BEND TUTORIAL II

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BEND TUTORIAL II

Mensagempor Fonte Boa » Sex Jun 24, 2005 11:20 am

TUTORIAL II: CLAMPED BEND NORMAL

Uma vez compreendido o Bend Normal, surge um desafio:
como limitar a área que sofrerá a curvatura.
Por exemplo: como curvar apenas uma das extremidades
da nossa "barra" de exemplo, sem afetar a outra?

Não era necessário, mas, para chegar a um resultado mais satisfatório,
peguei um trecho da barra e segmentei-o um pouco
(o que garante que ali será uma área mais flexível:
com poucos vértices, talvez o efeito não ficasse tão visível,
nem o resultado suave o suficiente).

Queremos fazer com que a extremidade direita da barra
seja curvada, sem afetar a extremidade esquerda,
e que a "dobra" aconteça justamente naquela região que
foi mais segmentada.

Não é um processo complicado não:
além das 3 etapas que você viu no Normal Bend (idênticas),
há duas etapas a mais.

(a) top clamp point: indique um ponto (pode ser vert, edge ou face) que definirá um extremo AQUÉM do qual o objeto NÃO será curvado

(b) botton clamp point: indique outro ponto, que definirá um extremo ALÉM do qual o objeto NÃO será curvado.

Imagem

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Críticas, dúvidas e comentários são muito bem-vindos. Se vocês quiserem,
posso ilustrar mais este tópico.

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Próximo tutorial:
PIVOT BEND
Esse comando permite curvar o objeto EM RELAÇÃO a qualquer outro objeto (ou elemento desse objeto: vert, edge, face).
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Mensagempor Joe » Sex Jun 24, 2005 8:29 pm

Graaaande, Fonte!!

Eu não estava entendendo o CLAMPED BEND NORMAL , mas agora (como sempre) a coisa ficou muito simples. Vou começar a testar umas modelagens que não estavam saindo com o Bend mais simples.

Um abraço e valeu novamente!
Joe
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Mensagempor Pingüim » Qua Jul 06, 2005 8:04 am

Olá Fonte Boa,

Não entendi porque neste seu exemplo (gif), o Bend Normal você apontou para baixo e o resultado curvou para cima. A seta não deveria estar apontada para cima também?

O Top Clamp Point necessita ser sempre na mesma posição que o Rod Center?

Estou tentando fazer um fio como se fosse o movimento de uma cobra conforme postei aqui, mas ainda estou meio atrapalhado com os comandos do Bend Clamped. Tem partes do fio que eu não queria que se movessem quando uso o Bend Clamped mas ainda se movem, acho que preciso treinar muito mais.

Obrigado pelas dicas, são de muita ajuda.

Abraços,
Penguin.
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Mensagempor Fonte Boa » Qua Jul 06, 2005 9:37 am

Não entendi porque neste seu exemplo (gif), o Bend Normal você apontou para baixo e o resultado curvou para cima. A seta não deveria estar apontada para cima também?


A seta indica o "sentido", que por sua vez tem duas "direções" possíveis: o sentido está certo, o movimento que você fizer com o mouse é que vai fazer com que o objeto se curve em uma ou outra direção.

O Top Clamp Point necessita ser sempre na mesma posição que o Rod Center?


Não necessariamente. O top clamp point apenas indica o início da área a ser curvada, isolando o resto de alguma deformação não desejada.

Tem partes do fio que eu não queria que se movessem quando uso o Bend Clamped mas ainda se movem, acho que preciso treinar muito mais.


O ideal mesmo é usar o Clamped Bend Normal mesmo, que permite isolar algumas áreas de serem curvadas. Tem que treinar mesmo: top clamp e end clamp points são os pontos que definem a área a ser atingida. A ordem deles é importante: se você inverter, os resultados também mudam...

Outra alternativa para fazer fios sem usar bend (bem pior) é a seguinte:
(a) crie o fio reto e bastante maleável (ou seja, segmentado)
(b) alinhe a câmera ao eixo X ou ao eixo Y (Shift+X ou Shift+Y)
(c) mude para o modo ortogonal (O)
(d) ligue o Tweak, ative o Magnet e comece a descolar os elementos até formar o fio, mudando sempre o alinhamento da câmera para garantir que o formato final é o desejado!

Continuando suas dúvidas, o melhor para eu te ajudar é você postar imagens do problema! Tô às ordens! abração!
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