videos - modelando uma cabeca - passo a passo

Aqui você encontra tutoriais sobre Wings, compilação e inéditos

Mensagempor marioucci » Qui Jul 08, 2004 8:40 am

Ola Fonte,

"No caso de faces com 3 e com mais de 5 edges serem "impossíveis de evitar", o macete é mesmo deixá-las em áreas de pouca ou nenhuma movimentação, quando for partir para a animação? Por exemplo, atrás da cabeça, atrás das orelhas, dentro da boca, etc?? "

Enquanto voce esta construindo a malha, a quantidade de triangulos e ngons nao importa. Na malha final (que for ser altamente deformada por qualquer tipo de deformador como bones morphs, muscle plugins etc) nao tem por que deixar nenhum poligono que nao o quad... uma sugestao legal eh pegar a malha final e subdividi-la de verdade soh para ver o que o algoritmo de subdivisao faz. entao, use essa mesh como referencia para solucionar toda a malha em quads(a sua malha subdividida de exemplo vai ser all quads de qualquer maneira).

"Você falou em "preparar a malha para receber o nariz". Você vai fazer orelha e nariz separados para depois uni-los? Ou seu método é mesmo esculpir tudo na base? "

Eu vou esculpir o nariz direto nessa malha, mas antes eh necessario ter todas as linhas que serao usadas pra esculpir o nariz.

Eu ja tenho uma orelha pronta que eu sempre adapto aos meus personagens mas nesse caso eu vou modelar outra para o video (e no caso da orelha eu vou modelar separadamente e depois unir as malhas)

"Última pergunta, você falou em "pensando em como a topologia vai deformar". Como você "calcula" isso? Lições/observação de anatomia? Ou testando isso em outro software, com bones?? Ou as duas coisas?? "

Entao, eh um pouco de tudo... Eu recomendo o artista ter uma head pronta e testa-la com varios tipos de deformadores para ver as reacoes.

Se o artista esta ainda estudando modelagem, eu recomendo pegar uma malha pronta de outra pessoa(fiquem a vontade para usar a que eu disponibilizei para DL) e testar , outra vez, todas as possiveis maneiras de deformacao.

Para qualquer um dos casos, um espelho e muitas caretas sao essenciais.

Nao existe melhor material de referencia do que a sua propria face deformando em um espelho. E o mais interesstante eh que, normalmente, os loops basicos que todo mundo tem vao ser os mesmos em qualquer malha... mas certas sutis deformacoes e as maneiras com que a pele se comporta varia muito de pessoa pra pessoa, portanto, se vc realmente observar seu proprio rosto vc vai criar novos sistemas de loops unicos e exclusivamente seus.

Por enquanto nos videos, eu estou construindo estruturas universais, entao o artista nao vai ter problemas em pegar essa malha e continuar dali para criar um personagem totalmente unico.

Nao se esquecam que no final dos videos eu vou ter a malha final de cada etapa e eu vou disponibilizar todas elas para download aqui no wings3d.com.br .. isso vai ajudar bastante na explicacao de cada passo.

Um abraco

Mario
Brando was the last one.
marioucci
Iniciante
Iniciante

Duvida

Mensagempor Joe » Qui Jul 08, 2004 9:05 am

Olá, Logan.

Eu vi que aparece, em alguns momentos, um perimetro de influencia representado por um círculo azul, é o magnet? como se faz pra trabalhar com ele assim em tempo real?

Um grande abraço.

Ps:. Alguém conseguiu baixar o vídeo nose.avi?

Eu não estou conseguindo... Está dando um erro interno...
..sei lá... eu tento depois...
Joe
Master
Master

Mensagempor Fonte Boa » Qui Jul 08, 2004 9:10 am

Olá, Winwing!
Desculpe responder pelo Logan, mas aquele círculo azul é o seguinte. Na maior parte do tempo, ele está usando a ferramenta Tweak (Tools/Tweak). Durante o uso, existem opções, que aparecem na info line, embaixo à esquerda. Para fazer surgir o círculo azul (Tweak com Magnet), tecle 1 (liga/desliga). Para experimentar outras formas de Tweak com Magnet, tecle 2, 3 ou 4. Para ampliar ou reduzir o perímetro de alcance do Magnet, tecle + ou - várias vezes (aumenta/diminui).

Logan,
obrigado pelas explicações. Tem umas dúvidas aparentemente pequenas que vão ficando grandes se a gente não esclarece. Seus esclarecimentos foram muito importantes para mim.

abração

(wingwing, só vou baixar o vídeo em casa à noite, aqui no serviço o firewall me bloqueia! Qualquer problema, reporto aqui)!
Editado pela última vez por Fonte Boa em Qui Jul 08, 2004 9:13 am, em um total de 1 vez.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Nugent » Qui Jul 08, 2004 9:12 am

agora consegui ver os vídeos, e não tenho comentários, a modelagem está indo muito bem

wingwing, o magnet funciona desse jeito no tweak

eu consegui baixar o vídeo noise.avi

ps.: o mala do fonte, respondeu junto comigo
[]'s

Juliano Nugent
Nugent
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Qui Jul 08, 2004 9:16 am

Sinal que estamos cada vez mais sincronizados, Nugent mala! :wink:
abração, meu velho!
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Valeu!

Mensagempor Joe » Qui Jul 08, 2004 10:20 am

Grande Fonte, Grande Nugent!

Obrigado pelas informações, vou tentar testar no modo tweak que, confesso, não tenho a menor familiaridade...

Vocês estão cada vez mais rápidos no retorno as nossas infinitas dúvidas...

Esse fórum vai longe...

Abração!
Joe
Master
Master

Mensagempor Joe » Qui Jul 08, 2004 10:27 am

Pessoal.

Não tô conseguindo baixar o vídeo nose.avi!!!

Já tá me dando tremedeira (deve ser a sídrome de abstinência)...

Será que tem um outro link...

Se alguém puder me ajudar....
Joe
Master
Master

Mensagempor rockz » Qui Jul 08, 2004 10:36 am

=)~~
Muito bom os videos, mais uma vez o grande logan ajudando a galera do wings, já baxei todos os videos e realmente nota 10, mesmo sendo pouco o tempo de cada video da para aprender bastante. Parabens ae logan.

wingwing ... eu tambem fiquei com problema para baixar o video, nao conseguir usar nem um programa desses que gerencia download (DAP, getright) pode ser o seu problema, para pegar o link para fazer o download vc clicka normal no link que o logan mandou, e irá abrir uma janela do 3dluvr com o link lá novamente, aí eh só vc click com o botao direito e salvar destino como...
rockz
Iniciante
Iniciante

Problema do LINKage ae!

Mensagempor rafaelsales » Qui Jul 08, 2004 11:04 am

Glr, se vocês quizerem baixar o video logo direto da fonte, este é o link:
http://www.3dluvr.com/content/show.php?url=loganarts/nose.avi
Após abrí-lo em uma janela do IE, é só copiar o LINK que tem no nome: http://www.3dluvr.com/loganarts/nose.avi, que lá está de azul. Este novo link que acompanha um monte de numeros e letras pode ser colocado direto no FlashGet, GetRight, DAP, PuxaRápido, etc.

T+

--------------------------------------
Rafael Sales
MSN: rafael_cds@hotmail.com
rafaelsales
Iniciante
Iniciante

Mensagempor CuTiA » Qui Jul 08, 2004 2:03 pm

E ae galera winguera
blz?

legal esse forum! nunca tinha entrado antes, mesmo sem usa o wings, parece q vai rola muita coisa legal, vo vim mais frequentemente

logan, parabens kra, muito boa iniciativa, to baixando a parte 3 agora, discada =~, mais fala pra vc, ta muito bom kra, o esquema dos loops q vc faiz o maxilar, eh muuuito loko, tipo, eu faco ele parecido, soh q num final num faco aquela voltinha, q fica muito boa pra vc puxa os otros loops pra defini a cabeca, curti pra kraio, soh fiquei numa duvida do olho

lembro uma vez no contest do mono_poly, (falando nisso, o fausto ja mando a malha dele?) eu tava fazendo a minha cabeca, e fiz um esquema no olho q ficava em espiral os loops, e nao dava uma volta, q nem vc fez, e na epoca perguntei pra vc, q eu achei espiral eh melhor por causa do malar, e do orbicular (acho q chama assim, o musculo da a volta na boca) eles encaixam bem melhor, e vc falo q realmente era, e q os loops era interessantes estarem mais particionados, soh q nesse seu modelo, vc feiz ele normal, e queria sabe pq \=)

ai vai uma img do jeito q eu faco

uma mulher q to modelando a 1 por hora, aheuiaheauieh

www.websamba.com/cutia/logan.jpg
copia o logan q esse ftp eh fodz

tipo, eu sei q oq vc ta fazendo agora num eh regra e tal, mais sei la, achei estranho =)

faloewz ae logan
manda bala
balada velho, balada
CuTiA
Iniciante
Iniciante

Que M

Mensagempor Joe » Qui Jul 08, 2004 8:09 pm

Ola, Pessoal!

Nao quero parecer chato, mas nem aqui em casa, com a net rapida eu consigo baixar o video do Logan...So acontece comigo essas coisas... :( :( :(
Se alguem souber de outro jeito eu agrade;o...
Joe
Master
Master

Mensagempor XHAOS » Qui Jul 08, 2004 9:01 pm

Oi, wingwing, BLZ?

Tenta este link aqui, copia e cola em algum programa de download (funcionou no getright comigo):
http://www.3dluvr.com/4VbG1089331171o/l ... s/nose.avi

ou então tenta um "SAVE TARGET AS..." no seguinte LINK.

Espero q isto ajude, se não der dá um grito aqui q a gente tenta outra coisa, ok?

Abraços

X
-----------------------------------------
XHAOS
Veterano
Veterano

Mensagempor Joe » Qui Jul 08, 2004 9:44 pm

Olá, Pessoal.

Agradeço a todos pela ajuda, mas infelismente esse é o meu destino...não consigo baixar nem a pau...
...Aceito com resignação a derrota e vou esperar até conseguir ver esse arquivo, algum dia...

Que dramalhão!

Agora é sério, pessoal, não vou mais ficar enchendo este tópico do Logan com bobagem.

Fonte Boa, Nugent, rockz, rafaelsales, XHAOS
Obrigado a todos de coração.
Joe
Master
Master

Mensagempor Fonte Boa » Qui Jul 08, 2004 10:24 pm

Estou armazenando esse arquivo aqui no www.wings3d.com.br.
(vamos ver como vou administrando minha storage) :wink:
O link para download é:
http://www.wings3d.com.br/logan/nose.avi

Obrigado por mais uma aula, Logan! :grin:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor marioucci » Sex Jul 09, 2004 7:30 am

Fonte Boa,

Outra vez, nao tenho palavras pra agradecer todo o suporte.

Parabens pelo trabalho realizado neste forum e na comunidade CG do Brasil.

Eu fiz mais um video ontem a noite. mais um relacionado a construcao do nariz. 5 minutos acelerados para 1 minuto e meio.

O Camstudio (software de captura de tela) diminui a velocidade do meu openGL em pelo menos 2 vezes, eu sinto a diferenca principalmente quando eu estou no tweak mode... o proximo video vai ser praticamente inteiro de escultura do nariz movendo pontos portanto eh possivel que ele seja maior que ou outros em tempo.

Como voces puderam perceber eu defini a topologia antes de qualquer tentativa de esculpir em smooth.. ate agora eu nao apertei tab nenhuma vez e nao ha a necessidade disso por enquanto.

http://www.3dluvr.com/loganarts/nose2.avi

ferramentas mais usadas neste video:

----------------------------------------------------------------

tweak

connect

bevel edge

---------------------------------------------------------------

Aos que estao tendo dificuldades em baixar os videos.. o 3dluvr nao permite o uso de nenhum download manager ou accelerators.

Eu vou tentar conseguir mais espaco no 3dluvr para colocar a colecao inteira de videos.. de qualquer maneira, os usuarios deste forum tem a vantagem de terem o anjo da guarda Fonte Boa sempre segurando a onda:)

Um abraco pessoal

Mario
Brando was the last one.
marioucci
Iniciante
Iniciante

AnteriorPróximo

Voltar para TUTORIAIS