Tutorial em gif sobre aplicar textura

Aqui você encontra tutoriais sobre Wings, compilação e inéditos

Tutorial em gif sobre aplicar textura

Mensagempor felipo » Qua Dez 21, 2005 2:26 am

Blz pessoal,viz um tutorial em Gif animado sobre como aplicar texturas

Aqui o gif

Imagem
Clique na img para ver a animacao

Postem o que acharam.
felipo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Neon » Sex Dez 23, 2005 12:01 am

felipo, eu gostei muito do seu tuto. Agora vou estudar.
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor felipo » Sex Dez 23, 2005 12:08 pm

valeu m3d,depois me diz se deu tudo ok e qualquer duvida e so posta.
felipo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Sex Dez 23, 2005 5:35 pm

A rotina do final do tutorial pode (e deve) ser aprimorada,
pois o usuário deverá provavelmente ir e voltar várias vezes ao editor de imagens
para ajustar a textura que está aplicada dentro do Wings.
Não é, portanto, necessário Importar de volta (através de Importar|Imagem) a textura que foi criada após o mapeamento.

Basta fazer o seguinte após a criação da textura.
Abra a Outliner (Índice Geral) e:
(1) selecione a imagem chamada cube1_auv e clique nela com o botão direito
(2) Use a opção Make External... e salve a textura.

É só! Daí para frente, não é preciso ficar usando Arquivo|Importar Imagem (e ficar arrastando e soltando essa imagem da Outliner para a AutoUV window) para atualizar as mudanças que forem feitas externamente. O link já fica criado! Faça as mudanças que quiser no editor de imagens, salve e basta então selecionar a imagem da textura na Outliner, clicar com o botão direito e usar a função Refresh... para atualizar as mudanças feitas na pintura. :grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor felipo » Sáb Dez 24, 2005 12:35 pm

Mais uma vez em.Sua dica foi muito boa,se sobra um tempo eu arrumo o tuto e coloco ela pra facilita.
felipo
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Juan » Dom Dez 25, 2005 3:41 pm

Fonte Boa escreveu:A rotina do final do tutorial pode (e deve) ser aprimorada,
pois o usuário deverá provavelmente ir e voltar várias vezes ao editor de imagens
para ajustar a textura que está aplicada dentro do Wings.
Não é, portanto, necessário Importar de volta (através de Importar|Imagem) a textura que foi criada após o mapeamento.

Basta fazer o seguinte após a criação da textura.
Abra a Outliner (Índice Geral) e:
(1) selecione a imagem chamada cube1_auv e clique nela com o botão direito
(2) Use a opção Make External... e salve a textura.

É só! Daí para frente, não é preciso ficar usando Arquivo|Importar Imagem (e ficar arrastando e soltando essa imagem da Outliner para a AutoUV window) para atualizar as mudanças que forem feitas externamente. O link já fica criado! Faça as mudanças que quiser no editor de imagens, salve e basta então selecionar a imagem da textura na Outliner, clicar com o botão direito e usar a função Refresh... para atualizar as mudanças feitas na pintura. :grin:

eh eu faço isso
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor kkmultes » Seg Dez 11, 2006 11:48 pm

boa iniciativa, mas o gif ta rápido demais para alguém que esta aprendendo a mexer com o programa além de que é muito chato ter q esperar toda vez o gif começar de novo pra continuar a ver a parte q estou

ta foda de colocar textura
kkmultes
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Lemos » Ter Dez 12, 2006 9:02 am

kkmultes escreveu:boa iniciativa, mas o gif ta rápido demais para alguém que esta aprendendo a mexer com o programa além de que é muito chato ter q esperar toda vez o gif começar de novo pra continuar a ver a parte q estou ta **** de colocar textura

Bem vindo kkmultes! Em primeiro lugar, não se desespere, enquanto você não entender o processo corretamente, você não vai conseguir fazer nada, eu passei por isso, é dose! :?
Vamos ver se posso te ajudar; perdoe-me se em alguns momentos eu for muito prolixo ou citar coisas de que você jé está careca de saber, mas é meu jeito.
O mapeamento UV é uma forma do programa transformar uma estrutura tridimensional em um BIDIMENSIONAL, ou seja, ele vai pegr todas as faces do seu modelo e vai abrir numa imagem só. è como aquele mapa planisfério da escola, a terra fica lá, toda aberta que nem casca de laranja. Aconselho para este exercício você abrir um novo arquivo do Wings e trabalhar com um cubo, só pra entender. Depois pode escolher formas mais complexas.
O processo é o seguinte:

1 - pegue seu modelo e, no modo "face" selecione um grupo de faces. No menu select ou selecionar, é possível criar diversos grupos de faces. Isso facilitaria muito o seu serviço. Por exemplo, se você tem um cubo, selecione uma face, vá em selecionar (meu Wings tá em português, não estranhe!) > criar um novo grupo > escreva "Face 1". Quando der o Ok, já terá criado um grupo, que pode ser encontrado em menu > selecionar > selecionar grupo > face 1; a sua face será selecionada.
Em um cubo, você irá ver que isso não seria necessário na próxima etapa, mas em uma forma mais complexa, verá como é útil.

