Wings3D 0.99.00 A

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Wings3D 0.99.00 A

Mensagempor Fonte Boa » Dom Dez 16, 2007 7:06 am

Lançado o release Wings3D 0.99.00 pelo Bjorn. :grin:
Minha contribuição está lá no final. :mrgreen:
O link para download da versão para Wings está em
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourcefo ... .99.00.exe
A página geral para download é:
http://sourceforge.net/project/download ... irror=osdn
Vejam as notas:

--------------------------

Cá está o novo release. É baseado no Erlang/OTP R12b.

Testei a versão para Mac em um Mac OS 10.4 (PPC) em em um Mac OS 10.5 (Intel).

Testei a versão para Windows em um Windows XP (SP2), rodando em Parallels (um computador virtual) no meu iMac..

Testei a versão para Linux em um openSuse 10.3, rodando Parallels no meu iMac. Eu espero que ele consiga rodar em todos os sistemas Linux modernos.

Se houver algum problema evidente nesse release é fácil corrigir, e haverá então outro release antes do Natal.

Apreciem!
/Björn

- Implementações cosméticas: o menu de seleção tem um subtítulo com gradiente, e as barras de títulos tem um efeito comum aqua/vista. Também acrescentado os botões de História (Undo/Redo) e os ícones de Abrir/Salvar na barra de menu. [Scorpius]

- Acrescentado mais shaders (tijolos, cartoon, enviromment-mapping, gooch-tone), que podem ser alternados através de uma escolha no menu View. Requer uma placa de vídeo OpenGL 2.0. [Scorpius]

- Revistas mais primitivas, mais acuradas agora e com mais opções. [contribuição de Richard Jones (Optigon)]

- Habilidade de estabelecer restritores para as teclas pressionadas no momento. Quando uma edge é selecionada um constritor de distância é estabelecido, quando duas são selecionadas um restritor de rotação é estabelecido. [Scorpius & Optigon]

- Acrescentado um suporte para fontes ISO-8859-9. [contribuição de Ismail Keskin (Devilgreen)]

- Acrescentado um mecanismo de busca em paths relativos no momento de abrir modeles texturizados. [dgud]

- Habilidade de criar restritores do movimento de arrastas. [contribuiçãoi de Richard Jones (Optigon)]

- Pequeno acréscimo ao comando Absolute Snap com o botão direito, agora é possível restringir o movimento em x, y ou z. [Giniu]

- Mudanças no comando Absolute Scale, habilidade de lincar tamanhos (sacala uniforme), habilidade de escolher o centro da escala na cena usando RMB absolute scale, habilidade de escolher o tamanha alvo na cena usando MMB absolute sacele e opção para encaixar a seleção no alvo escolhido para ajuste automático do centro da escala. [Giniu]

- Acrescentado o exportador e renderizador PovRay [contribuição de Chris Hegarty (Avariant)]

- Acrescentado um plano de corte definido pelo usuário. Use "Set Default Axis" para mudantar interativamente a orientação do plano.

- Edges podem agora ser mostradas com Anti-Aliasing, veja preferências. [Scorpius]

- Acrescentada tradução para o russo por Paul Geraskin. [bjorn]

- Atualização maior da tradução para o português [contribuição de Luiz Fonte Boa]
Editado pela última vez por Fonte Boa em Dom Dez 16, 2007 4:03 pm, em um total de 1 vez.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Fonte Boa » Dom Dez 16, 2007 7:10 am

Não baixem ainda: está dando uma falha ao iniciar e o Wings3D não está abrindo... Parece que o Bjorn já está ciente e já está corrigindo.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Morpheu » Dom Dez 16, 2007 10:08 am

uia o povray foi acrescentado pra renderizar dentro do wings3d?
qdo estiver funcionando vou baixar.
Councilor: Comander, do you think that we have any chance of surviving?
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Councilor: Why?
Lock: Because he’s the One who believes in miracles.
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor Ghizme » Dom Dez 16, 2007 10:36 am

Será q o bug q eu apresentei e nng consegue entender foi corrigido?
N mencionou nada aki... =[
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Ghizme
Iniciante
Iniciante

Mensagempor Fonte Boa » Dom Dez 16, 2007 4:03 pm

Wings3D 0.99.00a acabou de ser lançado. Mudei o título do tópico.
Nenhuma novidade: apenas que agora já está funcionando.
Por incrível que pareça, o suporte para línguas não está funcionando:
nem para russo, nem português nem para nada.
O executável dobrou de tamanho quase para incluir uma biblioteca necessária para todar o programa.

Experimentem, testem: apontem defeitos que puderem experimentar
e dêem retorno para a próxima versão.
Rumo ao 1.0!

A página para download é:

http://sourceforge.net/project/download ... irror=osdn

Executável para Windows:
http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourcefo ... 99.00a.exe

EDIT

-Morpheu, o render para POV-Ray está implementado nesta versão.

-Ghizme, aquele "bug" eu queria abrir um tópico a respeito com você (ainda acho que pode o problema estar entre a cadeira e o teclado hehehehehe)
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Morpheu » Dom Dez 16, 2007 7:04 pm

instalei aqui o 99.00a
e qdo comecei a mexer em textura de um crash e tive que finalizar o wings.

vou dar mais algumas mexidas pra ver o que mais de erro aparece aqui.
estou no Windows Vista Home 64bits
Lock: If I were you, councilor, i wouldn’t ask me that question, i would as him(Morpheus)
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Dom Dez 16, 2007 8:18 pm

Obrigado por testar o release, Morpheu.
Esse crash com o procedimento de textura
você consegue reproduzir, fazer ocorrer novamente?

Tive um crash outro dia e esqueci de fazer o que é obrigatório fazer no momento:
copiar o conteúdo do arquivo wings_crash.dump
e informá-lo aos desenvolvedores no fórum oficial (ODF).
Já era!
Nunca mais consegui chegar aquele crash para informá-lo aos desenvolvedores do Wings3D.

Especialmente se for aquele "crash" clássico,
com a tela toda cinza
("clique para continuar, um arquivo wings_crash.dump foi gerado..." sei lá, algo assim)
peque o conteúdo do arquivo
wings_crash.dump
e informe aqui (para eu informar no ODF)
ou no fórum oficial de Wings3D (ODF)
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Morpheu » Dom Dez 16, 2007 9:18 pm

eh infelizmente o erro continua,
agora nao eh soh qdo vou mexer na textura, mas tb qdo mexo em luz...
e nao consigo achar o wings_crash.dump aqui, dei localizar e tudo mais,
nao deve estar gerando pq eu nao encontrei.

vou tentar atualizar os renderizadores pq agora me toquei que nao informei onde eles estao

pra nao ficar criando um monte de post atualizacao abaixo:

Atualizei os plugins colocando os no lugar certo, mas nao adiantou, nao abre nem pra configurar luz nem material.
no kerkythea o render saiu normal, funcinou, opengl tambem,

mas yafray mesmo configurado nao funcionou, nem abre a janela que configuro AA, e coisas do genero, povray como nao tenho instalado na maquina da uma mensagem que nao foi encontrado, isso eh normal

continuo procurando o wings_crash.dump
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor Fonte Boa » Dom Dez 16, 2007 9:50 pm

Morpheu,
o arquivo wings_crash.dump é sempre encontrado num path padrão:
C:\Arquivos de programas\wings3d_0.99.00a\

Por favor, me dê uma informação:
você consegue ir em Edit | Preferences / User Interface | Language
alterar para qualquer outra língua e aplicar isso?
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Morpheu » Dom Dez 16, 2007 9:52 pm

nao fonte, nao consigo trocar nao...
eu consigo selecionar, mas qdo dou Ok permanece na mesma que estava, e no console aparece isso aqui:

Erlang (BEAM) emulator version 5.6 [async-threads:0]

Eshell V5.6 (abort with ^G)
Reading preferences from: c:/Users/braganca/AppData/Roaming/Wings3D/Preferences.txt
1> Trying OpenGL modes
[{buffer_size,32},
{depth_size,32},
{stencil_size,8},
{accum_size,16}]
Actual: RGBA: 8 8 8 0 Depth: 32 Stencil: 8 Accum: 16 16 16 0
c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/ebin/wings_pt.lang, line 2913: premature end
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/primitives/wpc_plane_pt.lang
encoding: utf8 or plain US-ASCII
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/primitives/wpc_image_pt.lang
encoding: probably latin1
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/jpeg/wp8_jpeg_image_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_wrl_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_rwx_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_opengl_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_obj_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_hlines_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_ai_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/import_export/wpc_3ds_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_weld_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_untriangulate_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_tweak_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_turnedge_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_shift_pt.lang
encoding: utf8 or plain US-ASCII
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_region_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_intersect_vertex_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_intersect_edge_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_connect_tool_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_bend_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_absolute_scale_pt.lang
Loading c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/commands/wpc_absolute_move_pt.lang
c:/PROGRA~1/WINGS3~1.00A/lib/wings-0.99.00a/plugins/autouv/autouv_pt.lang, line 394: premature end
Morpheu
Sênior
Sênior

Mensagempor mcunha98 » Dom Dez 16, 2007 10:05 pm

Imagem[/url]
mcunha98
Master
Master

Mensagempor Fonte Boa » Seg Dez 17, 2007 1:48 pm

Obrigado pelo retorno, Morpheu!
O Bjorn já encontrou a razão do problema: repare a mensagem que você copiou do console. Está vendo que o primeiro e último evento tem um "premature end"? Pois é: os arquivos wings_pt.lang e autouv_pt.lang vieram faltando uma linha (nem o Bjorn consegue entender porque isso aconteceu). Será corrigido no próximo release (acho que ainda antes do Natal). Se você quiser corrigir na mão para dar uma conferida na ampliação que fiz da tradução para o português (todos os comando AutoUV, plugins do tipo Bend, Connect, Tweak, Intersect foram traduzidos), basta abrir cada um dos dois arquivos num editor de texto qualquer, ir para a última linha, dar um Enter para gerar uma linha nova e acrescentar o seguinte:
]}.
Só isso. Repetindo: "fecha colchetes", "fecha chaves", "ponto".
Depois salve de novo e restarte o Wings3D e mude para português.
É essa linha que ficou faltando: dá para você??!!!

De qualquer maneira, vi que tinha vários strings ainda não traduzidos no arquivo wings_pt.lang, que é o maior de todos, e terminei a tradução inteira. Então, no próximo release, se tudo ocorrer bem (já mandei os arquivos para o GinMajster), a tradução para o português terá mais um update.

Mcunha98, com certeza ia ser ótimo poder criar esses atalhos que você sugere. Mas isso parece que só seria possível com a famosa "reescrita geral do Wings3D", ou seja, num futuro distante... :neutral:

EDIT:
Tentem achar bugs. Isso é importantíssimo para a consistência dos próximos releases. Outro cara já encontrou mais um: se você mapear um objeto, importar uma imagem, for na Outliner e arrastar e soltar essa imagem sobre o material como Normal Map o Wings congela e tem que ser fechado na marra. Não dá nem mensagem de erro.

Se acharem, apontem por aqui para a gente ajudar os desenvolvedores.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor mcunha98 » Seg Dez 17, 2007 7:23 pm

Nao sei se eh bem um bug, mas quando eu vou mover edges em Y sempre da um salto beeeeeeeeeeeeeeeeeeem doido, coisa que no wings atual nao acontece, dai tenho que mais perder tempo "voltando" do que "indo" na direcao desejada. :neutral:
mcunha98
Master
Master

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS