Ferramenta Sweep

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Ferramenta Sweep

Mensagempor Fonte Boa » Dom Mar 23, 2008 12:14 am

Realmente incrível a nova ferramenta do Optigon, chamada Sweep:
permite que você faça uma extrução de face(s), incluindo o incremento que você quiser de escala e rotação. Com isso, fica prático e interativo fazer objetos como esses:

Imagem

As instruções e o link para download estão em: http://nendowingsmirai.yuku.com/topic/5577?page=1
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Mensagempor Morpheu » Dom Mar 23, 2008 7:43 am

incrivel esse plugin.
fiquei fan
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
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Mensagempor Fonte Boa » Dom Mar 23, 2008 12:17 pm

Tenho usado ele no modo mais interativo, da seguinte maneira:

(1) seleciono uma face (ou mais: ele funciona com mais de uma)
(2) aciono o menu de faces e clico no comando Sweep COM O BOTÃO DIREITO
(3) a ferramenta pede para definir um eixo: selecione-o e comece a usar o mouse: arrastando o mouse no sentido vertical você define a extensão da extrusão; arrastando o mouse no sentido horizontal você inclina a face extrudada de acordo com o eixo que você definiu. O resto são variáveis: arrastar o mouse com o botão direito pressionado, gira a face em torno de sua Normal; arrastar o mouse com Ctrl presssionado mais o botão direito, aumenta ou reduz o tamanho da face.
(4) Use Ctrl+D para repetir o último sweep e gerar as formas desejadas.

Depois de algum estudo, estou começando a produzir minhas primeiras espirais (mas é preciso um segundo objeto para servir de referência).

Descobri um bug ao usar o Sweep no modo Free, no momento em que você tecla [3] para travar a direção: o Wings3D acaba travando nesse momento... Já postei no ODF.

Realmente uma ferramenta muito poderosa e, afima de tudo, interativa!
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Mensagempor Joe » Dom Mar 23, 2008 2:19 pm

Show de bola!
To indo testar!
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Mensagempor Fonte Boa » Dom Mar 23, 2008 4:16 pm

O Optigon já corrigiu o bug que eu apresentei: a versão 0.0.3 está disponível para download:

http://svn.devjavu.com/optigon/sweep_extrude-0.03.zip

Depois de baixar e extrair
copie o arquivo wings_drag.beam para a pasta wings/ebin/ e
o arquivo wpc_sweep_extrude.beam para a pasta plugins/commands/
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Mensagempor Joe » Seg Mar 24, 2008 12:51 am

Não funcionou, infelizmente trava aqui com qualquer comando que eu executo. Eu tinha gravado o arquivo wings_drag.beam por cima de outro com mesmo nome na pasta indicada.
Para voltar ao normal, retirei o arquivo wings_drag.beam e coloquei de volta o antigo... Inclusive, não achei o comando Sweep.

ACABEI DE VERIFICAR!
A versão do meu Wings é mais antiga (0.98.35) e deve ser por isso que não funcionou, estou tratando de me atualizar pra testar o plugin...
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Mensagempor Fonte Boa » Seg Mar 24, 2008 10:48 am

Só funciona para a versão 0.99.02 (aliás, atualize mesmo aí, que tem muitas coisas novas, entre elas os atalhos para funções com o botão direito, o comando Deform|Shear e o Inflate Cylindrical).

O comando está no menu Face.
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Mensagempor Joe » Qua Mar 26, 2008 12:35 am

Testado e aprovado!!!
Segue um wire de um estudo que acabou resultando numa arvorezinha...
Muito rápido de gerar os galhos. No começo é meio estranho, mas depois a gente acostuma.
Imagem

Abaixo um render no Blender com folhas de particulas, tb bem básico só pra finalizar o serviço :grin: .
Imagem
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Mensagempor Fonte Boa » Qua Mar 26, 2008 8:52 am

Beleza de bansai, Joe: tá só precisando de uma pequena poda (hehehe)!

Fala verdade: é ou não é uma super ferramenta?!!!

off topic: E o release 0.99.02: não tá poderoso??? Dá uma espiada depois, dentro do menu Vertice | Deform, na ferramenta Shear!

abração, Joe
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Mensagempor Joe » Qui Mar 27, 2008 12:21 am

Valeu, Fonte.
Dei uma ajustada e coloquei folhas no lugar de pêlos... Melhorou?
Imagem

Realmente é uma ótima ferramenta!
Vou testar as novas funcionalidades tb e se der eu posto alguma coisa...
Abraço.
Joe
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Mensagempor felipinho » Qui Mar 27, 2008 10:49 pm

Como você fez esse bansai? :shock:

adorei a ferramenta!
felipinho
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Mensagempor Joe » Sex Mar 28, 2008 11:09 am

Fala, Felipinho.
O bonsai foi feito no wings, os galhos com o sweep.
Depois exportei o resultado pro Blender, adicionei particulas e renderizei.
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Mensagempor felipinho » Sex Mar 28, 2008 11:21 am

fico muito legal :D
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