Pedido: pluggin para alterar o eixo de rotação.

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Pedido: pluggin para alterar o eixo de rotação.

Mensagempor Lemos » Seg Abr 02, 2007 9:35 am

Amigo Fonte, seria complicado fazer esse pedido, um pluggin que permitisse a mudança do eixo de rotação de algum objeto feito no wings? É que eu imagino que esse seria o primeiro passo para qualquer ferramenta de animação que se possa desenvolver. Por exemplo, estou trabalhando numa peça para uma amigo e por razões de trabalho dele não posso falar o que é, mas é uma peça mecânica com articulações. Eu modelei no wings e mandei pro blender. Lá, além da aplicação de materiais, tudo o que fiz foi alterar o eixo de rotação das peças (para q caísse nas articulações) e criei parentescos entre as peças, de modo que quando arrasto a base, todo o conjunto acompanha e quando rotaciono algo, ele gira no lugar q eu quero e ainda arrasta os "filhos" na hierarquia.
No caso do wings ter algo assim, o próximo passo seria a criação de uma ferramenta que possibilitasse a criação da hierarquia. Com essas duas ferramentas básicas, animações de robôs e artrópodes, por exemplo, seriam possíveis, ainda que o wings não pudesse memorizar seqüências.
A idéia de fazer um pluggin de animação jé com bones (que são uma etapa mais avançada) sem existira antes esses dois recursos, deve ficar muito mais complexa (quisera eu entender um pouco de programação :cry: )...
Mas o uso da ferramenta ainda iria facilitar muito a construção de peças mecânicas. Um braço robô de montagem de automóveis poderia ser feito e pra demonstrar suas funcionalidades, bastaria rotacionar suas partes (no eixo que NÓS queremos) e renderizar, depois alterar sua posição, sem ter que rotacionar e depois ainda ter que mover para o lugar certo, etc...
Se puder, pense no assunto.
Abração. :mrgreen:
Avatar do usuário
Lemos
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 715
Registrado em: Ter Set 13, 2005 1:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor Fonte Boa » Seg Abr 02, 2007 11:26 am

O que vocêgostaria é que cada objeto no Wings tivesse o seu próprio eixo de rotação, é isso? Atualmente isso já é possível, mas você tem que apontar manualmente em cada objeto onde está o eixo de rotação... Você gostaria é que esse eixo, uma vez apontado (como no Blender), já ficasse "localmente" definido para aquela peça (sem precisar apontá-lo de novo)? É isso? :neutral:
Fonte Boa
Avatar do usuário
Fonte Boa
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2226
Registrado em: Seg Mai 31, 2004 11:58 pm

Mensagempor Lemos » Seg Abr 02, 2007 12:41 pm

Fonte Boa escreveu:O que vocêgostaria é que cada objeto no Wings tivesse o seu próprio eixo de rotação, é isso? Atualmente isso já é possível, mas você tem que apontar manualmente em cada objeto onde está o eixo de rotação... Você gostaria é que esse eixo, uma vez apontado (como no Blender), já ficasse "localmente" definido para aquela peça (sem precisar apontá-lo de novo)? É isso? :neutral:


Isso mesmo! Eu não sabia que o eixo pode ser atualmente modificado, se você puder me explicar eu gostaria de saber como, mas a idéia é que ficasse fixo no ponto que quiséssemos. A primeira animação 3D que fiz foi de um urso de pelúcia cujas partes eram soltas, modelado no Autocad e animado no 3Dmax R2 tosco aqui da firma (nunca mais faço uma coisa daquelas no autocad! :? ). Eu ainda estava descobrindo as ferramentas. A formiga também foi feita assim, eixos deslocados e uma hierarquia entre as partes.
Você até me explicou que aquela versão do max era tão tosca que os bones eram inúteis, não tem o modificador skinn, essas coisas. Mas a animação foi possível devido à possibilidade de simplemente deslocar o eixo de rotação (chamado de ponto Pivôt) das partes móveis.
Acho que é a evolução natural do programa. Partir do zero para uma versão com bones e modificador skinn, como estava sendo feito no pluggin de animação mostrado outrora pode ser um salto muito grande sem o apoio necessário, daí a idéia da incorporação dessas ferramentas mais básicas. Em seguida viria a possibilidade da hierarquia e aí sim o recurso de criar as keys e gravar os frames.
Abração. :mrgreen:


[b]PS.: ACABEI DE DESCOBRIR COMO ALTERAR A POSIÇÃO DO EIXO NO WINGS, MAS REALMENTE ELA NÃO FICA FIXA! :? [/b]
Avatar do usuário
Lemos
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 715
Registrado em: Ter Set 13, 2005 1:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor azizvc » Sex Abr 06, 2007 11:48 am

ow eu tbm quero saber como fazer pra modificar o eixo de rotação para outros objetos

quando eu to modelando algum objeto extenso a camera sempre se foca no centro dele e pra mexer com outros objetos que estão longe do centro fica dificil!

EDIT: ahh ja achei!!
azizvc
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 11:21 am

Mensagempor Lemos » Dom Abr 08, 2007 2:15 pm

azizvc escreveu:ow eu tbm quero saber como fazer pra modificar o eixo de rotação para outros objetos

quando eu to modelando algum objeto extenso a camera sempre se foca no centro dele e pra mexer com outros objetos que estão longe do centro fica dificil!

EDIT: ahh ja achei!!


Como não sei se vc achou a solução para a mudança de eixo ou para o enquadramento, pelo menos para o segundo fica a dica: Selecione o objeto que quer enquadrar e use shift+A e a câmera o enquadrará. Isso vale inclusive para faces ou vértices do mesmo.
Abração :mrgreen:
Avatar do usuário
Lemos
Sênior
Sênior
 
Mensagens: 715
Registrado em: Ter Set 13, 2005 1:23 pm
Localização: Rio de Janeiro


Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron