E a animação?

Esta sala é destinada à postagem de perguntas mais freqüentes a respeito do Wings3D e respostas diretas para cada uma

E a animação?

Mensagempor wirtcal » Dom Mai 07, 2006 11:22 pm

Andei lendo a respeito do wings e percebi que ele se limita a renderização de imagens estáticas.. podem me confirmar?
Sendo o meu proposito algo animado, estou interessado em um programa para animar os objetos gerados. Estou pensando em usar o OpenFX, que é open-source e eu tive a oportunidade de ver alguns resultados. (MAS O MODELADOR DO OPENFX EH EXTREMAMENTE CONFUSO)

Na maioria dos outros modeladores que eu fucei, eram no esquema de 4 janelas (Frente, Lado, Cima e Perspectiva).. jah o wings é tudo em uma...
Isso não gera um limite para o programa??

Gostei muito da sua interface.. a unica coisa q me "desapontou" (essa palavra é muito forte...) foi o fato de não animar...
wirtcal
Iniciante
Iniciante

Re: E a animação?

Mensagempor Lemos » Seg Mai 08, 2006 9:02 am

wirtcal escreveu:Andei lendo a respeito do wings e percebi que ele se limita a renderização de imagens estáticas.. podem me confirmar?
Sendo o meu proposito algo animado, estou interessado em um programa para animar os objetos gerados. Estou pensando em usar o OpenFX, que é open-source e eu tive a oportunidade de ver alguns resultados. (MAS O MODELADOR DO OPENFX EH EXTREMAMENTE CONFUSO)

Na maioria dos outros modeladores que eu fucei, eram no esquema de 4 janelas (Frente, Lado, Cima e Perspectiva).. jah o wings é tudo em uma...
Isso não gera um limite para o programa??

Gostei muito da sua interface.. a unica coisa q me "desapontou" (essa palavra é muito forte...) foi o fato de não animar...

Seja bem vindo, Wirtcal! Conforme você disse, o Wings (por enquanto!) não faz animação. Está sendo desenvolvido um pluggin para isso, que é uma coisa muito esperada por todos os usuários do Wings. Eu particularmente entendo bem o que você está passando pois tenho os mesmos anseios, sou um apaixonado por animação, mas você, assim como eu, se utilizar o Wings, vai descobrir que maravilhosa ferramenta ele pode ser. Muitos programas gratuitos como ele só são utilizados porque os usuários não tem dinheiro para adquirir um software comercial, mas você verá que aqui no fórum existem usuários desses programas comerciais que não abandonam o Wings, dada a sua praticidade e versatilidade, utilizando outros softwares para animação ou texturização.
Desde que comecei a trabalhar com CG estou em busca de um bom software para fazer essa parte de animação em parceria com o Wings. O candidato mais recomendado é o Blender, que apesar de gratuito tem recusrsos de renderização, modelagem e animação realmente profissionais, sendo que é usado inclusive em algumas grandes empresas. O problema dele é justamente esse que você descreveu no Open FX (que inclusive eu quase me animei a testar, falando sobre ele inclusive, em outro post, mas não levei adiante.): a interface é meio difícil de aprender, leva um tempo para que o usuário se habitue. Eu mesmo já fiz várias experiências com ele e não me acostumo, mas isso não é problema de software e sim de usuário, eh, eh!
Em minha peregrinação já testei vários. O que encontro mais facilidade é o 3D max, mas esse eu não posso ter ($)! Atualmente estou fazendo experiências com um software que ninguém faz fé, uma vez que é gratuito e cabe num disquete, que é o Anim8or! É possível se fazer tudo nele (não é nenhum Softimage nem 3Dmax ou Cinema 4D, mas para que sabe trabalhar os resultados podem ser muito interessante!), mas é perfeitamente compatível com o Wings. Já fiz algumas experiências e modêlos feitos no Wings, com texturas, podem ser exportados em 3ds para ele e conservam todas as suas características. O programa permite a construção de esqueletos que realmente deformam o modêlo e a animação pode ser convertida em AVI. Só não tem som! É um barato.
Eu posso afirmar com certeza que vale a pena você investir no aprendizado do Wings, você não vai se arrepender! Assim, quando você se adaptar com algum software de animação, vai poder avaliar se vale a pena fazer tudo nele ou se alguma coisa da modelagem pode ser feita no Wings. Não é por nada não, mas acho difícil depois de você conhecê-lo deixá-lo de lado!
Espero que fique entre nós. Fiquei muito interessado em suas experiências e se você puder me falar depois um pouco mais do Open FX ou outro software que tenha descoberto, ficarei muito agradecido. Se te ajudar, esse tópico é o primeiro de uma lista de Softwres livres postados aqui com diversas finalidades:
http://www.wings3d.com.br/forum/viewtopic.php?t=238 De repente algo lhe interessa. Te também uma sala onde você pode falar de suas experiências: http://www.wings3d.com.br/forum/viewforum.php?f=32
Quanto ao problema das 4 janelas, é possível se fazer isso no Wings também eu teria que localizar o link onde isso é explicado. Eu ainda não fiz porque realmente ainda não me fez falta, não me limitou em nada!
Enfim, sinta-se entre amigos. Grande abraço :mrgreen: !
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Morpheu » Seg Mai 08, 2006 12:34 pm

O lemos jah explicou bastante coisa... mas soh umas observações

vc pode colocar janelas de left, right, top, front no wings soh precisa configurar...

qto limitar o wings hehee.. acho que nao...
o wings realmente é A FERRAMENTA, THE PROGRAMA...

eu trabalho em uma produtora em SP, e trabalho com 3d Max 8h por dia praticamente, animando personagem ou o que for... mas pra modelar eu nao largo mao do wings....

ate o pessoal que modelava em max aki no trabalho eu mostrei o wings eeles começaram a usar e muitos se apaixonaram pelo wings...

rapido, facil, leve... wings rocks...
eh uma pena que o wings ainda nao anime...
qdo tiver a opção pra animar vou me divertir um bocado com wings...

ahh sem contar que qdo eu trabalho o dia inteiro no max... e to meio stressado eu abro o wings ate pra relaxar... hehehhe

abraços

p.s. usa o blender pra animar por eqto se vc conseguir se adaptar bem a ele... o blender eh uma boa ferramenta... software livre tb
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor wirtcal » Qua Mai 10, 2006 11:04 am

Fico muito feliz pela receptividade.

Minha entrada nesse universo se deu com o MilkShape. Ele é beeeeem simples, mas suporta uma gama enorme de extensões, tanto para importação como exportação, incluindo animacão por esqueleto. Mas acho que falta um pouco de versatilidade nele, e recursos para coisas mais complexas.

Eu então comecei a programar um joguinho usando o dark basic com os objetos que eu fazia no milkshape... mas me surpreendi com a possibilidade de interagir na animacão... como por exemplo deixar uma animacão rodando, e com o mouse, ver angulo, zoom... e mesmo o chamado "bullet time" (aquele efeito matrix) qnd bem entendesse na animação.

Já não estava tão satisfeito com a simplicidade dos modelos... e nem mesmo com sua animação.. queria algo mais profissional...
Daí comecei a testar tudo quanto é programa.. (Incluindo o Anim8or.. que comigo manisfestou uns problemas ao exportar animação... falta de meshes.. por exemplo)

Aos poucos eu fui deixando de lado esse negócio de dark basic porque vi O QUE É UMA ANIMAÇÃO RENDERIZADA... sombras impecaveis.. reflexos... perfeeeeittoo... e é isso que eu estou buscando...

Já mexi um pouco com o blender, mas sinceramente não achei nada de "nooooossaaa"... mas pelo fato dele ser gratis... me agradou

Em relação ao Open FX.. eu o baixei a pouco tempo, mas gostei do que ele é capaz.. MAS NÃO MUITO DE COMO... os atalhos de teclado e acessibilidade deixam muito a desejar.... mas os resultados são bons. E É GRATIS...

Vou ver se descolo o SoftImage... (tem uma versão trial.. ou de estudante, nao tem??) mas só por curiosidade... o 3dmax eu tenho um preconceitoziinho.. mas nada efetivamente contra...

Vou me dedicar ao wings... me supreendi com sua leveza...... então se preparem que eu vou usar o fooooooorum, hihihi

[]'s

Rafael Calastro
wirtcal
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Lemos » Qua Mai 10, 2006 11:44 am

wirtcal escreveu:Em relação ao Open FX.. eu o baixei a pouco tempo, mas gostei do que ele é capaz.. MAS NÃO MUITO DE COMO... os atalhos de teclado e acessibilidade deixam muito a desejar.... mas os resultados são bons. E É GRATIS...

Vou ver se descolo o SoftImage... (tem uma versão trial.. ou de estudante, nao tem??) mas só por curiosidade... o 3dmax eu tenho um preconceitoziinho.. mas nada efetivamente contra...

Vou me dedicar ao wings... me supreendi com sua leveza...... então se preparem que eu vou usar o fooooooorum, hihihi

[]'s

Rafael Calastro

Uma pergunta que eu gostaria de lhe fazer sobre o Open FX: ele também possi bones? Eu achei interessantes as imagens da Galeria, mas realmente fiquei com dúvidas quanto a isso. Fiquei curioso com sua opinião sobre ele no tocante à qualidade. Quanto ao Softimage, eu o tenho em minha máquina. Na época eu baixei uma versão dita "Free", você vê a propaganda enganosa aqui:
http://superdownloads.uol.com.br/download/i31241.html

Eu disse que é enganosa porque na época te davam uma chave serial para que o programa não expirasse, mas quando resolvi finalmente testar em meu PC, ele recusou a chave!!! :shock: Fiquei danado, nem sei se já expirou, tenho até que ver isso. Atualmente, dá erro 404, mas na época ficou legal. Se você for bom em inglês e não tapado como eu, poderá buscar na seção de downloads da página dele. A interfaçe é incrível e o Renderizador, o Mental ray, é sinistrão! Se quiser tentar... Depois dá um retorno sobre o Open FX! Abração! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor wirtcal » Qua Mai 10, 2006 12:35 pm

O OpenFX vem com uma série de programas... Renderizador, o OpenFX (na área de animação da cena mesmo), Uns Conversores de Video, e um programa chamado Designer, que é proprio para modelar. O problema é que esse Designer é muuuito confuso.

Suportar bones, ele suporta (no Designer), mas eu não consegui usar.
Lendo em uns foruns gringos, eu encontrei depoimentos de alguns usuários que recomendavam outros programas para a modelagem do objeto, e mandar o final para o OpenFX para trabalhar com a parte de "luz, camera e ação"

Um recurso interessante é p Morph, onde voce modela a primeira pose, e a última, e com esse morph, é criada uma interpolação entre os dois objetos, gerando uma animação.

(...)

E a respeito do SoftImage, infelizmente eu tenho que concordar com o fato de ser uma sacanagem esse lance de "Freeware"
Há um tempo eu me deparei com essa página do superdownloads e fiquei
extremamente feliz... mas passou rápido =\

Entao entrei no site oficial atras de alguma luz.. algum mirror... alguma coisa para baixar... e me deparei com uma burocracia danada para fazer um download.... Se não me engano, pedia um código.. uma espécie de serial para poder fazer o download... MAS QUAL?? eu até fiquei atras por um tempinho... mas coloquei na cabeca que ia baixar de algum P2P...

(...)não encontrei...

mas ainda nao desisti...

[]'s

Rafael Calastro
wirtcal
Iniciante
Iniciante

Voltar para PERGUNTAS E RESPOSTAS