BEND TUTORIAL I

Aqui você encontra tutoriais sobre Wings, compilação e inéditos

BEND TUTORIAL I

Mensagempor Fonte Boa » Sex Jun 24, 2005 10:51 am

TUTORIAL I: BEND NORMAL

Esse é o primeiro tutorial de uma série sobre Bend: aqui trataremos especificamente sobre Bend Normal.
Para você utilizar o Bend, você precisa selecionar todos os vértices do objeto e clicar com o botão direito para localizar a ferramenta Bend no menu. Para acessar Bend Normal, clique sobre a ferramenta Bend com o botão esquerdo (acostume-se a ficar de olho na linha de informações, embaixo à esquerda).

Para Bend Normal, o Wings solicita nessa ordem (a ordem é importante):
(1) Rod Center: o ponto inicial a partir do qual a curvatura será realizada. Esse ponto (pode ser uma face, edge ou vert) tende sempre a ficar estático, ou seja, não ser afetado pela curvatura. Então, é como se fosse o "eixo" da curvatura.
(2) Rod Top: indique um ponto limite
(3) Bend Normal: indique a direção em que o objeto será curvado.

Veja o exemplo inicial:

Imagem

Todos os exemplos a seguir seguem a MESMA lógica: rod center / rod top / Bend Normal. Lembre-se da importância do primeiro elemento, que tende a ficar estático.

Macetes para agilizar, depois que você entender a lógica do processo:
(a) Use Ctrl+D para repetir a operação, sem ter que chamar novamente o comando;
(b) Ao invés de clicar com o botão esquerdo para definir aqueles elementos (rod center, rod top e bend normal) e depois clicar com o direito para prosseguir (dois cliques por etapa), você pode clicar direto com o botão direito para já prosseguir para a próxima etapa.

Na figura abaixo, refizemos o exercício anterior,
modificando apenas a direção da Normal Bend,
fazendo assim com que o objeto fosse curvado
em outro direção.

Imagem


Na figura abaixo,
modificamos a posição do Rod Center,
situando-o em uma extremidade
da barra, para mostrar bem claramente
que a deformação de dá
a partir do Rod Center.

Imagem


Finalmente, na última figura,
modificamos a posição do Rod Center,
situando-o a meio caminho do centro da barra
e das extremidades,
para mostrar que, nesses casos,
ambos os lados sofrerão ação da curvatura.

Imagem

----------------------------------------------------------------

Críticas, dúvidas e comentários são bem-vindos.

----------------------------------------------------------------

PRÓXIMO TUTORIAL:
Clamped Bend Normal
Trata-se do mesmo recurso, porém é possível você
limitar a área de que sofrerá a ação de curvar,
isolando assim o restante da geometria.

(estou seguindo a ordem que me parece mais lógica)
:grin:
Fonte Boa
Avatar do usuário
Fonte Boa
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2226
Registrado em: Seg Mai 31, 2004 11:58 pm

Voltar para TUTORIAIS

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron