Porque faces quadradas e não triangulares?

Discussão sobre aspectos específicos da modelagem no Wings3D

Porque faces quadradas e não triangulares?

Mensagempor Lemos » Qui Mai 11, 2006 9:50 am

Uma coisa que me chamou a atenção: quando exporto modêlos para outro softwares, tipo 3dmax, Anim8or, e depois reexporto para o wings, as faces são convertidas em triângulos. Aqui todos sempre me falaram que para efeitos de uma boa animação, as faces devem ser quadradas, devemos evitar exágonos, pentágonos, mas esses softwares trabalham com triângulos. Na minha cabeça, a forma mais simples e correta seria a triangular, uma vez que é a única que sempre permace plana. No Wings, um quadrado pode ter dois vértices pra cima e 2 pra baixo, uma malha deformada e errada. Existe alguma razão para essa configuração de quadriláteros no Wings ou não tem nada a ver, é apenas uma questão de gosto :?: :?
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Mensagempor cara-rj » Qui Mai 11, 2006 10:59 am

Não é que os outros software trabalhem somente com triângulos, mas sim, todos os software usam faces triângulares, pois é o formato usado pelas placas de vídeo (ZBuffer).
O que você faz é pedir para não visualizar as faces triângulares, exceto qdo elas ocorrem.

As faces "quadradas" se deformam melhor ao se subdividir o modelo. Já com a presença dos N-Gons, essa subdivisão nem sempre pode apresentar o resultado esperado.

Se sua modelagem for para animação ou Stills, procure sempre usar faces quadradas, tentando solucionar os n-gons que possam aparecer.
Se for modelo para jogos, não há problemas em usar quadrados, mas sempre dê uma olhada em como está a malha triângulada.
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Mensagempor Fonte Boa » Qui Mai 11, 2006 12:13 pm

Perfeita a explicação do cara-rj.

E apenas lembrando de um comando que pode ser útil, não nessa situação, mas ou algumas outras:
selecione todas as FACES, botao direito, Tesselate e depois Untriangulate.

Há três algoritmos para a reduçao de polígonos: é sempre bom experimentar os três.
O comando serve para eliminar faces triangulares dos modelos.
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Mensagempor Lemos » Qui Mai 11, 2006 12:51 pm

Valeu, amigos, pela luz! :mrgreen:
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