navio p/ joguinho de batalha naval

Trabalhos de modelagem de objetos com baixo número de polígonos ("low-poly") para uso em games.

navio p/ joguinho de batalha naval

Mensagempor alele » Qua Dez 29, 2004 11:02 pm

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comecei a fazer, sem referências, apenas como protótipo pra um joguinho de batalha naval.
críticas, opiniões, etc, por favor :)
Editado pela última vez por alele em Dom Jan 02, 2005 11:35 am, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Fonte Boa » Qui Dez 30, 2004 6:03 am

Muito bom, AleleLinux (hehehe)!
Tá ótimo! A antena tá muito mais detalhada que o resto:
depois de subdividir [S], ela vai ficar bem mais densa.

O problema geral com modelagem não-orgânica
você sabel: quando você teclar SHIFT+[Tab], a estrutura
toda vai perder a definição de contornos e virar uma espécie
de pastilha. Para evitar isso somente continuando a modelagem.
(1) uma alternativa é pegar as bordas que você quer que fiquem
definidar e aplicar bevel nelas (por exemplo, selecione a beirada toda do casco
- o parapeito onde um passageiro se debruça -, selecione todas as edges e aplique um bevel pequeno ali: despois do shift+tab vai ficar tudo bem definido)
(2) uma alternativa mais simples é aplicar nessas edges que você que que
fiquem definidar o comando rmb|hardness|hard. Eu evito isso pois não é qualquer pacote CG que consegue interpretar essa informação.

O método de bevelar é o mais "clássico".

abração :grin:
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Mensagempor alele » Sáb Jan 01, 2005 11:13 pm

Fonte Boa escreveu:Muito bom, AleleLinux (hehehe)!
Tá ótimo! A antena tá muito mais detalhada que o resto:
depois de subdividir [S], ela vai ficar bem mais densa.


obrigado :)
faz mal deixar a antena mais detalhado? não pretendo subdividir a malha, nem suavizar o modelo. quero deixar tão lowpoly quanto possível :)

- o parapeito onde um passageiro se debruça -, selecione todas as edges e aplique um bevel pequeno ali: despois do shift+tab vai ficar tudo bem definido)
abração :grin:


ainda falta fazer o parapeito... vou dar extrude nos edges em volta do "convés".

obrigado, abraço! 8)
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Mensagempor Fonte Boa » Dom Jan 02, 2005 10:03 am

alele,
tudo depende da finalidade do trabalho.
Geralmente todo mundo acaba subdividindo para finalizar,
menos quando a finalidade é desenvolver modelos para games
(modelos muito pesados em games devem prejudicar a performance da engine).
Para usar seu modelo numa ilustração, por exemplo,
sem subdividi-lo ele teria que ser colocado mais a distância
para que os ângulos agudos do modelo não-subdividido
não quebrassem a suavidade do trabalho e não fossem tão perceptíveis.

Experimente visualizar sempre o modelo subdividido (SHIFT+TAB)
e vá modelando de acordo.

Sobre a antena, eu deixaria ela simplificada como o resto do barco
a não ser que eu precisasse visualizá-la num close e o resto só esboçado.

abração
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Mensagempor alele » Dom Jan 02, 2005 11:45 am

Fonte Boa escreveu:alele,
tudo depende da finalidade do trabalho.
Geralmente todo mundo acaba subdividindo para finalizar,
menos quando a finalidade é desenvolver modelos para games
(modelos muito pesados em games devem prejudicar a performance da engine).

a idéia é exatamente essa, usá-lo num jogo :) (vou até editar o topic)
edit novamente: como sempre, eu postando na sala errada. ainda tou me acostumando com o forum, hehehe.
fonte, move pra "wings & games" por favor? valeu! :p
Para usar seu modelo numa ilustração, por exemplo,
sem subdividi-lo ele teria que ser colocado mais a distância
para que os ângulos agudos do modelo não-subdividido
não quebrassem a suavidade do trabalho e não fossem tão perceptíveis.

sei... mas não pretendo utilizá-lo em uma ilustração...
Experimente visualizar sempre o modelo subdividido (SHIFT+TAB)
e vá modelando de acordo.

hmm, acho que neste caso não vou suavizar nem subdividir...
Sobre a antena, eu deixaria ela simplificada como o resto do barco
a não ser que eu precisasse visualizá-la num close e o resto só esboçado.
abração

vou tentar simplificar um pouco a antena pra ficar 'coerente' com o resto do modelo...
obrigado mais uma vez!
abraço!
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Mensagempor Fonte Boa » Seg Jan 03, 2005 6:07 am

Movido, alele!
Nessa caso (games), eu realmente acho que o modelo está ficando ótimo, com a ressalva do excesso de detalhes da antena. Ficou leve, elegante e bem executado. Continue mostrando e fale um pouco mais do projeto: onde você vai usá-lo, com qual programa etc :wink: Todo mundo quer aprender!
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Mensagempor XHAOS » Seg Jan 03, 2005 8:00 am

Fala ae Alele! :grin:

Cara, tá muito legal a tua lancha! Quantos polígonos até o momento?
Os detalhes vc pode acrescentar com as texturas...(já tentou fazer o uv mapping no wings?).
Este teu projeto do jogo da batalha naval parece ser bem interessante. Pelo que entendi é vc mesmo quem desenvolve o ambiente do jogo em C++, não é mesmo? No momento está em que fase?
Ah, estamos aguardando o Porta Avioes, o Destroyer, a Fragata e o Submarino. :wink:

Abraços

X
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Mensagempor alele » Qui Jan 06, 2005 12:04 am

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upzinho...

118 poly, jogo escrito em C com a biblioteca OpenGL
o jogo em si está "metade feito", com a parte lógica pronta, falta escrever a parte gráfica. é um projeto bobo. fiz um joguinho de batalha naval no final de 2002 como trabalho de uma disciplina de programação. ao mesmo tempo comecei a aprender a usar OpenGL e comecei a sonhar que um dia faria o joguinho de batalha naval com gráficos 3D. parece que esse dia está chegando :)

ps: eu não sei que navio é esse, fiz por fazer heheh, sem nenhuma referência, só a criatividade...
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Mensagempor Fonte Boa » Qui Jan 06, 2005 11:05 am

Puxa, alele: que coisa chique! Programar jogos em C!
Eu não sei patavinas de programação: será que, quando você tiver tempo,
você não poderia descrever superficialmente a rotina (as etapas) desse trabalho
de criação de jogos em C?

Nunca pensou em aprender Erlang??!! :wink:
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Mensagempor alele » Qui Jan 06, 2005 12:30 pm

claro... assim que der uma folga eu posso mostrar um pouquinho.
também ja pensei em dar uma olhada no erlang, mas acho que isso tem q ficar mais pro futuro :)

abraço
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Mensagempor alele » Ter Abr 12, 2005 8:19 am

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ressuscitando: mais navios, agora com battleship e porta aviões :wink:
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Mensagempor videohq » Sáb Dez 10, 2005 5:10 am

me gusta, me gusta :cool:

solo falta texturizarlo y crear un oceano para navegar
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Mensagempor Neon » Seg Dez 12, 2005 11:00 pm

Alele, gostei muito. Texturizado vai ficar ótimo.
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