plugin: Heightmap Surface

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

plugin: Heightmap Surface

Mensagempor Micheus » Qua Fev 09, 2011 11:48 pm

Pessoal, estou trabalhando em um plugin para construção de malha a partir de um mapa de altura/elevação(Height map) - uma imagem (heightmap/bumpmap/normalmap) .

A principal aplicação é a criação de relevos, ou seja, terrenos, mas é possível encontrar outras aplicações facilmente.

O tópico no Wings3d ODF é este e a partir do post #20 tem link para download da versão inicial. Tem algumas images testadas e há uns 3 videos também.

É recomendado que não sejam utilizadas imagens com resolução maior que 256x256px (na verdade 65K pixesl, caso não seja quadrada). Esta informação aparece na tela após a imagem ser carregada.
Uma imagem maior que estas dimensões deve ser redimensionada em seu programa favorito antes de ser usada (por enquanto).

Dá para encontrar muitas imagens deste tipo no Google:
- Height map
- Bump map
- Elevation map

Em caso de uso, qualquer comentário é bem vindo. :wink:

Abraços
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor Micheus » Ter Mar 29, 2011 3:33 am

Tem um novo update que pode ser baixado daqui: 4Shared ou Windows Live SkyDrive
Vídeo no YouTube: Heightmap Surface III - A plugin for Wings3d

É compatível com as versões do Wings3d até a 1.4.1 (atual). Após instalado na pasta plugins, no Wings3d, sem qualquer objeto selecionado, aparecerá no topo do menu a opção "Micheus add on..." que dá acesso ao plugin.

- Imagens com dimensão maior que 384 é automaticamente reduzida para esta;
- Podem ser utilizadas imagens em escala de cinza ou colorida (onde vermelho é a maior altitude e roxo/pink é a menor);
Imagem
- Quando as dimensões são alteradas, as informações originais são apresentadas entre parênteses;
- Definição das dimensões do objeto que a imagem gerará, mantendo ou não seu aspecto;
- Há opção para realização de corte inferior e superior, baseado em percentuais;
- Por padrão apenas uma face por lado e na base são criados - uma face com n-lados, mas é possível opnar pela criação de faces laterais ou inferior ou ambas, gerando várias faces com 4 lados;
*Acompanha o arquivo de linguagens (*.lang - Inglês, Português e Alemão)
Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Micheus em Sex Mai 06, 2011 11:26 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Qua Mai 04, 2011 12:01 pm

hey Micheus parabéns pela iniciativa :grin:
vc programa em qual linguagem para este plugin?

posta ai uns trampos q vc já fez com esse plugin... as imagens estão indisponíveis

add no msn depois diogocamarao666@hotmail.com

flww
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Qua Mai 04, 2011 2:08 pm

vc programa em qual linguagem para este plugin?
diogoCamaraao, a linguagem utilizada para produzir o plugin é a mesma utilizada para o desenvolvimento do Wings3d: Erlang

Quem está acostumado a programar em linguagens como C e Pascal(Delphi) tem que se readaptar. Ela está mais para o Prolog (a Ericson desenvolveu ela baseada na sintax do Prolog)

posta ai uns trampos q vc já fez com esse plugin... as imagens estão indisponíveis
Sinto desapontá-lo, mas não fiz nadinha. :neutral:
Exceto os experimentos para o YouTube e alguns para os testes.

Com eu estou aprendendo o Erlang e já havia mexido no código referente ao recurso Image Plane e Load Image (que apresentavam problemas), achei que uma boa oportunidade de avançar um pouco mais em como as coisas funcionam dentro de Wings3d seria criando um plugin. Optei pela criação de relevo por ser algo com certa utilidade e por poder utilizar parte do conhecimento que adquiri sobre as imagens.

Eu tinha planos de avançar mais com ele, possibilitando a previsualização a cada alteração dos parâmetros - isto ajudaria muito, mas há limitações na interação das janelas de diálogo com o ambiente. Para resolver isto, seria necessário criar meu próprio módulo para criação dos diálogos com esta funcionalidade - o que no meu entender seria um retrabalho enorme sem muito proveito, já que no processo de modelagem do Wings3d ele usa exclusivamente a combinação de botões do mouse (L/M/R).

Está "na pauta" criar o relevo a partir de uma textura já aplicada à um objeto - modificar a malha, mas isto é coisa que vai demorar. Ainda estou me encontrando com o código - é muito extenso.
Eu tenho pouco tempo livre para me dedicar ao desenvolvimento, então a coisa demora mesmo. Este plugin levou uns 4 meses para chegar onde está.

Na medida do possível, vou tentar colaborar com a comunidade Wings3d. Há sempre pequenas coisas que dá para fazer. Possivelmente na próxima versão será adicionada a possibilidade de desabilitar o filtro de textura. Quem trabalha com texturas muito pequenas vinha solicitando e como eu já havia mexido nesta parte do código, me incubiram de implementá-lo:
Imagem
usando uma imagem de 16x16px, no lado esquerdo a imagem com o filtro ativado (como atualmente) e, no direito, com o filtro desativado.

p.s. por acaso vc conseguiu visualizar as imagens no post anterior ou viu apenas sapinhos (símbolo do ImagShack)?
Tô achando que tenho que trocar de provedor de imagem.
Editado pela última vez por Micheus em Sex Mai 06, 2011 11:29 am, em um total de 1 vez.
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Qui Mai 05, 2011 11:53 pm

Hey Micheus q trampo vc tá tendo heim :shock: mas tenho certeza q irá valher a pena...

sobre as imagens não tô visualizando mesmo só os sapinhos.... rsrss

flwww
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Sex Mai 06, 2011 11:31 am

sobre as imagens não tô visualizando mesmo só os sapinhos.... rsrss
Obrigado por responder. Já troquei o provedor de imagem. Só espero que elas não comecem a sumir depois de algum tempo. :grin:
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Mensagempor diogoCamarao » Sex Mai 06, 2011 4:53 pm

hehe agora ficou legal... deu pra entender melhor!
diogoCamarao
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Micheus » Seg Fev 18, 2013 11:33 am

Nova versão do plugin com suporte à pré-visualização introduzida com a versão Wings3d 1.5-pre.

Essa é a nova cara da caixa de diálogo:
Imagem

Este é um exemplo do que podemos gerar com ele até o momento:
Imagem

Tópico no forum oficial do Wings3d: Heightmap Surface [plug-in]

Download no meu Google Drive
* erts.5.8 é compatível com as versões do Wings 1.3.1 até 1.4.1
* erts.5.9 é compatível com Wings pré-release 1.5.pre1.74.* (snapshot 1)
* erts.5.10 é compatível com as versões do Wings a partir da 1.5.pre1.78.* (snapshot 2 - 32/64bits)
Imagem
Micheus
Assíduo
Assíduo

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS