Plugin Equidistant (release #3)

Notícias sobre o desenvolvimento do Wings, plugins, Erlang e indicação de bugs

Plugin Equidistant (release #3)

Mensagempor Fonte Boa » Qui Fev 22, 2007 1:55 pm

Tomei coragem com meu inglês "dá prô gasto" e pedi um plugin para o ggaliens: o objetivo é, a partir da seleção de um edge loop ou um edge ring, tornar igual o comprimento de todas as edges da seleção, com a menor deformação possível.

Para minha satisfação (apesar dos tropeços inevitáveis no inglês), não só o ggaliens topou pensar no assunto quanto o Puzzled Paul entrou de sola no tema para ajudar a pensar como seria o plugin. Também participa um usuário de Blender que lembrou que parece já existir um script Python que cumpre essa função. :grin:

Vamos ver como tudo evolui! Ah se eu soubesse programar também...

Conto com todos para ajudar a pensar o assunto também. O tópico no ODF é:

http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... =280.topic
Editado pela última vez por Fonte Boa em Sex Mar 16, 2007 10:21 am, em um total de 2 vezes.
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Joe » Qui Fev 22, 2007 3:02 pm

Fonte,
Vc pode descrever algumas situações em que esse comando poderia ser usado, pra gente clarear mais as idéias?
Joe
Master
Master

Mensagempor Neon » Qui Fev 22, 2007 4:22 pm

Fonte, eu vi seu post no fórum oficial, meu inglês não existe, mas pelas imagens que vc postou lá, sua idéia seria sobre por exemplo, quando a gente faz os loops da pálpebra, eles ficam bem desiguais e tem que arrumar os vértices manualmente, eu uso o abençoado Move com o botão direito e mexo o vértice pela edge que eu quero a direção. Se for sobre isso que vc está falando é uma grande idéia. E uma pergunta sobre os scripts Python...esse script pode ser usado no Wings 3D? Qualquer um deles? :shock:

Sua idéia agitou o fórum oficial, legal quanto mais agito lá, mais desenvolvimento e novidades pro W3D :drunken:
Neon
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Sex Fev 23, 2007 8:29 am

Neon, os scripts python não funcionam com o Wings: acho que foram feitos para Blender. Citei para o GGalien pegar a lógica da programação como exemplo.

Joe e Neon, a idéia é simples:
selecione um edge loop (completo ou parcial) ou um edge ring (completo ou parcial), aplique o comando e ele vai fazer com todas as edges do loop ou ring fiquem com o mesmo comprimento, alterando pouco ou nada o formato da seleção e mantendo as edges com a mesma orientação.
Isso é IMPOSSÍVEL de ser feito atualmente no Wings, não há mesmo como.
As utilidades disso para modelagem não-orgânica são infinitas e mesmo para modelagem orgânica é muito útil para a organização da malha.
Com um comando desse é possível, por exemplo, aliar uma ferramenta como o extrude a partir de uma região desorganizada (com edges de comprimentos variáveis), que é um comando bem intuitivo, e tornar a forma resultante bastante lógica e organizada espacial e matematicamente.

Como costuma-se dizer, é uma ferramenta que ainda não foi inventada no Wings mas, tornando-se realidade, será muito difícil imaginar como passamos tanto tempo sem ela. :!:
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Juan » Seg Fev 26, 2007 1:40 am

Gostei bastante da idéia, não sou muito de modelagem orgânica mas ainda assim parece muito útil! E criativa ehhehehe
^^
Apoio você :P
Juan
Veterano
Veterano

Mensagempor Fonte Boa » Sex Mar 02, 2007 7:47 am

Um vídeo em que o ggaliens mostra uma primeira versão da função Equidistant, mas funcionando com o plugin Shape Extrude. A idéia é separar as duas coisas assim que suficientemente desenvolvido o algoritmo do Equidistant.

http://www.manifoldlab.com/video_tutori ... dist2.html
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Fonte Boa » Sex Mar 02, 2007 8:31 pm

Conferi e está funcionando bem melhor o plugin (apesar do caminho ainda longo para chegar nele): agora vários parâmetros da caixa de diálogo já estão funcionando.

E o algoritmo Equidistant está realmente sendo aplicado quando a extrusão é gerada: é só medir as edges do contorno e concluir por si próprio.

Vale a pena testar: lembrando que, quando for instalar, NÃO SOBRESCREVA o diretório Manifoldlab (dentro do diretório de plugins do Wings): apague primeiramente o diretório Manifoldlab e depois descompacte o novo diretório Manifoldlab.

A nova versão do plugin Shape Extruder está disponível em:

http://www.manifoldlab.com/wings_manifo ... -03-02.zip
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Fonte Boa » Sex Mar 16, 2007 10:21 am

A construção do plugin está a 100 por hora!!
Incrível a preguiça (se é que é preguiça) do pessoal em experimentar uma ferramenta nova... :roll:

Mas está MUITO MAIS funcional agora, todos os 4 novos comandos (Equidistant on Open Path e Equidistant on Closed Path, especialmente) podem ser atalhados (na minha opinião o comando Inflate está praticamente morto) e agora o plugin está trabalhando a partir das edges (e não mais de vértices, como antes, o que facilitou muito a vida). Os bugs vão sendo apontados e o ggaliens está sempre atento para corrigi-los. Vou fazer depois uns videos mostrando o plugin em ação na modelagem.

O novo release (terceiro já) pode ser baixado em:
http://www.manifoldlab.com/wings_manifo ... -03-13.zip

As instruções de instalação eu já dei no post anterior.

E quem desejar acompanhar a construção, consulte o link abaixo no ODF: fico realmente admirado da turma não experimentar a coisa. :shock:

http://p212.ezboard.com/fnendowingsmira ... =280.topic
Fonte Boa
Fonte Boa
Administrador
Administrador

Mensagempor Joe » Sex Mar 16, 2007 4:00 pm

Olá, Fonte.
Acredito que não seja preguiça e nem má vontade do pessoal.
Acho que o problema é o desconhecimento da ferramenta e suas aplicações... Eu, pessoalmente, só tomo conhecimento dessas funções, através de seus posts...
Joe
Master
Master

Mensagempor Joe » Sex Mar 16, 2007 4:24 pm

Fonte!
Pude dar uma lida e verificar que sua participação lá no desenvolvimento está sendo muito importante!
Muitas vezes não precisa saber de programação, tem que ter criatividade e saber de novas necessidades e ferramentas...
Joe
Master
Master

Voltar para DESENVOLVIMENTO DO WINGS