2 - depois que todas as suas faces puderem ser selecionadas, selecione todas elas e com o botão direito vá em UV maping. Abrirá uma janelinha com seu objeto. Nela, você pode selecionar diretamente a face (no caso do cubo que só tem 6) ou ir em selecionar escolher um dos grupos que você criou préviamente. Uma vez que uma face (ou um grupo estiver selecionado, quando você clicar com o BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, irão aparecer os Charts, que são coloridos que aplicamos para nos orientarmos no mapeamento, para sabermos se mapeamos tudo. Aplique na face (ou grupo) selecionada o Chart 1, descelecione, seleciona outra (ou outro grupo), aplique outro chart, até pintar todas.

3 - Uma vez que seu modêlo esteja todo "colorido" (mapeado), sem NADA selecionado, BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, "continue > unfolding". Irá aparecer uma janela com as suas faces selecionads sobre um quadrado cheio de letrinhas coloridas. BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo, aparece "create texture", clique e escolha o size 512 x 512 (pode usar maiores em mapeamentos mais complexos, só fica mais pesado. Para essa experiência, use 512 x 512). Dê ok e as letrinhas somem, as faces ficam brancas. Agora a mágica, feche a janelinha!

4 - vá em menu > janela (window) > índice geral (outline) e aparece na esquerda lguns elementos da sua cena, provavelmente o cube (objeto), um material azul chamado hole (os materiais tem um quadradinho branco com um "M" dentro), uma material chamado defalt (esse é o material ponto de partida), um novo material criado a partir do defalt, talvez cube1_auv e mais um quadradinho branco que é a textura que você criou, com o mesmo nome do material, cube1_auv! É nesse material (que está aplicado no seu modêlo!) que você tem que se ligar, esqueça os outros. Só pra você ver, clique no quadrado branco (su textura), BOTÂO DIREITO do MOUSE de novo > exibir: abre uma janela mostrando a sua textura! Agora feche essa janelinha, você já sabe que está lá.

5 - Clique na sua textura de novo, BOTÂO DIREITO do MOUSE, exportar. Escolha um local, escolha o formato (eu gosto de BMP, bitmap do Windows) e dê ok. Agora você pode afechar o Wings e escolher um programa gráfico de sua preferência. Neste caso, pode ser até o paint. Abra a imagem que você exportou e trabalhe em cima dela. É importante que seja assim, a nova textura tem que ser exatamente do mesmo tamanho que você criou ou a própria.
Pinte cad face de uma cor, escreva seu nome, faça uma bagunça aí. Não tem importância que a pintura sai um pouc do limite das suas 6 faces (no caso do cubo). Salve com outro nome. Agora você tem a original e atrabalhada.

6 - abra de novo o Wings. Vá em arquivo > importar uma imagem. Importe a imagem que você modificou. Na janela indice geral ela irá aparecer próxima daquele original branca. Clique nela com o botão esquerdo e ARRASTE PRA CIMA DO MATERIAL cube1_auv. Abre uma janela perguntando como ela será aplicada. Escolha "difuse" e pronto! Você verá que seu cub terá os detalhes que você criou! Renderize e pronto.

Observação importantíssima: o Wings não importa realmente, ele usa a imagem externa como referência. Tudo o que você alterar na textura utilizada "externamente", será modificado no wings, pode experimentar, abra ele, altere no paint, feche e clicando nela na janela indice geral do wings, escolha "atualizar" (refresh). Da mesma forma, se ele for deletada ou movida da pasta onde estava, quando abrir o Wings ela também não estrá lá.
Leia isso tudo, compare com o tuto em gif e depois fça a experiência com um cubo.
Abração! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Lemos » Ter Dez 12, 2006 2:18 pm

Se após o tuto em gif e essa explicação complementar minha a coisa ainda ficar ruim, tente baixar esse videotutorial bobinho que fiz agora de tarde, está em wmv compactado no winrar, com 6,98Mb. O link está aqui, assim que abrir a página é só clicar em starting download:

http://www.mediafire.com/?dn52n2lmyyl

Ali tem em vídeo tudo o que está descrito. Tentei fazer o mais simples e rápido possível para ficar pequeno, mas dá pra visualizar os comandos sendo aplicados e as janelas que vão surgindo.
Abração! :mrgreen:
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor kkmultes » Ter Dez 12, 2006 3:57 pm

Lemos cara! muito obrigado!! agora sim deu tudo certo, isso que eu precisava uma explicação mastigadinha! valeu mesmo agora to conseguindo aplicar texturas sem erro!

VALEU CARA
kkmultes
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Lemos » Ter Dez 12, 2006 4:01 pm

kkmultes escreveu: valeu mesmo agora to conseguindo aplicar texturas sem erro!

VALEU CARA

Tamos aí pra isso, bom trablho então! :cool:
Lemos
Sênior
Sênior

Voltar para TUTORIAIS