Manual do Wings 1.4.1

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Manual do Wings 1.4.1

Mensagempor CrisDev » Dom Out 23, 2011 1:43 pm

Alguém já fez ou conhece um manual do usuário do Wings versão 1.4.1 ?

Se não tiver, eu estou pensando em fazer um em PDF (eu sou iniciante em modelagem 3D).

Estou pensando em fazer pelo menos uma página por semana, assim dentro de um mês pelo menos teremos alguma coisa pra colocar na seção Manual do site e ajudar quem nunca usou o Wings.

Aguardo a resposta de vocês.

Esse é o arquivo pdf contendo os capítulos que eu acho que ficaria bom. Cada um poderia escrever um pouco do que sabe e acrescentar o nome nos créditos.
Deem a sua opinião.

Aqui serão colocados os links do manual conforme for sendo atualizado.

Download manual_do_usuario_atualizando10 4/02/2012

Download manual_do_usuario_atualizando9 24/01/2012

Download manual_do_usuario_atualizando8 18/01/2012

Download manual_do_usuario_atualizando7 7/01/2012

Download manual_do_usuario_atualizando6 18/12/2011

Download manual_do_usuario_atualizando5 11/12/2011

Download manual_do_usuario_atualizando4 22/11/2011

Download manual_do_usuario_atualizando3 6/11/2011

Download manual do usuário_atualizando 2 30/10/2011

Download manual do usuário_atualizando 27/10/2011

Download rascunho do manual_do_usuario_wings3d_v1_4_1.pdf
Editado pela última vez por CrisDev em Sáb Fev 04, 2012 8:57 pm, em um total de 13 vezes.
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Dom Out 23, 2011 8:29 pm

O manual que começou a ser feito e não foi atualizado
(porque o Wings esteve em constante modificação nos últimos anos)
você pode baixar no link abaixo:

http://www.wings3d.com/wings3d_manual1.6.1.pdf

O que eu planejei fazer um dia está no link abaixo
(apenas a parte de Seleção começou a ser construída)

http://www.wings3d.com.br/manual.htm
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor CrisDev » Seg Out 24, 2011 10:55 am

Legal, então realmente ninguém atualizou o manual até agora. Então vou começar a atualizar.

O link do manual que você passou está com erro. Mas eu já achei no Google e upei no meu servidor, ta aí:

http://www.host-a.net/u/crisdev/wings3d ... antigo.pdf

Fazer esse manual vai ser uma ótima forma de aprender os recursos do Wings.

Fique tranquilo Fonte Boa. Agora que você está de volta ao fórum vamos começar a criar conteúdo para o site. Pode contar comigo. O Wings é um programa que além de ser útil é fácil de usar, ele não merece ficar esquecido na net, tem que ganhar destaque.

Até mais!
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Seg Out 24, 2011 5:33 pm

Talvez possa ser útil o canal que criei no youtube com tutoriais de Wings3d, se é que você ainda não conhece.

http://www.youtube.com/wings3dchannel
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor CrisDev » Ter Out 25, 2011 10:45 pm

Será muito útil. Já tinha visto, mas não sabia que era seu.

Agora que eu estou analisando o Wings nos mínimos detalhes eu percebi uma coisa: O Wings 1.4.1 não vem com nenhum Renderizador ? Por que? Nem mesmo OpenGL ? Que diabos aconteceu? :sad:

Como eu já tinha instalado no PC o YafRay ele sempre reconhecia o YafRay e renderizava normal. Agora que instalei o Wings em outro PC para ter a experiência de um usuário "novo" eu vi que não vem com nenhum renderizador.

É isso mesmo ou eu fiz alguma coisa errada? :?: :?: :?:
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Qua Out 26, 2011 6:18 pm

Agora que eu estou analisando o Wings nos mínimos detalhes eu percebi uma coisa: O Wings 1.4.1 não vem com nenhum Renderizador ? Por que? Nem mesmo OpenGL ?
Isto mesmo. O renderizador OpenGL foi removido (não lembro em que versão, mas tem um tempinho).
Recentemente, soubemos que o dgud está trabalhando em um renderizador OpenCL que esperamos possa ser acionado ao Wings3d em breve. Dê uma olhada nas telas dos testes dele neste tópico no Wings3d ODF: I'm still working with wings

Como eu já tinha instalado no PC o YafRay ele sempre reconhecia o YafRay e renderizava normal. Agora que instalei o Wings em outro PC para ter a experiência de um usuário "novo" eu vi que não vem com nenhum renderizador.
Nós sempre temos que instalar uma primeira vez. Na verdade, a opção até pode estar presente na lista (se algum dia vc os teve instalados), mas vc tem que configurar o caminho deles. Acesse o menu Edit->Plug-in Preferences e selecione o plugin desejado. Aparecerá uma caixa de diálogo onde vc deve informar o caminho do aplicativo.

Abraços

p.s. Fonte, me corrija se afirmei alguma bobagem. :grin:
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Qua Out 26, 2011 10:07 pm

Uhnn...... :cry: :cry: :cry:

Essa parte vai ficar um pouco "feia" de escrever no manual, mas... se eles não gostam do Render do OpenGL o que que eu vou fazer?... Paciência.

Muito obrigado por tirar a minha dúvida Micheus. Agora é continuar a escrever o manual e quando eu finalizar o primeiro capítulo eu coloco aqui para vocês revisarem. :wink:

:roll: Quem sabe eu não baixo o erlang SDK e começo a dar uma fuçada no código do Wings e coloco o render do OpenGL de volta só de "birra"? :grin: :grin:

Brincadeira!:grin: :grin:

------Editado---------
Terminei o primeiro capítulo (sobre instalação do Wings).

Download manual do usuário_atualizando

Agora o assunto finalmente vai ser 3D.
(Estarei sempre editando o primeiro post do tópico para facilitar o download das versões atualizadas)
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Lemos » Sex Out 28, 2011 8:46 am

[quote="Micheus"]Isto mesmo. O renderizador OpenGL foi removido (não lembro em que versão, mas tem um tempinho).
[quote]

Saudades dele... :cry: Era legal principalmente para ver modêlos usados em games...
Lemos
Sênior
Sênior

Mensagempor Micheus » Sex Out 28, 2011 11:32 am

CrisDev, você não pediu, mas vou fazer alguns comentários...

Gostaria de sugerir que vc revisasse o texto do item 1.1. Não tenho uma sugestão para dar, mas fica meio "estranho" ler repetidamente o texto "O Wings" isso ou aquilo - torna-se cansativo.
Com relação aos plugins para Render, caso o usuário instale a versão casada Wings3d+ManifoldLabs do ggaliens, passará a ter disponível a opção de instalar um renderizador compatível com o RenderMan da Pixar. Ele oferece as seguinte opções nas preferências do plugin:
- 3DLight
- Air
- Aqsis (Open Source)
- BMRT e Entropy (não o encontramos mais - Wikipedia)
- PRMan (PhotoRealistic RenderMan é RenderMan atual)
- Pixie (Open Source)
- RenderDotC

No item 1.3, acho que seria mais conveniente informar que, acessando o site para download, o usuário deve selecionar o link referente ao sistema operacional que ele possui, visto que é assim que o link se apresenta na respectiva página e este por sua vez irá sempre baixar a versão mais recente do Wings (não apenas a 1.4.1).

Tenha em mente que provavelmente este não será um manual definitivo, logo tente não vincular seu trabalho à uma versão específica do Wings. Eu acho que se voce apenas citar na introdução que voce desenvolveu o manual utilizando a versão tal, já seria suficiente.

Além do manual que o Fonte lhe passou, você pode ainda utilizar algumas referências a partir do manual "oficial": Wings 3D/User Manual (talvez vc já o tenha olhado) e também no Wings3d HandBook montado pelo colega Oort.

Continue firme! :grin:

Abraços
Micheus
Editado pela última vez por Micheus em Dom Out 30, 2011 3:48 pm, em um total de 2 vezes.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Dom Out 30, 2011 11:32 am

Lemos:
Que linguagem você ta utilizando? Eu já utilizei o Dark Basic a anos atrás, mas agora estou meio parado na programação.

Micheus:
Valeu pelas dicas Micheus. :? Realmente meu português tem muitos "pobremas", principalmente nesse dia em que eu tava meio ruim dos "zóio, zoreia, zunha e zuvido". :grin: :grin: :grin: :grin:

:grin: :grin: Brincadeira! Já acrescentei algumas das suas dicas no manual.

Quando você falou do RenderMan...eu pensei: Isso é "Tupã","proparoxítona" cara!
(traduzindo: Incrivelmente fantástico, fabuloso, magnífico)

Deixando a zoeira de lado.
Eu comecei a fazer o capítulo 2 e escrevi algumas coisas sobre faces e vértices que imagino ser o certo. Se vocês puderem dar uma conferida eu agradeço.

Aqui está o link atualizado do manual.
Download manual atualizando2
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor CrisDev » Dom Nov 06, 2011 5:15 pm

Mais uma atualização do manual aí pra vocês.

:cool: :cool: :cool:
Download manual_do_usuario_wings3d_v1_4_1_atualizando3.pdf
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor CrisDev » Ter Nov 22, 2011 6:41 pm

Mais uma atualização do manual.

Download do manual_atualizando_4

De grão em grão a galinha enche o papo! :wink:
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Dom Dez 04, 2011 11:08 am

CrisDev, mais alguns pitacos. (use se achar conveniente) :wink:

- no item "1.4 – Instalando no Windows", para ficar padrão com os demais e completinho, inicie informando que o usuário deve localizar o arquivo baixado e dar um duplo-click para executá-lo (ao lado da 1ª figura já existente, mas sem comentário); Depois, na tela para seleção do destino no menu de programas, minha sugestão seria trocar o texto
Na terceira você pode escolher em qual menu vai ficar o atalho para o programa se você não quer alterar nada basta clicar em Install.
por
Na terceira tela você pode escolher em qual menu vai ficar o atalho para o programa. Se você não quizer alterar nada, prossiga clicando em Install.

- no item "1.3 – Baixando o arquivo de instalação", eu sugeriria a substituição do texto:
O Wings 3D deve ser baixado do site oficial : http://www.wings3d.com
Entre na seção “Download” do site e escolha a versão para o seu sistema
operacional. Você também pode encontrálo
em muitos outros sites relacionados a
software 3D.
por:
O Wings 3D pode ser baixado da sessão Downloads no site oficial (http://www.wings3d.com), basta escolher a versão de acordo com seu sistema operacional (SO), porém você também pode encontrá-lo
em muitos outros sites relacionados a softwares 3D.
Para cada SO o nome do arquivo de instalação segue o seguinte padrão:
Windows: wings-<versão>.exe (ex. wings-1.4.1.exe)
Linux: wings-<versão>-linux.bzip2.run.gz (ex. wings-1.4.1-linux.bzip2.run.gz)
Mac OS: wings-<versão>-macosx.dmg (ex. wings-1.4.1-macosx.dmg)

- no item "2.3 – Faces", eu sugeriria a substituição do texto:
As faces de um objeto, não são necessariamente quadradas, no Wings elas podem ter vários vértices, porém na hora de renderizar você perceberá que para o computador não existe face com mais de três vértices ( um triângulo)."
pelo:
No wings, as faces devem quadriláteros, porém é permitodo o uso de polígonos com msid arestas (edges), entretanto isto pode trazer resultados indesejados ao renderizar seu trabalho.

- no item "2.7 – Material" eu acredito que utilizando esferas, e não caixas, o resultado seria mais perceptível;

- no item "2.8 – Textura" eu penso que o texto abaixo poderia ficar melhor explicado. A sugestão seria trocar:
Veja abaixo a diferença de um modelo com e sem textura.
por
Veja abaixo a diferença entre um modelo onde os detalhes foram construidos na malha e outro onde usou-se apenas a textura
E se voce conseguisse utilizar um bump ou height map para criar a ilusão do relevo na pilha e assim proporcionar uma melhor comparação. (é só uma idéia)

- ainda no item 2.8, talvez seja pertinente indicar que a textura está sempre associada à um material.
Também poderia ser citado os tipos que o wings aceita vincular ao material: diffuse, gloss, bump (heightmap) e bump (normalmap), porém lembrando que cada plugin de render pode permitir a configuração de outros não citados aqui, mas que são suportados por eles: Bump, Displacement, Environment, Normal, Lightmap, Parallax, Color, Specular, Transparency, ... (isso não acaba nunca) :grin:

Vou tentar capturar umas telas da instação no Mac OSX para que vc acrecente na respectiva sessão - daí ela fica completa. :wink:

Voce está indo bem.
Parabéns!

Voce vai precisar copiar o endereço inteiro na mão porque o link automático que é gerado não inclui os números finais (!267)
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor CrisDev » Dom Dez 11, 2011 10:04 am

Muito obrigado pela contribuição Micheus, já acrescentei no manual e o seu nome já está nos créditos.

Concordo com várias das suas sujestões Micheus, mas o capítulo 2 é apenas uma introdução para quem nunca viu nada de modelagem 3D, esses detalhes (que a maioria eu não conheço) serão acrescentados nas próximas seções.

Hoje finalizei a seção "2.9- Render" e acrescentei algumas imagens tiradas da internet.

Download manual_do_usuario_wings3d_v1_4_1_atualizando5.pdf

De agora em diante é que começa a parte legal. A parte de por a mão na massa! :grin: :grin: E a parte mais complexa... aprender de verdade todas as ferramentas e técnicas do Wings.

Até a próxima!
CrisDev
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Seg Dez 12, 2011 6:53 pm

CrisDev, sobre esta parte:
A principal dificuldade de todos os renderizadores é a de demorar para
produzir a imagem final, quanto mais detalhado for o seu modelo, mais tempo demorará para ser criado a imagem. E pode acreditar... com muitos detalhes no modelo o render pode demorar várias horas.

dois comentários...
1) acredito que o termo cena ficaria melhor do que modelo (mais apropriado cena, porque envolve luzes e outros compolentes complementares)
2) o tempo de render depende de uma combinação de fatores e não apenas da complexidade do objecto; se vc utilizar AA(anti-aliasing), GI(global ilumination) nas configurações do render, ou se usa materiais tranlúcidos com efeito Caustics,...
... inclusive, da capacidade de processamento/memória de sua máquina.

Para ter uma idéia, fizemos (lá no Wings3d ODF) um benchmark de renderização no Yafray, utilizando SSS (SubSurface Scatering). Definimos dois conjuntos de parâmetros:
a) 1000000 photons / 3 AA_passes / 3 AA_minisamples
b) 500000 photons / 2 AA_passes / 2 AA_minisamples
A diferença do Pentium para o i7 é gritante, mas se vc olhar apenas a mudança na parametrização, verá que na segunda opção o Pentium tem seu tempo bastante reduzido:

ImagemUploaded with ImageShack.us

* aquele -t=nº é um parâmetro para o yafaray que indica o número de threads que ele criará. Para comparação, utilizei sempre valores baseados no número de "Core"s do processador

Abraços
Editado pela última vez por Micheus em Dom Dez 18, 2011 4:25 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Próximo

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS