Procurar vértices de 5 pontas pelo comando do Wings

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Procurar vértices de 5 pontas pelo comando do Wings

Mensagempor Neon » Ter Mai 30, 2006 6:55 pm

Aquele comando Select - By - Vertices With - é garantido? Pra modelagem orgânica dá pra se basear por ele sem erro?
As vezes um vértice com 4 lados fica todo torto, peço pro Wings procurar vértices de 5 pontas e ele não acusa o vértice que eu achei que tinha 5, e outras vezes acontece exatamente o contrário, parece que a malha tá certa e vem um monte de vértices de 5 pontas. Vocês se baseiam nesse comando? Dá pra confiar?
Obrigada.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor akze » Ter Mai 30, 2006 7:03 pm

Oi neon:)

Nao sei responder tua pergunta ????

Nunca usei essa forma de selecao, sempre faco selecao na mao.
E nao tenho ideia de como usar isso , principalmente para modelagem organica............
Acho que o Fonte podera te orientar melhor que eu. :)
akze
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Neon » Ter Mai 30, 2006 7:09 pm

Tá bom akze, eu uso esse comando, porque estou começando a estudar modelagem orgânica e estou evitando os polígonos com 5 lados, esse comando acusa vértices, faces, um monte de coisas, mas não sei se estou usando certo. Valeu pela atenção. Parabéns pelos seus trabalhos, são lindos.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor akze » Ter Mai 30, 2006 7:19 pm

Op Neon

acabei de fazer um test num objeto que eu estava modelando.
É o seguinte esse comando nao vai apontar para poligonos com 5 vertex mais sim para os vertex que estao na encruzilhada de 5 edges o que nao é a mesma coisa.

Na modelagem organica pede para se evitar tringulos e vertex com mais de 4 edges para so ter polygonos de 4 lados. mais sempre tem algums que nao da pra tirar( a menos de ser um deus da modelagem ).
E isso se aplica principalmente para animacao .
No caso de imagens fixas essa regra nao precisa ser levado ao pe da
lettra. O que importa e que isso nao atrapalha a tua malha criando deformacoes indesejadas na hora de animar o no render.

Espero ter esclarecido seu problema com esse comando. :)
akze
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Neon » Ter Mai 30, 2006 7:37 pm

Legal, akze, eu entendi. Obrigada.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor XHAOS » Qua Mai 31, 2006 1:45 am

Oi Neon, legal q vc está seguindo com os teus estudos de modelagem orgãnica! :grin: :grin: :grin:

Eu, particularmente, prefiro raciocinar em termos de POLÍGONOS/NÚMERO DE LADOS do que VÉRTICES/NÚMERO DE ARESTAS. Vou listar aqui oq só uso (ou uso mais) das opções do menu SELECT BY:

FACES WITH 5 OR MORE (EDGES)>(atalho F5);
FACES WITH 3 EDGES>(aqui eu uso o atalho ALT+F3);
HARDE EDGES (principalmente quando quero usar o BEVEL nas arestas duras do modelo quando vou exportá-lo para outro programa q não as aceita);
ISOLATED VERTICES (para selecionar e em seguida deletar os vértices q sobram na malha depois de ter usado o DISSOLVE em algumas arestas/o mesmo resultado pode ser obtido com o uso do CLEANUP no modo OBJECT).

Quando quero limpar a malha após ter obtido a forma q desejo, ou ainda, quando modelo e limpo a malha paralelamente (método q prefiro) sempre uso intensamente as duas primeiras opções de seleção q listei acima.

Acrescentando, sobre alguns termos usados em 3d no que diz respeito a quantidade de lados dos polígonos:

3 lados = TRIS
4 lados = QUADS
+ de 4 lados = N-GONS
Modelo só construído com polígonos de 3 lados = ALL TRIS
Modelo só construído com polígonos de 4 lados = ALL QUADS

Quando a gente usa a tecla F5, na realidade nós estamos selecionando os polígonos de mais de 4 lados da malha, por isto vou colocar aqui dois links de tópicos antigos em q falamos um pouco sobre N-G0NS:

http://www.wings3d.com.br/forum/viewtopic.php?p=726#726

http://www.wings3d.com.br/forum/viewtop ... =6830#6830

Apesar de terem mais ou menos as mesmas informações nos dois tópicos, vale a pena lê-los por inteiro pq sempre a gente encontra uma ou outra informação interessante a mais.

Neon, espero q estes toques te ajudem um pouco a ter uma idéia mais clara destas terminologias e q te ajudem nos teus estudos de modelagem.

Abração :grin:

X

-----------------------------------------------
XHAOS
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Qua Mai 31, 2006 11:29 am

Neon, pode estar 100% certa de que os comandos mencionados funcionam com TOTAL precisão. Se tiver situações de dúvida, mostre imagens para melhor visualização.

Paricularmente, não sigo o caminho do Xhaos, mas prefiro localizar os vértices com 3 (N-poles) e com 5 (E-poles) (seguindo a terminologia do SomeArtist) edges: não para eliminá-los, mas apenas para reposicioná-los. É impossível modelar sem esses poles e eles tem a função de desviar e/ou finalizar os edge loops.

o assunto é vasto! abração
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor XHAOS » Qua Mai 31, 2006 12:04 pm

Paricularmente, não sigo o caminho do Xhaos, mas prefiro localizar os vértices com 3 (N-poles) e com 5 (E-poles) (seguindo a terminologia do SomeArtist) edges: não para eliminá-los, mas apenas para reposicioná-los. É impossível modelar sem esses poles e eles tem a função de desviar e/ou finalizar os edge loops.

Pois é Fonte, depois q postei aquela mensagem pra Neon eu dei uma fuçada naquelas outras opções q não usava, particularmente aquelas q selecionam vértices e acabei vendo já utilidades nelas. Sobre o tópico do Someartist eu dei uma olhada rápida (só na primeira página) naquele dia q vc colcou o link aqui e gostei do tópico mas confesso q não me aprofundei no que ele disse...qualquer hora eu volto lá e vejo oq posso aproveitar de técnica. No momento eu raciocino muito em termos de fluxo de poligonos..ou loop de polígonos na hora de desviar geometria e no final acaba q os N-Poles e os E-Poles são reposicionados na operação, mas como disse preciso revisitar aquele tópico pra ver se o raciocínio do someartist facilita o processo. Valeu pelo toque!

-----------------------------------------------------------

Neon, pode estar 100% certa de que os comandos mencionados funcionam com TOTAL precisão. Se tiver situações de dúvida, mostre imagens para melhor visualização.

Neon, concordo com Fonte sobre a precisão dos comandos de seleção, o q pode acontecer as vezes é q durante a modelagem aparecem vértices sobrepostos, e geometrias escondidas q dificultam a visualização precisa do modelo...e é aí q estas ferramentas de seleção ajudam muito. A não ser q tenho um belo de um bug no teu wings (oq duvido) pode confiar! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abração

X

-------------------------------------------------------
XHAOS
Veterano
Veterano

Mensagempor Neon » Qua Mai 31, 2006 5:34 pm

Xhaos, vc foi no ponto! Quando eu li a segunda mensagem do akze, percebi a burrada que estava fazendo na hora :oops:
Até o o nome do meu post está errado, não é "vertice de 5 pontas" o mais lógico seria "face ou polígono de 5 pontas", o que eu quis dizer na verdade é que estava procurando polígonos de 5 pontas, essas "estrelas de 5 ou 6 pontas" que vcs dão os toques quando analisam as malhas das modelagens orgânicas. Quando eu usava esse comando estava querendo ver onde estavam as estrelas, mas estava usando a opção errada. Usava " vertices with" tinha que ser "faces with" E o pior é que vertice sempre aparecia um ou outro de 5, mas não faces, não tinha nenhuma de 5, e eu besta, começava tudo de novo, achando que tinha feito errado. Putz, tava empacada nesse erro. Xhaos, eu já tinha visto esses posts que vc colocou aí pra mim ler, mas li de novo.

Fonte, é legal saber que o comando tem precisão 100%, dá pra se basear por ele então. Eu já fiz um monte de testes com os tutos que pego sobre modelagem de cabeças, mas não gosto de nenhum resultado que consigo jogo tudo fora, e começo de novo. Quando eu tiver alguma coisa que eu tenha conseguido entender e não ter feito como um papagaio, só seguindo e repetindo os tutos eu posto, aí vai ficar mais fácil pra mim apontar minhas dúvidas. Eu já entendi legal o conceito dos loops, o problema é que eu não sei exatamente onde ligar um com outro, mas eu vou aprender, podem esperar.

akze, Fonte e Xhaos, obrigada, vcs me ajudaram muito. Um abraço.
Neon
Veterano
Veterano

Voltar para FERRAMENTAS DE MODELAGEM