Dica: ferramentas para utilizar e construir um jogo

Trabalhos de modelagem de objetos com baixo número de polígonos ("low-poly") para uso em games.

Dica: ferramentas para utilizar e construir um jogo

Mensagempor mcunha98 » Qua Ago 10, 2005 3:29 pm

A pedido do Fonte Boa, estou somente escrevendo um pequeno artigo sobre criação de jogos. Por enquanto vamos no básico, ou seja, o teórico mesmo.

Mais tarde posto exemplos de código fonte para se ter idéia.

Linguagem de programação
Esse é o primeiro passo para tudo começar. Se você quer criar um jogo, tem que antes de qualquer coisa conhecer (e muito bem) uma linguagem de programação. Porém isso não significa que meio caminho está andado.
Devido ao número de referências bibliográficas e fontes na Internet, as ferramentas mais conhecidas são o Delphi (interpretador Pascal) e o Visual Basic (interpretador Basic).
São ótimas ferramentas, cada qual com suas vantagens e desvantagens oriundas de sua própria arquitetura. Porém se você quer construir um jogo em 3D prepare-se para uma escalada linear, que passa por várias linguagens e estágios.
Usar VB ou DELPHI fica a seu critério, porém se você vai montar algo realmente complexo, por favor, esqueça essas duas alternativas e fixe como objetivo o aprendizada da linguagem C/C++.
C/C++ é a linguagem utilizada por pelo menos 95% dos jogos comerciais e até mesmo dos não comerciais. DELPHI e VB fazem sua parte, porém com tempo de resposta não satisfatório, o que acaba por comprometer o tempo de resposta da sua aplicação.

Exemplos e bibliotecas
VB e DELPHI fundamentam-se em exemplos e interligações com o DirectX ( a OpenGL em ambos ainda é pouco explorada), e de acordo com o nível de seu trabalho, e a complexidade de seu engine, esteja certo que a performance cairá.
Ao contrário disto, C/C++ tende a manter-se sempre estável, dependendo sua performance somente do código que o criador escrever.
Eu estou trabalhando ultimamente na modelagem de objetos, e por consequência utilizarei a biblioteca Ogre3D para criar meu engine de jogo usando o Microsoft Visual C++ 6.0.

Game Engines prontas
Uma tendência que vem crescendo com o passar dos anos são game engines prontas, onde o criador não precisa necessariamente saber programar, estas engines tem seu lado bom, economizam tempo de desenvolvimento, mas para quem tem propostas sérias e quer algo profissional, não adianta querer fugir da programação.
Existem várias game engines (como o A6 e o próprio Blender GameScript), vale como estudo, mas tenha em mente, resultado profissional exige esforço.
Veja por exemplo um bom Game Maker aproveitando o poder do Blender para criar seus jogos em http://glaby.free.fr./

Editores de jogo específicos
Como citei, para C/C++ são comuns as bibliotecas de desenvolvimento (tal como Allegro e Ogre3D), porém para outras linguagens existem editores de código voltados especificamente para jogos. No basic temos o DarkBasic e o BlitzBasic, e no pascal temos a biblioteca DelphiX para Delphi.
Vale com certeza como referência, uma vez que cada qual possui seus valores de aprendizado e podem ajudar na própria evolução do desenvolvedor (mesmo que a nível de curiosidade).

continua... :mrgreen:
Editado pela última vez por mcunha98 em Qua Ago 10, 2005 4:59 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
mcunha98
Master
Master
 
Mensagens: 841
Registrado em: Sex Ago 05, 2005 1:07 pm
Localização: Curitiba / PR

Mensagempor Fonte Boa » Qua Ago 10, 2005 3:33 pm

Puxa, até que enfim alguma vida nesta sala abandonada!
Obrigado, Maurício, pelas dicas: espero que você possa mesmo continuar
pois todos têm muito a aprender com você.

Uma curiosidade minha, que não entendo patavinas de programação:
haveria como conseguir construir um game 3d sem entender nada de programação, usando algum tipo de editor com interface gráfica ou algo que o valha?
e haveria como conseguir substituir modelos dentro de um game por modelagens feitas no Wings?

Mais uma vez, obrigado!
Espero que todos prestigiem! :grin:
Fonte Boa
Avatar do usuário
Fonte Boa
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2226
Registrado em: Seg Mai 31, 2004 11:58 pm

Mensagempor RMoura » Qua Ago 10, 2005 3:35 pm

sim. é possível criar jogos sem programar no blender. existem outros software comerciais que permitem criar jogos sem necessidade de recorrer a código, como por exemplo a versão base do A6
que a força wingeriana esteja convosco

Rui Moura
Avatar do usuário
RMoura
Assíduo
Assíduo
 
Mensagens: 235
Registrado em: Seg Dez 27, 2004 3:40 pm
Localização: Sintra - Portugal

Mensagempor Fonte Boa » Qua Ago 10, 2005 3:39 pm

Moura,
(a) o que é A6? (desculpa-me a ignorância no assunto)
(b) onde posso encontrar alguns games "feitos" em blender para conhecer?
(c) que outros exemplos tu poderias me dar de softwares comerciais para elaboração de games?

obrigado de antemão pela atenção.
Fonte Boa
Avatar do usuário
Fonte Boa
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2226
Registrado em: Seg Mai 31, 2004 11:58 pm

Mensagempor RMoura » Qua Ago 10, 2005 3:45 pm

O a6 gamestudio é uma engine que permite a criação de jogos. Tem um motor gráfico de tempo real. Possibilita a programação em javascript e sobretudo C++. encontra-se em http://www.conitec.net/a4info.htm
eu tenhop alguns feitos mas são bem pesados. O último que criei tem a ver com a simulação de alcool na condução (mas ainda está na fase de evolução).
Na gameblender é possível encontrar alguns jogos de blender http://www.gameblender.org/modules/news/
Contudo, a thread do gameengine do blender do elysium é um local muit bom http://www.elysiun.com/forum/
que a força wingeriana esteja convosco

Rui Moura
Avatar do usuário
RMoura
Assíduo
Assíduo
 
Mensagens: 235
Registrado em: Seg Dez 27, 2004 3:40 pm
Localização: Sintra - Portugal

Mensagempor cara-rj » Qui Ago 11, 2005 1:05 am

Fonte,
até dá para criar alguns joguinhos com a engine do Blender sem precisar recorrer a scripts de Python. Ele possui o que se chama de Logic Bricks, onde você conta com ações pré-definidas.
Mas é claro, se quiser algum recurso mais evoluido (um sistema de I.A., por exemplo), só através de programação.

Link com jogos feitos no Blender: http://www.blender3d.org/cms/Stand-alones.162.0.html

Conheço duas engines Open-Source com muitos recursos: http://www.ogre3d.org e http://www.crystalspace3d.org

O Crystal Space inclusive, se juntou ao pessoal que programa a engine do Blender para combinar o melhor dos dois programas, pois a engine do Blender já está bastante defasada em relação ao que se encontra hoje em dia.

E também é necessário utilizar um engine de físicas em conjunto com essas engines gráficas. Uma Open-Source: http://www.newtondynamics.com

Falou! :drunken:
Carlos Felipe - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Avatar do usuário
cara-rj
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 747
Registrado em: Qua Jun 02, 2004 12:50 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor videohq » Sáb Dez 10, 2005 5:08 am

Por si interesa, aca tengo un listado de herramientas para crear videojuegos:

http://hacerjuegos.webhop.net

(is it better to post in spanish or english? i don't know portuguese)
videohq
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 5:05 am

Mensagempor mcunha98 » Qua Dez 21, 2005 10:02 am

videohq escreveu:Por si interesa, aca tengo un listado de herramientas para crear videojuegos:

http://hacerjuegos.webhop.net

(is it better to post in spanish or english? i don't know portuguese)


Realmente os links são muito bons, para quem quer se aprofundar no assunto vale a pena conhecer cada um dos links citados pelo videohq
Avatar do usuário
mcunha98
Master
Master
 
Mensagens: 841
Registrado em: Sex Ago 05, 2005 1:07 pm
Localização: Curitiba / PR

Mensagempor lazarodm » Sáb Jan 07, 2006 12:51 am

E para a linguagem Java, existe alguma biblioteca específica para games???
lazarodm
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jan 07, 2006 12:38 am
Localização: Matão/SP

Mensagempor mcunha98 » Sáb Jan 07, 2006 2:22 pm

lazarodm escreveu:E para a linguagem Java, existe alguma biblioteca específica para games???


Existem uma versão portada do Ogre.
Realmente não se tem muitas noticias deste tipo de engine para JAVA, mas como JAVA E C/C++ em teoria caminham juntos, fica facil imaginar que se não tem, tera ! :wink:
Avatar do usuário
mcunha98
Master
Master
 
Mensagens: 841
Registrado em: Sex Ago 05, 2005 1:07 pm
Localização: Curitiba / PR


Voltar para MODELAGEM LOW-POLY

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron