sei do bridge e etc....mas sim em se ter uma "fórmula" lógica com alguns passos claros a se seguir.
eu geralmente "corto" um pouco da base do tronco até que tenha as mesmas faces da perna e faço bridge. mas fica uma bagunça e eu perco muito tempo arrumando uma coisa que eu sei que deveria ser mais fácil.
às vezes eu deixo a face debaixo do tronco como uma ngon e ligo, corto os vértice e edges já no formato exato da perna.....mas to meio na incerteza, cara....pois em tutos famosos como o da joana dark, os do poopinmymouth, ou aquele do ant online, quando chega nessa parte a técnica que eles usam é meio diferente do wingão...

acho mesmo que eu tô sem referência, fonte. eu sempre desisto do orgânico por causa disso.
como você faz? qual a lógica dos passos que você dá?
um abraço?
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Ter Abr 10, 2007 8:15 pm

Foi bom que descobri uns links com você que eu não conhecia anteriormente: obrigado.
Mas vamos lá:

(1) o caso da Joana D'Arc é o mais simples: o Michel começou modelando o pé, subiu pela perna e, extrusão por extrusão, construiu o encontro de ambas as pernas no quadril e continuou em direção à cintura etc etc. Nenhum segredo.

Imagem

(2) No caso do ant-online, o processo foi mais "embaraçoso": o "tubo" que representa o abdomen e o "tubo" que representa a coxa foram colocados no espaço em interseção, depois foi feito um "split" (isso você consegue com a ferramenta Tools | Connect) e depois foi feita uma junção (que ele inclusive alerta que possivelmente será necessário criar novos vértices para isso) através da solda (Weld) de vértices, até atingir o resultado desejado. (tudo possível de ser feito no WIngs, através de Tools | Connect, depois Cut, depois deletar a parte que "sobra", depois refinar ambas as partes para que fiquem com o mesmo número de vértices e, finalmente, soldá-los).

Imagem

(3) O terceiro exemplo que você dá, do poopinmymouth, não detalha muito como foi feita a junção, mas parece que seguiu os mesmos passos, do ant-online (ainda não temos operações boolean que fizessem isso "milagrosamente")

Imagem

----------------------------------

Bem, finalizando, eu concluiria o seguinte.

(1) As ferramentas disponíveis para você unir membros a um torso já são do seu conhecimento:
- Face | Bridge (desde que as faces tenham o mesmo número de vértices)
- Vert | Weld (sempre um a um, mas se sobrar algum bastaria resolver aquele caso particular com um redirecionamento do fluxo de edges)
- Tools | Connect (que te permite fazer a operação de Split no exemplo do Maya acima)

(2) Uma solução confortável seria seguir o exemplo da Joana D'Arc (não necessariamente partindo do pé em direção aos quadris), mas simplesmente construindo um torso e fazendo, com paciência e cuidado, todas as extrusões (e tweaks) necessários para "puxar" os membros a partir dali.

(3) Outra solução confortável seria marcar no torso a face de onde nascerá um braço, por exemplo, selecionar essa face, usar um Face | Extract e, a partir da nova face independente, extrudar e modelar o braço inteiro. Depois, bastaria usar o Brigde para unir tudo de novo (às vezes eliminando o edge ring que surgiria no caso, outras vezes aplicando um Tighten para "normalizar" os vértices da ligação, às vezes simplesmente usando Tweak para refinar a ligação.

A extrusão pura e simples parece ser o método menos complicado (não o melhor, talvez). Mas, em todos os casos, o mais importante é ter um corte transversal do membro com um número confortável de vértices para trabalhar e mandar bala. Juntar é o menos problemático. Afinal, pelos exemplos, em todos você tem que ter um mesmo número de vértices para fazer a solda das partes (ou um edge workflow para solucionar alguma diferença não prevista).

Gostei do tópico: se quiser,
(a) podemos criar um torso bem primitivo e tentar "puxar" um braço por extrusão
(b) criar um torso simples, fazer um "corte" nele (Tools | Connect) (ah, o que seria de nós sem essa ferramenta), usar um Face | Extract e modelar um braço, para no final usar o Bridge
(c) criar livremente um torso simples, criar também livremente um braço simples, ambos sem NENHUMA preocupação e, depois, bolar a junção de ambos (provavalmente usando Tools | Connect + Cut + Weld + Bridge + Tweak + Slide) (apenas uma idéia).

Vamos nessa??!!

O tópico promete!

PS: Acabei de lembrar também as possibilidades que podem ser exploradas para isso com o comando Inset + Move | Normal!!
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor aftasardem » Qua Abr 11, 2007 11:22 am

hehehe um convite pra aprender wings contigo não precisa nem fazer, fonte boa!

vou preparar alguma coisa e começar a postar.
fiquei muito animado agora, pois justamente essa parte tá me travando no orgânico.

já coloco em questão uma coisa que me caiu a ficha agora:

1 qual seria o conjunto de loops fundamentais ou mais importantes nessas regiões que a gente tá discutindo? (virilha, em torno do braço, tronco-pescoço)?

alguém conhece uma daquelas ilustrações de edge loops que detalhe bem essas áreas? geralmente se encontra fácil as de face.

um abraço!
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Voltar para FERRAMENTAS DE MODELAGEM