Problema com Tools|Connect

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Problema com Tools|Connect

Mensagempor Juan » Ter Ago 29, 2006 5:18 pm

Oi galera, hehehe :grin:

Estou tentando usar o Tools|Connect para criar um "corte" de um vértice até uma aresta...

Mas meu problema é que, perto do local onde quero criar o vértice, há um outro, muito perto, então não consigo cortar exatamente onde eu quero, ele seleciona automaticamente o vértice que está próximo :?

Imagem:

Imagem

O que faço? hahe
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor Juan » Ter Ago 29, 2006 6:01 pm

Encontrei uma solução temporária: selecionei o vértice de destino e dividi-o em nove. Não sei porque, mas quando tentei novamente o Tools|Connect, nenhum vértice foi automaticamente selecionado, apenas o local que eu precisava :) mas tem uma saída mais fácil, como alterando a distância em que um vértice é automaticamente selecionado quando o mouse passa por perto ?
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Ter Ago 29, 2006 6:07 pm

Você pode desligar o Highlighting de vértices em Preferences, mas o ideal é o seguinte.

Faça assim:
(1) ative o Tools|Connect
(2) clique no vértice de "partida"
(3) agora, ao invés de clicar diretamente no ponto desejado, que está muito próximo daquele vértice, clique NA EDGE onde você deseja criar o novo vértice, em um local mais afastado daquele vértice, mas MANTENHA O BOTÃO ESQUERDO APERTADO (não clique e solte de uma vez, senão ele cria o vértice na hora): mantendo apertado o botão esquerdo você pode arrastar o vértice até o local desejado e, então, SOLTE o botão para criar o vértice e continuar com o Tools|Connect. :grin:

Normalmente, as pessoas acham que, com o Tools|Connect, você já tem que clicar no local correto onde quer criar o vértice: explore sempre a possibilidade de clicar e manter o botão apertado para, movendo o mouse no sentido esquerda-direita, reposicionar o vértice criado. Depois é só soltar e continuar.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Juan » Ter Ago 29, 2006 6:47 pm

Opa, não sabia disso! :oops:

Grande Fonte! Brigadão :D
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor XHAOS » Ter Ago 29, 2006 9:16 pm

Oi, só complemetando oq o Fonte disse, na etapa 3, ao arrastar o vértice sobre a aresta, a gente pode restringir (constrain) este movimento a incrementos de 10% apertando a tecla CONTROL na medida em q move o mouse.
Agora se, por outro lado, a intenção for posicionar o vértice q está arrastando exatamente sobre um dos vértices localizados nas pontas da aresta, então neste caso a gente pode usar a tecla SHIFT.

Abraços

X

-----------------------------------------
XHAOS
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Seg Set 04, 2006 7:37 am

Se um vértice for posicionado exatamente sobre outro (com o uso de Shift),
eles serão automaticamente fundidos. :cool:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador