Como enquadrar em 480 x 600 sem cortar os lados da imagem?

Sala destinada à postagem de imagens renderizadas com YafRay e à discussão técnica sobre o plugin para Wings3D

Como enquadrar em 480 x 600 sem cortar os lados da imagem?

Mensagempor Lemos » Qua Jan 21, 2009 10:34 am

Salve, amigos! Já faz um tempão que não posto nada, mas fico acompanhando os posts. Levei um baita susto outro dia quando o Cazinha me perguntou pq o fórum estava fora do ar e vi que estava mesmo; foi um alívio quando o vi de volta :shock: !
Bom, apesar de já estar quase no fim das minhas férias, não pude fazer nada do que eu queria fazer no Wings... Passei todo o tempo envolvido em trabalhos paralelos, e isso tá me deixando doido. Sinto muita falta de modelar sem um objetivo que não seja "trabalho..." Mas nestes últimos dias tive um pedido muito especial da minha filha mais velha, a Lúcia, 14 anos. Ela escreveu um livro, o primeiro de 5, registrou e pretendemos publicá-lo! :grin: Além da história, ela está fazendo as ilustrações e, não é por ser minha filha, mas os desenhos estão com uma qualidade realmente assombrosa. Sua dedicação impressiona, pra vcs terem uma idéia, ela está criando um site sobre a história e brevemente deverá estar no ar, já vimos o domínio e tudo. Mas apesar de tanto talento, ela me pediu para desenha um jogo (também criado por ela) que faz parte da história. Bom, eu estou caprichando, a caixa do mesmo é dourada, tem imagens aplicadas, bolinhas de vidro colrido, etc. está ficando bonito, mas tem uma coisa que está me intrigando: eu só consigo enquadrar bem a cena renderizando ela deitada, tipo 640 x 480, ou 800 x 600. Se eu inverto a medida, tipo, 480 x 600, ela corta os lados! Bom, as páginas do livro são em pé. se eu renderizo deitado, o desenho só vai ocupar a metade da página. Eu quiz renderizar em pé, para aproveitar bem a página, mas não importa a resolução, ela sempre corta...
Estou proibido de postar qualquer imagem, minha filha mantém sob segredo absoluto, ela não mostra nem a amigos, é um pecado... Acredito que para conseguir isso eu teria que afastar a câmera, mas isso iria afastar também as bolinhas e elas terão aplicadas depois uns símbolos especiais, então aproximei a cena ao máximo, mas o conjunto de objetos formou um quadrado.
Pelo que eu entendi, o Yafray considera o limite na altura do enquadramento, tipo, se eu coloco 600 x 480, ele fixa os 480 na altura e expande os 600 até aonde pegar. Se eu coloco 480 x 600, ele fixa os 600 na altura e joga os 480 na largura, cortando as laterais. O melhor que consegui foi uma imagem quadrada, 480 x 480, corta só um pedacinho.
Fui nas configurações de câmera e tem várias opções e o curioso é que a cãmera escolhida por padrão é a Mirai, mas tem Wings 3D, Blender, 3D max, etc. São cionfigurações que nunca mexi antes. A versão do meu wings é 0.99.03.
Não sei se existe algum recurso como no Blender em que a gente possa ver um retângulo pontilhado para saber o que a cãmera vai pegar ou não. Ontem fui fazer um render "final" de 900 x 1200, esperamos 4 horas e meia :shock: e perdi os lados da cena.
Eu queria que a cãmera de repente enquadrasse na lateral e expandisse pra cima e pra baixo, de modo que os 900 pegassem a lateral da cena toda e os 1200 pegassem o que desse. Existe alguma configuração assim? Tem como ver uma prévia rápida do render pra acertar o enquadramento?
Desculpem essa pergunta que parece meio boba, mas relamente nunca tive problemas porque sempre uso a imagem deitada, nunca em pé.
Se não tiver outro jeito, eu afasto a cena, mas seria legal se tivesse um recurso para ver o que realmente seria renderizado.
Desculpem o tamanho do post.
Um abraço a todos!
Lemos
Sênior
Sênior

Voltar para YafRay