Snap...

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Snap...

Mensagempor aftasardem » Sex Dez 29, 2006 2:43 pm

olá a todos. salve fonte boa!

bom, eu estava modelando um poste low poly no wings quando me deparei com um problema:

imagine um cubo pequeno e outro 10, 20x maior, os dois sem nenhuma subdivisão. agora eu quero colocar a face do menor exatamente sobre a face do maior, mas sem mudar os cubos de posição?(o que descarta put on)
como fazer isso no wings? mas sem direcionar a face do menor pro meio, ou pros lados,(o que descarta o snap caso eles estejam em "alturas diferentes" no espaço), eu preciso que ela vá seguindo sua normal até se encontrar com a face maior, sem desvios.

ou é possível fazer o snap, que desloca a face, e re-alinhá-la com o resto do seu "corpo original" facilmente? que eu me lembre, se eu der flatten, ele muda o cubo de lugar.

as soluções que eu encontrei tiram um pouco da liberdade de modelar e ajustar "sem muita frescura"que eu tanto gosto no wings.(e detesto no max, hehehe)

eu tô comendo bola em algum comando? não existe algo como um snap to face? poder mover uma face até cruzar com outra?

obrigado e muita boa sorte pra vocês!

assim, ó:
Imagem
hehehe ms paint é o máximo!
Editado pela última vez por aftasardem em Sex Dez 29, 2006 3:20 pm, em um total de 1 vez.
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Joe » Sex Dez 29, 2006 3:00 pm

Não entendi que face do menor e qual face do maior...
Joe
Master
Master

Mensagempor Fonte Boa » Sex Dez 29, 2006 9:22 pm

Grande aftasardem! Bom te ver por aqui, cara! :grin:

O modo mais descomplicado é o Snap "avançado":
(1) selecione a face que deseja mover
(2) botão direito | Absolute Commands
(3) observe as opções do comando .Snap.: todas as três variações desse comando funcionam (botão direito, do meio e esquerdo), mas o modo mais rápido é clicando em .Snap. com o botão do meio e, então, clicando na face em que quer "colocar" a face inicialmente selecionada. :wink:

Imagem

Experimente todas e lembre-se que toda vez que ele te perguntar sobre "reference point for snap operation" trata-se do centro da face inicialmente selecionada e "target point for snap operation" trata-se do centro da face onde deseja colocar a inicialmente selecionada, ok?!

Uma maneira mais avançada já seria usando o comando Intersect, especialmente útil se as faces não estiverem paralelas uma a outra (por exemplo se um dos cubos estivesse rotacionado no eixo Z ou Y), mas em casos mais simples como o da ilustração acho que o .Snap. "avançado" (hehehe) já resolve rapindinho. :grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor aftasardem » Qua Jan 03, 2007 5:22 pm

valeu, ajudou bastante!

mas o que eu tava tentando aqui era fazer isso do gif e depois alinhar essa face que desceu até a outra maior com o antigo corpo dela. como se ela tivesse ido reto até a outra, como se tivesse movendo pela normal dela.
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qua Jan 03, 2007 7:05 pm

Bem, Aftasardem, nesse caso a solução é usar o comando .Intersect., para ser exato, clicando COM O BOTÃO DIREITO no comando Intersect.

Poucos usam o Intersect e a maior dificuldade é que ele não se aplica às faces, mas apenas às edges e/ou vertices.

No exemplo que você propôs, teremos que fazer a interseção das 4 edges indicadas no gif a seguir com a face do cubo maior (segundo passo do gif):

(1) selecione as 4 edges indicadas
(2) botão direito | .Intersect. (clique com o botão direito no comando .Intersect.): o Wings pede para que você indique o plano com o qual deseja a interseção das edges selecionadas. Nesse caso, indique a face do cubo grande.
(3) Execute.

Imagem

O mais interessante é que, mesmo se o o cubo grande estiver inclinado EM QUALQUER DIREÇÃO, o comando Intersect encontrará perfeitamente a interseção das edges com a face selecionada, como você pode ver:

Imagem

Era isso que você estava procurando??
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor aftasardem » Qui Jan 04, 2007 11:08 am

hell yeah, fonte boa!!!!
era isso mesmo.

tu é o cara! :grin:
aftasardem
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qui Jan 04, 2007 11:28 am

Aftasardem,
ainda existe uma outra possibilidade, útil, mas não tão poderosa quanto Intersect: é o comando Botão do Meio em Scale Axis, que póde ser usado seja na face em si, seja nos vértices que formam a face.

No exemplo abaixo, foi selecionada uma face e aplicado o comando Botão do Meio em Scale Axis: primeiro ele pergunta qual é o eixo e depois qual é o plano. Na hora de executar, mantenha o Shift pressionado para forçar o valor 0,00%. :wink:

Imagem

Apenas para constar a variedade de estratégias no Wings3D para o mesmo resultado (e porque sou particularmente fã do comando Scale Axis.. :grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Voltar para FERRAMENTAS DE MODELAGEM